Programa Educação Empreendedora na UNIPAMPA | Só mais um site Sites da Unipampa

Oficina de Criatividade e Inovação do Núcleo de Empreendedorismo de São Borja

O Núcleo de Empreendedorismo de São Borja realizou no dia 17 de novembro a Oficina de Criatividade e Inovação para Empreender: da reflexão, à ação de empreender no Pampa com a consultora e docente Sônia Zardenunes. A oficina ocorreu às 14h no SENAC de São Borja.

A oficineira Sônia Zardenunes mostrou suas experiências nas áreas de inovação, design thinking, digital media e trends search. Na sua oficina, os estudantes foram desafiados a criar um negócio sustentável e colaborativo para a cidade de São Borja.

A seguir os cinco grupos participantes da oficina:

Painel de empreendedores universitário Unipampa, campus São Borja

Estudantes universitários podem empreender dentro da sua universidade, ter uma renda extra, mais experiência no mercado de trabalho, contato com clientes e outros empreendedores. O painel de Empreendedores Universitários apresentou cinco estudantes da Unipampa, campus São Borja, que criaram seus negócios na universidade.

O Núcleo de Empreendedorismo convidou para o painel os estudantes Ewerton Ferreira (Ewer Bottons), Amanda Galina (Teu Macramê), Lucas Portilho (Portilhos), William Jhonathan e João Henrique (Conexus), Pedro Frizzo e Vagner Ferreira (BROSS). O terceiro evento realizado pelo Núcleo de Empreendedorismo de São Borja teve como principal tema a troca de experiências entre os painelistas e o público de estudantes universitários.

O incentivo ao empreendedorismo na universidade pode ajudar os estudantes que querem criar um negócio. Foram apresentados casos que mostram outros caminhos para a prática do empreendedorismo na universidade como o da estudante de Publicidade e Propaganda, Amanda Galina, que através de seu artesanato de macramé viu uma oportunidade de negócio; ou o estudante Lucas Portilho que depois de ter experiência no mercado de trabalho resolveu empreender com seus desenhos; e o negócio de Vagner Ferreira e Pedro Frizzo que enxergaram no público skatista um mercado a ser explorado.

Como afirmou a estudante de Publicidade e Propaganda, Lúcia Beatriz, que o painel deu uma nova visão de empreendedorismo. “Gostei bastante do painel, fiquei bem inspirada e já estou pensando em fazer meu plano de negócio e investir no próximo ano”.

Os estudantes relataram suas experiências com o negócio, desde seu surgimento até o momento de sua comercialização. “É bom ter esse espaço para compartilhar experiências, aprender com os demais”, foi o que relatou Ewerton Ferreira, estudante de Ciências Humanas, que tem seu negócio de bottons e chaveiros Ewer Bottons. Ewerton criou seu negócio a partir da necessidade de geração de renda para se manter na universidade. “Foi bom participar do painel pois aprendi sobre o Núcleo de Empreendedorismo e networking. Esses eventos são um crescimento coletivo que pode contribuir para o  seu negócio”.

A criação de uma rede de contatos, parcerias e networking foram assuntos apresentados pelos estudantes William Johnathan e João Henrique que juntos criaram a agência Conexus. Trabalhando na área de Publicidade e Propaganda os estudantes contaram as dificuldades e aprendizados que tiveram durante os trabalhos. “Se a pessoa não tem esse interesse, não tem essa visão, ela não vai ter retorno. Eventos assim tem importância para as pessoas saberem que podem investir”, conta João Henrique.

O Núcleo de Empreendedorismo de São Borja promove eventos sobre inovação, criatividade e a prática do empreender na universidade. Coordenado pelo professor João Antônio Gomes Pereira, o núcleo segue suas atividades buscando interação entre os estudantes e o ensino de empreendedorismo. “Notamos que os aluno têm se interessado mais, as pessoas que vieram nos outros eventos também participaram deste, dá para perceber certa frequência”, relata o professor.

 

2ª Edição do Café com Inovação

A segunda edição do Café com Inovação aconteceu dia 5 de outubro e se você ainda não conhece esse espaço, fique ligado! O Café com Inovação acontece na Unipampa, campus Alegrete, e é o lugar ideal para você tomar um café e fazer o seu negócio acontecer.

