Estudantes universitários podem empreender dentro da sua universidade, ter uma renda extra, mais experiência no mercado de trabalho, contato com clientes e outros empreendedores. O painel de Empreendedores Universitários apresentou cinco estudantes da Unipampa, campus São Borja, que criaram seus negócios na universidade.
O Núcleo de Empreendedorismo convidou para o painel os estudantes Ewerton Ferreira (Ewer Bottons), Amanda Galina (Teu Macramê), Lucas Portilho (Portilhos), William Jhonathan e João Henrique (Conexus), Pedro Frizzo e Vagner Ferreira (BROSS). O terceiro evento realizado pelo Núcleo de Empreendedorismo de São Borja teve como principal tema a troca de experiências entre os painelistas e o público de estudantes universitários.
O incentivo ao empreendedorismo na universidade pode ajudar os estudantes que querem criar um negócio. Foram apresentados casos que mostram outros caminhos para a prática do empreendedorismo na universidade como o da estudante de Publicidade e Propaganda, Amanda Galina, que através de seu artesanato de macramé viu uma oportunidade de negócio; ou o estudante Lucas Portilho que depois de ter experiência no mercado de trabalho resolveu empreender com seus desenhos; e o negócio de Vagner Ferreira e Pedro Frizzo que enxergaram no público skatista um mercado a ser explorado.
Como afirmou a estudante de Publicidade e Propaganda, Lúcia Beatriz, que o painel deu uma nova visão de empreendedorismo. “Gostei bastante do painel, fiquei bem inspirada e já estou pensando em fazer meu plano de negócio e investir no próximo ano”.
Os estudantes relataram suas experiências com o negócio, desde seu surgimento até o momento de sua comercialização. “É bom ter esse espaço para compartilhar experiências, aprender com os demais”, foi o que relatou Ewerton Ferreira, estudante de Ciências Humanas, que tem seu negócio de bottons e chaveiros Ewer Bottons. Ewerton criou seu negócio a partir da necessidade de geração de renda para se manter na universidade. “Foi bom participar do painel pois aprendi sobre o Núcleo de Empreendedorismo e networking. Esses eventos são um crescimento coletivo que pode contribuir para o seu negócio”.
A criação de uma rede de contatos, parcerias e networking foram assuntos apresentados pelos estudantes William Johnathan e João Henrique que juntos criaram a agência Conexus. Trabalhando na área de Publicidade e Propaganda os estudantes contaram as dificuldades e aprendizados que tiveram durante os trabalhos. “Se a pessoa não tem esse interesse, não tem essa visão, ela não vai ter retorno. Eventos assim tem importância para as pessoas saberem que podem investir”, conta João Henrique.
O Núcleo de Empreendedorismo de São Borja promove eventos sobre inovação, criatividade e a prática do empreender na universidade. Coordenado pelo professor João Antônio Gomes Pereira, o núcleo segue suas atividades buscando interação entre os estudantes e o ensino de empreendedorismo. “Notamos que os aluno têm se interessado mais, as pessoas que vieram nos outros eventos também participaram deste, dá para perceber certa frequência”, relata o professor.