Engenharia Elétrica e Inovação com a 1º Feira de Protótipos Eletrônicos

Empreendedorismo também envolve o desenvolvimento de produtos na área de engenharia elétrica, como aconteceu na 1ª Feira de Protótipos Eletrônicos na UNIPAMPA – Campus Alegrete. A feira faz parte do projeto “Abordagem empreendedora no desenvolvimento de projetos elétricos e eletrônicos” do curso de Engenharia Elétrica, coordenado pelo professor Vitor Bender, na disciplina de Eletrônica Aplicada e instrumentação, com o apoio do Núcleo de Empreendedorismo de Alegrete.

O evento aconteceu na última quarta-feira (5) e teve mostra de protótipos desenvolvidos por oito grupos de estudantes da disciplina, um total de 26 participantes. Os trabalhos apresentaram soluções para problemas da comunidade como alimentação de animais, automação de residências e energias renováveis, além de trazer inovação para a área de eletrônica e elétrica na universidade. O estudante de Engenharia Elétrica, Vinicius Nicola, participante da feira, relata que o desafio superou suas expectativas. “Logo que lançado o desafio da feira fiquei muito empolgado e nos preparamos ao máximo para que tudo saísse da melhor forma possível. Com certeza alcançou seus objetivos, foi um sucesso!”.

Após a mostra dos protótipos aconteceu a palestra “Empreendedorismo com produto: papel do Pampatec na Universidade” com o coordenador do Pampatec Émerson Rizzati. A palestra discutiu o empreendedorismo como oportunidade no mercado e como tornar protótipos em negócio. A  1ª Feira de Protótipos Eletrônicos traz uma nova visão sobre o mercado de trabalho como conta o estudante de Engenharia Elétrica Jean Portella. “Com o decorrer dos projetos fiquei cada vez mais empolgado para as apresentações. Acredito que eventos assim agregam um conhecimento a mais sobre o mercado de trabalho e aproximam ainda mais os acadêmicos do mundo fora da universidade”.

Compareceram na feira interessados em empreendedorismo na área de engenharia elétrica e eletrônica, principalmente acadêmicos da UNIPAMPA – Campus Alegrete. Um dos organizadores do evento e professor na área de Eletrônica e Processamento de Energia Elétrica, Vitor Bender, fala que o ensino de empreendedorismo nos estudantes de graduação oportuniza a criação de solução de problemas da própria comunidade e que futuramente esses estudantes podem ajudar na geração de emprego e renda. “Os alunos puderam colocar em prática seus conhecimentos e vencer desafios quanto à identificação de oportunidades no mercado, avaliação de ideias, formulação de problemas, concepção de soluções. Além disso, serviu como um precursor para o estudo mais aprofundado de modelos, planos de negócios e possíveis oportunidades para a região do Pampa”.

Participantes da 1ª Feira de Protótipos Eletrônicos de Alegrete | Foto: Cristian Bittencourt