Em sua segunda edição, o evento enfatizou o empreendedorismo na área das linhas férreas, discutindo suas oportunidades e possibilidades de mercado em Alegrete e região. A apresentação dos temas foi com os estudantes Tuani Bernardi e Dionathan Scheid, bolsistas do Núcleo de Empreendedorismo de Alegrete. O administrador do PampaTec Émerson Rizzatti palestrou sobre os modelos de negócios que envolvem as linhas férreas. “Foi debatido a utilização da linha férrea que passa por dentro da cidade de Alegrete com fins de transporte de pessoas ou de se tornar uma área útil evitando a degradação da estrutura e tornando ela uma utilidade para o bem público”, explica o coordenador do NE, Alessandro Girardi.

Estudantes Tuani e Dionathan palestram na segunda edição do Café com Inovação | Foto: Peterson Rodrigues

Acadêmicos de Engenharia Civil e Engenharia Elétrica e de outros cursos, empreendedores, empresários e startups participaram do Café com Inovação. Após as apresentações, os participantes discutiram sobre o tema e trocaram ideias. Para o estudante de engenharia mecânica, Daniel Brandolt, o evento proporcionou novas ideias. “Eu como aluno achei muito prazeroso, trouxe uma oportunidade de desenvolver um negócio dentro da cidade, dentro da faculdade, além de estimular o estudante a ter ideias novas.”

Equipe organizadora do evento | Foto: Peterson Rodrigues

 

Núcleo de Empreendedorismo participa do II Seminário de Saberes e Experiências em região de Fronteira

Nos dias 17 e 18 aconteceu na Unipampa, campus São Borja, o II Seminário de Saberes e Experiências em região de Fronteira, realizado pelo curso de Serviço Social da Unipampa. O evento foi aberto a comunidade externa e foi organizado pelas professoras Jaqueline Carvalho Quadrado e Loiva de Oliveira Machado, os bolsistas do programa Educon, do programa Mulheres Sem Fronteiras e o Curso de Especialização em Políticas e Intervenção em violência intrafamiliar.

A segunda edição do seminário ocorreu junto com o I Seminário Violência Doméstica e Intrafamiliar e teve enfoque nas questões ambientais, na violência doméstica e intrafamiliar, as políticas de saúde, questões de gênero e étnico-raciais. A estudante Fernanda Weirich, bolsista do programa Educon, destacou a importância do seminário para a Unipampa e São Borja. “É muito importante que esse tipo de tema seja abordado, a nossa intenção como projeto é divulgar o nosso tema, educação ambiental e toda a temática que envolve isso para que tenha mudanças não só o campus, mas na cidade também”.

Na terça-feira à tarde, o professor e coordenador no Núcleo de Empreendedorismo de São Borja, João Antônio Gomes Pereira palestrou sobre o conceito, história e perfil do empreendedorismo e debateu a relação empreendedorismo e serviço social. A professora Loiva de Oliveira Machado, que integra a equipe organizadora do seminário e apoiadora do núcleo, destacou a importância do empreendedorismo na área de Serviço Social. “Nós de serviço social temos a questão da assessoria e da consultoria que nada mais é que uma ação empreendedora, temos acompanhamento de projetos que nos demandam criatividade, planejamento em vista da mudança e tudo é um caráter inovador e empreendedor da ação, mas este processo não deve estar desvinculado do trabalho e os desafios da realidade atual”.

Professor coordenador do Núcleo de Empreendedorismo de São Borja, João Antônio Gomes Pereira, participa do II Seminário de Saberes e Experiências em região de Fronteira | Foto: Larissa Burchard

Empreendedorismo na Universidade no campus Itaqui

No dia 28 de agosto o Núcleo de Empreendedorismo de Itaqui realizou a palestra “Empreendendo na Universidade” com o gestor de projetos do Sebrae, Edson Linhares. O evento teve como conteúdo as iniciativas empreendedoras na universidade, como é possível empreender durante a formação e a estrutura empreendedora na Unipampa, abordando assuntos como a criação de empresas juniores, incubadoras e centros tecnológicos.

Segundo o palestrante, a melhor maneira de se incentivar empreendedorismo na universidade é a prática nas empresas juniores, nas atividades sobre o tema e na busca por soluções de problemas. “Cada vez mais a Universidade está sentindo a necessidade de discutir e trazer à tona entre os alunos o tema “empreendedorismo”. Pois identificar o perfil empreendedor de cada aluno, trabalhar as principais características empreendedoras é o primeiro passo para que o aluno se identifique e perceba seu potencial “, destaca Edson.

