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DIDÁTICA EM SALA DE AULA, MÉTODOS E TÉCNICAS PARA O ENSINO DE HISTÓRIA: EXPERIÊNCIAS DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA – PIBID–NA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL VICENTE GOULART– SÃO BORJA/RS

Autores: Valeska de Ávila Moraes, Franciele Sosa, Lucas Moreira de Mattos, Edson Romário Monteiro Paniagua
Trabalho apresentado durante o 9o. Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (SIEPE), da Unipampa, realizado em Santana do Livramento, RS, de 21 a 23 de novembro de 2017.
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Projeto de leitura: Biblioteca, um lugar acessível

Como forma de incentivar a leitura e ampliar o alcance do projeto de fluxo contínuo Parada da Leitura, os bolsistas da E.M.E.F Dr. João Severiano da Fonseca propuseram o projeto Biblioteca, um ambiente acessível, cujo objetivo é promover o amplo acesso dos alunos à biblioteca escolar. O projeto ocorre a cada quinze dias na escola, no qual os bolsistas pibidianos comparecem em uma quarta-feira para buscar os alunos em salas para que esses possam ir à biblioteca durante 15 minutos e retirar os livros do seu interesse ou renová-los, se necessário. A demanda de tal atividade surgiu da necessidade de que os estudantes pudessem ter um contato maior com os livros disponibilizados pela escola, além do previsto pela Parada da Leitura. O projeto teve início no segundo semestre de 2017 e tem apresentado um elevado crescimento de empréstimos das obras disponíveis pela biblioteca da escola.

Exposição dos livros na biblioteca escolar

Divulgação no blog: Parte I, Parte II e Parte III.

Projeto de leitura: Literatura africana

Durante dos meses de Outubro e Novembro, foi realizado nas turmas do sétimo ao nono ano da E.M.E.F João Severiano da Fonseca o projeto Literatura Africana com principal intuito de retratar inicialmente história, costumes e educação contemporânea africana. O projeto se organizou a partir de uma perspectiva interdisciplinar envolvendo a área de  história e sociologia que deram respaldo para entender melhor o contexto literário da África existente no Brasil. Assim, através de trabalhos culturais, documentários e contação de lendas foi trabalhada a interdisciplinaridade como ferramenta para impulsionar o letramento literário. O produto final foi a produção de uma maquete pelos alunos, com base nas lendas e contos africanos, a qual ficou exposta na Feira do Livro da escola, realizada no dia 17 de novembro.

Elaboração de cartaz com a lenda do orixá Ossain

 
Produção de maquete sobre as lendas e mitos africanos

Divulgação no blog: Parte I, Parte II, Parte III e Parte IV.

Projeto de leitura: "O gato preto": noticiando o terror

Com início dia 23 de agosto, as bolsistas ID da Escola São Pedro vem desenvolvendo o projeto O Gato Preto: Noticiando O Terror com uma turma de sétimo ano. O presente projeto iniciou com a leitura do conto O Gato Preto, de Edgar Allan Poe e objetivou levar os alunos a refletir sobre a temática do terror, bem como a discussão de outras questões emocionais, psicológicas e questões relacionadas à violência doméstica. Como produto final, foi solicitada a produção de uma notícia, porém, com caráter ficcional e literário, abordando um dos temas e/ou fatos marcantes da leitura do conto. Além disso, o grupo solicitou também uma produção artística, que consistiu na criação de um desenho que serviu de ilustração à notícia criada. Como conclusão e forma de socialização dos textos, os alunos fizeram, no dia 29 de novembro, uma produção audiovisual contendo a simulação de um telejornal em forma de vídeo, no qual os alunos leram, alguns de forma dramatizada, suas notícias com caráter ficcional e literário.

Leitura coletiva do conto “O gato preto”

Apresentação do telejornal para as turmas atendidas pelo projeto.

Confraternização de encerramento do ano

Divulgação no blog: Parte I, Parte II, Parte III, Parte IV e Parte V.

Projeto de leitura: A mitologia grega a partir das HQs da Liga da Justica, da DC Comics

No mês de agosto, a turma de pibidianos da E.M.E.F. São Pedro deu inicio às atividades do projeto intitulado A Mitologia Grega a Partir das Histórias Em Quadrinhos da Liga Da Justiça, da DC Comics. Este projeto, que finalizou as atividades no final de novembro, teve por objetivo incentivar os alunos a apreciação da Literatura Epopéica Grega. Como produção final, os alunos elaboraram, em grupo, Histórias em Quadrinhos inspiradas nas figuras mitológicas gregas através do recurso literário que Julia Kristeva denomina como intertextualidade. Dentre as atividades realizadas ao longo do projeto estão: a contextualização da empresa criadora da Liga da Justiça, a DC comics, e apresentação dos personagens presentes nas HQs lidas; questionamento a respeito da origem de alguns personagens dos HQs lidas e sua relação com personagens da mitologia grega; explicação sobre as características das HQs. Para a elaboração da HQ coletiva, os alunos seguiram a seguinte sequência: criação do roteiro; elaboração da história; 1ª correção; reescrita, se necessário e elaboração da arte, podendo ser através de desenhos ou fotonovela.  Para a finalização desse projeto, o grupo de bolsistas socializou as HQs na aula de encerramento do ano.

Leitura das HQs da Liga da Justiça

Produção textual dos alunos

 
Divulgação no blog: Parte I, Parte II, Parte III e Parte IV.

