Núcleo de Empreendedorismo participa do II Seminário de Saberes e Experiências em região de Fronteira

Nos dias 17 e 18 aconteceu na Unipampa, campus São Borja, o II Seminário de Saberes e Experiências em região de Fronteira, realizado pelo curso de Serviço Social da Unipampa. O evento foi aberto a comunidade externa e foi organizado pelas professoras Jaqueline Carvalho Quadrado e Loiva de Oliveira Machado, os bolsistas do programa Educon, do programa Mulheres Sem Fronteiras e o Curso de Especialização em Políticas e Intervenção em violência intrafamiliar.

A segunda edição do seminário ocorreu junto com o I Seminário Violência Doméstica e Intrafamiliar e teve enfoque nas questões ambientais, na violência doméstica e intrafamiliar, as políticas de saúde, questões de gênero e étnico-raciais. A estudante Fernanda Weirich, bolsista do programa Educon, destacou a importância do seminário para a Unipampa e São Borja. “É muito importante que esse tipo de tema seja abordado, a nossa intenção como projeto é divulgar o nosso tema, educação ambiental e toda a temática que envolve isso para que tenha mudanças não só o campus, mas na cidade também”.

Na terça-feira à tarde, o professor e coordenador no Núcleo de Empreendedorismo de São Borja, João Antônio Gomes Pereira palestrou sobre o conceito, história e perfil do empreendedorismo e debateu a relação empreendedorismo e serviço social. A professora Loiva de Oliveira Machado, que integra a equipe organizadora do seminário e apoiadora do núcleo, destacou a importância do empreendedorismo na área de Serviço Social. “Nós de serviço social temos a questão da assessoria e da consultoria que nada mais é que uma ação empreendedora, temos acompanhamento de projetos que nos demandam criatividade, planejamento em vista da mudança e tudo é um caráter inovador e empreendedor da ação, mas este processo não deve estar desvinculado do trabalho e os desafios da realidade atual”.

Professor coordenador do Núcleo de Empreendedorismo de São Borja, João Antônio Gomes Pereira, participa do II Seminário de Saberes e Experiências em região de Fronteira | Foto: Larissa Burchard