Com o apoio da comunidade acadêmica, o Núcleo de Empreendedorismo de Itaqui tem aos poucos despertado o interesse dos estudantes para o empreendedorismo. Apesar da dificuldade em encontrar espaços físicos para trabalhar e realizar os eventos, o professor e coordenador do Núcleo, Isaac Ramos, enfatiza o incentivo aos estudantes para participar das atividades. “Tenho fortes motivos para pensar que os ainda poucos que se envolvem no projeto incorporarão a atitude empreendedora nas suas atividades profissionais”.

No evento discutiu-se o empreendedorismo na universidade como um espaço de inovação e de práticas para o mercado de trabalho. O gestor Edson Linhares reconhece a universidade como um “laboratório do saber”, onde o aluno pode praticar suas habilidade, transformar sua ideia em negócio e assim conquistar seu espaço no mercado. “Hoje os profissionais ousam mais, pois há um suporte por parte das Instituições e uma necessidade por parte dos consumidores, isso faz com que os novos profissionais se ensaiem de maneira mais leve e estruturada”.

O Núcleo de Empreendedorismo de Itaqui está a disposição para auxiliar estudantes interessados em empreendedorismo. Parte do Programa Educação Empreendedora, o núcleo promove atividades para incentivar o ensino de empreendedorismo na Unipampa.

A Palestra com o gestor do Sebrae, Edson Linhares | Foto: Márcia Camargo

Fique ligado nas atividades do Núcleo do seu campus!

 

São Borja realiza palestra sobre potencial empreendedor da cidade

Pensou em empreender em São Borja, mas não sabe o quê? Já imaginou qual é o potencial empreendedor da sua cidade? Apesar da principal matriz econômica de São Borja ser o agronegócio, a cidade possui muitos potenciais empreendedores. Esse foi o assunto da palestra “Empreendedorismo São Borja” realizada nesta última terça-feira (29), no auditório da Unipampa, com o presidente da ACISB, Wolmi de Oliveira.

O presidente da Associação do Comércio e Indústria de São Borja, apresentou os pontos fortes da cidade na área de empreendedorismo. Com apresentação de casos, situações e exemplos de empreendimentos na cidade, Wolmi destacou o potencial empreendedor nas áreas de turismo com a Rota das Missões, e na produção de arroz que conta com um potencial na usina de biomassa. Com grande participação do público, a necessidade de uma Plataforma Logística na cidade também foi debate na palestra, a área seria destinada a transportes, indústrias e distribuidores que visam o desenvolvimento da região.

Voltado para estudante, técnicos e professores da Unipampa, a palestra também tratou do impulso para o empreendedorismo através do jovens. “No futuro de São Borja eu vejo crescimento, e os jovens fazem parte desse futuro porque eles buscam novas oportunidades, novas tecnologias. Só vamos conseguir crescimento juntando a experiências dos mais velhos com o vigor desses jovens”, afirma Wolmi.

Para a estudante de Publicidade e Propaganda, Carla Ernesto, a palestra trouxe uma outra visão sobre os procedimentos que envolvem o empreendedorismo e sobre o mercado são-borjense. “Ter esse espírito empreendedor para nós que estudamos e buscamos é bom para uma compreensão ampla do mercado aqui na região de São Borja”. A ação foi realizada pelo Núcleo de Empreendedorismo de São Borja coordenado pelo professor João Antônio Gomes Pereira.

Estudantes da Unipampa participaram da palestra | Foto: Hallana Vitória

Engenharia Elétrica e Inovação com a 1º Feira de Protótipos Eletrônicos

Empreendedorismo também envolve o desenvolvimento de produtos na área de engenharia elétrica, como aconteceu na 1ª Feira de Protótipos Eletrônicos na UNIPAMPA – Campus Alegrete. A feira faz parte do projeto “Abordagem empreendedora no desenvolvimento de projetos elétricos e eletrônicos” do curso de Engenharia Elétrica, coordenado pelo professor Vitor Bender, na disciplina de Eletrônica Aplicada e instrumentação, com o apoio do Núcleo de Empreendedorismo de Alegrete.