Projeto de leitura: Redescobrindo os contos de fadas

Durante o primeiro semestre, os bolsistas da E.M.E.F Dr. João Severiano da Fonseca desenvolveram o projeto Redescobrindo os Contos de Fadas, nas turmas de sétimo a nono ano. O objetivo da atividade didático-pedagógica foi mostrar as versões originais dos contos de Charles Perrault e dos Irmãos Grimm, para que fosse possível aos discentes fazerem alusão entre as temáticas dos contos e a realidade. Ao fazer a leitura de contos de fadas, foi feita a exploração do que se vê das histórias na sociedade contemporânea, discutindo-as em rodas de conversas e exposições dialogadas, comparando-as com adaptações populares, tendo o intuito de desenvolver as competências críticas, de leitura e de análise, exercitando a escrita e provocando a imaginação. Após uma série leituras e discussões, foi então proposto aos alunos a produção de um texto dissertativo argumentativo, expondo sua opinião em torno de temas como violência contra mulher, desigualdade de gênero, entre outros. Como produto desse projeto, foi elaborado um livro com as produções dos alunos, o qual se encontra disponível na biblioteca da escola.

Apresentação do projeto para as turmas

Apresentação da versão original do conto de fadas “Chapeuzinho vermelho”

Construção de produção textual

Divulgação no blog: Parte I, Parte II, Parte III, Parte IV, Parte V, Parte VI, Parte VII, Parte VIII, Parte IX e Parte X.

Projeto de leitura: Distopia e sociedade

De abril a julho, os bolsistas da E.M.E.F São Pedro iniciaram o projeto Distopia e Sociedade: A Revolução dos Bichos com duas turmas de nonos anos, 91 e 92. Esse projeto objetivou promover o estudo dos elementos básicos da estrutura de um conto e reflexão sobre os conceitos de utopia e distopia, bem como o estudo do romance “A Revolução dos Bichos’’, de George Orwell. Para isso, foram aplicadas algumas aulas expositivo-dialogadas para a apresentação de algumas informações importantes sobre autor e obra, bem como a exibição de alguns trailers de filmes e séries distópicas para aproximação do tema aos alunos. Com a finalidade de que a leitura fosse acessível a todos os alunos, o grupo de bolsistas criou um grupo na rede social Facebook, bem como, gravou DVDs com a obra para que todos independentemente da possibilidade de acesso à internet conseguissem ter acesso à obra. Na fase inicial do projeto, além da exibição de uma adaptação fílmica da obra às turmas, os alunos com orientação e acompanhamento das bolsistas fizeram a leitura e discussão dos primeiros capítulos da obra em aulas, nas quais mencionaram algumas das distinções entre obra e adaptação fílmica. Posterior à leitura, foram realizadas discussões a respeito da obra usando como base teorias sobre Utopia e Distopia, fazendo um paralelo com a sociedade atual e buscando fazer um processo histórico para compreender os conceitos econômicos de sociedade que a obra aborda. Após a discussão, foi realizado o estudo do gênero conto a partir da análise da estrutura, forma, escrita e etc. Ao final, foi solicitado que os alunos produzissem um conto distópico. Essa produção foi pensada para que os alunos desenvolvam uma narrativa que recontextualizasse esse problema sob uma nova perspectiva, atentando, por exemplo, para a criação e exploração de distintos locais, tempos, focos narrativos e personagens. Desta forma os alunos concluíram o projeto com a produção de 10 contos distópicos e utópicos de cada turma.

Aplicação de atividade diagnóstica

Produção da primeira versão do conto

Versão final dos contos elaborados pelos alunos

Divulgação no blog: Parte I, Parte II, Parte III e Parte IV.

Projeto de Leitura: Quebrando paradigmas

No período decorrido de abril a junho deste ano, o grupo de bolsistas da E.M.E.F. São Pedro aplicou o projeto Quebrando Paradigmas: Desconstruindo o Conceito de Princesas e a Imagem Feminina Retratada nos Contos de Fadas à turma de 7º ano. A partir da aplicação do projeto, o grupo teve como objetivo promover o conhecimento aprofundado do gênero conto, permitindo também que os alunos refletissem sobre o padrão comportamental feminino e masculino presente no conto Rapunzel, assim como em outros contos dos Irmãos Grimm.  Para escolha do gênero conto de fadas, os bolsistas partiram do pressuposto de que os alunos ainda não estavam familiarizados com gêneros de maior complexidade, logo, buscaram algo que possibilitasse uma leitura mais tranquila e de fácil interpretação. Além dos objetivos já mencionados, as atividades do projeto contemplaram a oralidade, a escrita, o letramento literário, a argumentação, a interpretação, o desenvolvimento do senso crítico, assim como a reescrita do conto elaborado pelos alunos. O desenvolvimento do projeto abarcou em seu cronograma: a leitura do conto original da Rapunzel dos Irmãos Grimm; a exibição da animação “Enrolados” da Disney, junto com a discussão e comparação das temáticas apresentadas tanto no conto quanto no filme; a exposição da estrutura do conto de fadas e suas características; apresentação de trailer de filmes, que, assim como a animação “Enrolados”, também apresentam mulheres/princesas de personalidade forte; a reescrita do conto recontextualizado e a produção artística em origamis. Como resultado desse projeto, foi criado um livro de parede com os contos dos alunos, o qual foi ornado com os origamis produzidos durante as atividades do projeto.

Aplicação de atividade diagnóstica

Exibição da animação “Enrolados”

Construção dos origamis

Divulgação no blog: Parte I, Parte II, Parte III, Parte IV, Parte V, Parte VI, Parte VII, Parte VIII, Parte IX e Parte X.