O evento aconteceu na última quarta-feira (5) e teve mostra de protótipos desenvolvidos por oito grupos de estudantes da disciplina, um total de 26 participantes. Os trabalhos apresentaram soluções para problemas da comunidade como alimentação de animais, automação de residências e energias renováveis, além de trazer inovação para a área de eletrônica e elétrica na universidade. O estudante de Engenharia Elétrica, Vinicius Nicola, participante da feira, relata que o desafio superou suas expectativas. “Logo que lançado o desafio da feira fiquei muito empolgado e nos preparamos ao máximo para que tudo saísse da melhor forma possível. Com certeza alcançou seus objetivos, foi um sucesso!”.

Após a mostra dos protótipos aconteceu a palestra “Empreendedorismo com produto: papel do Pampatec na Universidade” com o coordenador do Pampatec Émerson Rizzati. A palestra discutiu o empreendedorismo como oportunidade no mercado e como tornar protótipos em negócio. A  1ª Feira de Protótipos Eletrônicos traz uma nova visão sobre o mercado de trabalho como conta o estudante de Engenharia Elétrica Jean Portella. “Com o decorrer dos projetos fiquei cada vez mais empolgado para as apresentações. Acredito que eventos assim agregam um conhecimento a mais sobre o mercado de trabalho e aproximam ainda mais os acadêmicos do mundo fora da universidade”.

Compareceram na feira interessados em empreendedorismo na área de engenharia elétrica e eletrônica, principalmente acadêmicos da UNIPAMPA – Campus Alegrete. Um dos organizadores do evento e professor na área de Eletrônica e Processamento de Energia Elétrica, Vitor Bender, fala que o ensino de empreendedorismo nos estudantes de graduação oportuniza a criação de solução de problemas da própria comunidade e que futuramente esses estudantes podem ajudar na geração de emprego e renda. “Os alunos puderam colocar em prática seus conhecimentos e vencer desafios quanto à identificação de oportunidades no mercado, avaliação de ideias, formulação de problemas, concepção de soluções. Além disso, serviu como um precursor para o estudo mais aprofundado de modelos, planos de negócios e possíveis oportunidades para a região do Pampa”.

Participantes da 1ª Feira de Protótipos Eletrônicos de Alegrete | Foto: Cristian Bittencourt

Palestra “O que é Empreendedorismo?” em São Borja

O que é empreendedorismo? O que é empreender? Como ser um empreendedor? Essas foram algumas das questões discutidas na palestra “O que é Empreendedorismo?” realizada na última segunda-feira (26) pelo Núcleo de Empreendedorismo de São Borja da UNIPAMPA. Com a apresentação do professor coordenador do Núcleo de Empreendedorismo João Antônio Gomes Pereira, e da técnica em atendimento do SEBRAE São Borja Ângela Garcia, a palestra buscou trazer conhecimento sobre empreendedorismo no Brasil e na universidade.

Ângela Garcia, técnica em atendimento do SEBRAE de São Borja | Foto: Hallana Vitória

O evento também apresentou o Núcleo de Empreendedorismo e o Programa Educação Empreendedora da Unipampa em parceria com o SEBRAE. O Núcleo de Empreendedorismo de São Borja é composto por professores e estudantes da UNIPAMPA e visa impulsionar o ensino do empreendedorismo entre os universitários. “Espero que através do programa a realidade futura dos estudantes transborde para além das possibilidades existentes e assim construa oportunidades. Estou feliz com o núcleo estar funcionando na cidade, pois é uma possibilidade de modificá-la”, conta a bolsista do Núcleo Tanara Cargnelutti.

A palestrante Ângela Garcia debateu sobre as atividades do SEBRAE em São Borja, sobre as ações empreendedoras no Brasil e promoveu um bate-papo com os estudantes sobre o que significa empreender. A técnica destaca a importância da aproximação do tema entre os estudantes para desperta-los para a área. “É uma oportunidade de conversar com esse público que que está se preparando para o mercado de trabalho, cheio de ideias, é uma oportunidade de se capacitar”.

Professor coordenador do Núcleo de Empreendedorismo de São Borja João Antônio Gomes Pereira | Foto: Larissa Burchard

O Núcleo de Empreendedorismo auxilia estudantes que planejam ter seu próprio negócio, além de propor atividades que estimulem a criatividade e inovação ao empreender. A estudante de Publicidade e Propaganda, Lara Cezar percebeu na palestra uma oportunidade de começar a desenvolver o seu negócio. “O Núcleo de Empreendedorismo com suas atividades está nos auxiliando, porque estamos saindo da universidade com uma ideia de empreendimento”. O empreendedorismo na área de comunicação também interessou a Walas Marianno, estudante de Relações Públicas, que acredita que o mercado de trabalho procura inovação. “Para empreender é preciso estar atento a tudo, o mercado não busca mais um jornalista ou um publicitário em si, ele está mais exigente e há espaço para o empreendedorismo”.

Fique atento as próximas atividades do Núcleo de Empreendedorismo de São Borja. Para agendar sua consultoria no Núcleo entre em contato pelo email: educaempreendedoraunipampasb@gmail.com

 

Participe da última etapa do PampaConecta

Impulsionar a cultura empreendedora, transformar a realidade e a economia da região com ideias criativas esse é o tema da 1ª Edição do PampaConecta – Conectando Soluções Inovadoras que se encerra nessa quarta-feira dia 21 de junho.

Na última etapa do evento, os cinco grupos participantes apresentam soluções para os problemas empresariais como gerenciamento de organização, sustentabilidade (destinação de lixo e instalações de painéis solares) e desenvolvimentos de espaços online. “São problemas reais vividos pelas empresas diariamente e estas empresas já foram parceiras de outros eventos, empresas que já procuram o PampaTec em outras ocasiões”, explica Thiago Gomes coordenador da Incubadora Tecnológica do PampaTec.

Mas o PampaConecta não apenas auxilia empresas nas soluções dos seus problemas como também estimula o pensamento empreendedor de seus participantes. Estudantes, empresários e toda a comunidade assistiram a palestras sobre Inovação e Empreendedorismo com o sócio administrador do grupo BDC e Tatiana Cartagena sócia proprietária da EMDIME. Por reunir empresários da região o PampaConecta também oferece aprimoramento aos seus negócios.

Para o bolsista do Núcleo de Empreendedorismo de Alegrete e estudante de Engenharia de Software, Peterson Rodrigues eventos como o PampaConecta aproximam futuros empreendedores ao mercado empresarial com a apresentação de problemas e conceitos da indústria. “O evento PampaConecta foi surpreendente, tivemos inúmeros empresários da região participando. Percebemos que há diversos problemas aos quais nós, acadêmicos da Unipampa, somos capazes de resolver com soluções tecnológicas”, fala Peterson. O estudante, que trabalhou por dois anos na empresa júnior Ideiah Soluções em Software Júnior e hoje possui uma startup, explica que participar do Programa Educação Empreendedora contribui para sua formação acadêmica. “É possível, com programa, aprimorar e conhecer melhor os conceitos empreendedores, participar de eventos onde fomentem esse assunto e, principalmente, contribui para realização de networking”.

Parceira do Programa Educação Empreendedora, PampaTec é o Parque Científico e Tecnológico do Pampa que trabalha com empresas  voltadas a tecnologia e inovação. Junto com o Núcleo de Empreendedorismo de Alegrete, o PampaTec ajuda a promover o empreendedorismo na universidade e apoia novos empreendedores. O administrador Vitor Almada trabalha na Direção do PampaTec e percebe crescimento do tema empreendedorismo na UNIPAMPA. “O efeito foi um estímulo para o surgimento de novas iniciativas na área do empreendedorismo, criação de eventos na área de inovação e tecnologia, além do envolvimento de docentes e discentes e aproximação da comunidade externa a universidade”, destaca Vitor.

O encerramento do PampaConecta acontece na UNIPAMPA – Campus Alegrete no dia 21 de junho, quarta-feira. Não perca essa de chance de inovar seus pensamentos e empreender suas ideias. Participe do PampaConecta!

Equipe PampaTec da esquerda para direita: Vitor Almada, Émerson Rizzatti, Daniele Schmitz e Thiago Gomes

 

Itaqui debate Identidade Empreendedora

Nesta última segunda-feira (5) o Núcleo de Empreendedorismo de Itaqui realizou o workshop Empretec em parceria com o SEBRAE e a ACII (Associação Comercial e Industrial) na UNIPAMPA – Campus Itaqui. O evento teve como palestrante a consultora do SEBRAE de Porto Alegre, Solange Vicente.

O tema da palestra “Identidade Empreendedora” abordou assuntos sobre empreendedorismo como cases de sucesso e os motivos para empreender. O público envolveu estudantes dos cursos da UNIPAMPA – Campus Itaqui, associados da ACII e a comunidade externa de Itaqui.

Palestra com a consultora do SEBRAE, Solange Vicente | Foto: Márcia Camargo