Na semana do Meio Ambiente, os alunos da Escola Amaro Júnior realizaram atividades relativas a data, juntamente com os professores da escola e com os bolsistas do PIBID-Pedagogia. Entre as diversas atividades desenvolvidas uma delas foi a confecção de lixeiras para a separação do lixo descartado nas salas de aula. Confeccionaram lixeira azul para o plástico e vermelha para o papel.
A atividade envolveu todos os alunos do ensino fundamental (1º ao 5º ano).
Também na mesma semana os alunos, juntamente com professores e bolsistas, fizeram um trabalho abrangendo algumas noções de foto etnografia. O trabalho foi realizado através de fotos do entorno da escola feitas pelos alunos. As fotos foram feitas a partir da observação de aspectos positivos e negativos do ambiente dos arredores da escola. Em seguida os alunos fizeram uma exposição oral sobre o trabalho para as turmas , direção e funcionários da escola.
No dia 27de junho a Escola Amaro Júnior juntamente com os bolsistas do PIBID-Pedagogia organizou uma FESTA JUNINA para os alunos. Os alunos participaram de várias brincadeiras organizadas pelos bolsistas.
Nestas atividades , os pibidianos estão vivenciando a docência no próprio “chão” da escola, qualificando o curso de Pedagogia, já que desta maneira acontece a relação teoria/prática.
Subprojeto Ciências da Natureza/Uruguaiana: Ações no Bioma Pampa
Bolsistas PIBID-2013, Subprojeto Ciências da Natureza, grupo Ciências que atuam na EMEF José Francisco, Uruguaiana RS, acreditando que desenvolver projetos na escola significa de fato uma mudança de postura, uma forma de repensar a prática pedagógica, possibilitando o envolvimento, a cooperação e a solidariedade entre alunos, professores e comunidade, realizaram, como parte do projeto OBSERVAÇÕES E APRENDIZAGENS NOS DIFERENTES ECOSSISTEMAS DO BIOMA PAMPA, no dia 14/05/2014, uma expedição de estudo ao Parque Estadual do Espinilho, Barra do Quarai-RS, com objetivo de conhecer e estudar os diferentes ecossistemas da região, em uma proposta de ensino de Educação Ambiental, visando sistematizar os aspectos químicos, físicos e biológicos e as interações humanas.
Roda de Conversa sobre Livro A pergunta a Várias Mãos
Pibidianos Ciências da Natureza em criam um blog – Dom Pedrito
Inicia o trabalho dos Bolsistas nas escolas em Dom Pedrito
Subprojeto Ciências da Natureza – Dom Pedrito: Começando uma longa caminhada.
No dia 18 de março de 2014 ás 17 horas, na sala 03 da Unipampa – Campus Dom Pedrito, foi realizada a primeira reunião do PIBID Ciências da Natureza. A coordenadora Professora Crisna Bierhalz discutiu com os bolsistas e supervisores as orientações gerais do programa: Construindo o PIBID Ciências da Natureza: conectando saberes e conhecimentos.
Subprojeto História/Ciências Humanas – São Borja: compartilhando os primeiros passos de uma longa caminhada
Nestas duas últimas semanas de atividade no Sub projeto História/Ciências Humanas foram realizadas duas reuniões com todo o grupo de bolsistas para avaliar o andamento das atividades e planejar as próximas etapas. Os bolsistas já concluíram uma primeira análise do contexto escolar por meio do Projeto Político Pedagógico, de entrevistas com gestores, professores e outros documentos da escola. A segunda etapa da pesquisa sócio antropológica está sendo executada. Nesta segunda etapa, os bolsistas estão finalizando a construção de um instrumento de pesquisa que será aplicado aos alunos das escolas com o objetivo de compreender o perfil sócio econômico e cultural dos mesmos. A partir deste perfil do aluno, os bolsistas, juntamente com os coordenadores do subprojeto, buscarão metodologias de pesquisa para compreender a realidade das famílias e comunidade.
PIBIDIANOS no Colégio Estadual Getúlio Vargas realizando construção do questionário para pesquisa socioantropológica
Reunião geral: Coordenadores, Supervisores e bolsistas, realizando o balanço geral do mês de Junho e dialogando sobre a pesquisa socioantropológica.
Bolsistas da escola Vicente Goulart finalizando as atividades embasadas no PPP da escola.
1° ENCONTRO GERAL DO PROJETO PIBID PEDAGOGIA – CAMPUS JAGUARÃO – RS
No dia 22 do mês de março de 2014, ocorreu no Laboratório de Informática da Universidade Federal do Pampa- Campus Jaguarão, o primeiro encontro dos bolsistas, supervisores e coordenadores do projeto PIBID – Pedagogia.
A reunião se deu em três momentos: Primeiramente, apresentação inicial dos membros do projeto, sendo este composto por um vídeo onde a reitora da Universidade também desejou sucesso na nova etapa que se iniciaria; Logo, instruções sobre o uso do recurso Moodle disponível na página da Unipampa, que será utilizado para postagens de atividades sendo esse também um espaço de discussões e propostas; Em terceiro, a realização de uma dinâmica apresentada pela bolsista Monique Gonçalves, que tinha como finalidade a interação do grande grupo, que se deu através de um círculo feito pelos integrantes, onde cada um deveria dizer seu nome e em seguida fazer um movimento, sendo que o mesmo não poderia ser repetido por outro indivíduo, a dinâmica possibilitou que todos se conhecessem ao menos pelo nome e quem sabe através do movimento corporal que cada um utilizou para se representar.
Antes do término da reunião, que se deu por volta das 12 horas foram estabelecidas as datas das próximas reuniões de acordo com o coordenador de cada subprojeto do PIBID.
Educação Física – Teoria na Prática no Ginásio
Após os debates e reflexões sobre o Livro “Educação Física Cuida do Corpo… E Mente” de João Paulo Subirá Medina. A equipe de trabalho do subprojeto Educação Física do PIBID/Unipampa 2014 foi dividida em 3 grupos para abordar as concepções que o livro nós faz refletir: Educação Física Convencional, Educação Física Modernizadora e Educação Física Revolucionária, cada grupo elaborou um plano de aula utilizando um das abordagens, e aplicou a prática em seus colegas, essas vivências servem de experiência empíricas para compreensão da evolução de nossa área de conhecimento. Finalizamos a litura do livro com um debate entre todos os bolsistas e supervisores e coordenadora de área.
Inicio das Atividades do Subprojeto Matemática/Itaqui na Escola Odila Villordo de Moraes
No dia 17 de Junho de 2014, o subprojeto Matemática – Campus Itaqui-RS, iniciou as atividades na Escola Odila Villordo de Moraes.
A atividade contou com a presença dos bolsistas que irão participar das atividades na escola, do Professor Coordenador de Área, da Professora Supervisora na Escola e da Direção da Escola.
Na ocasião foram apresentados os bolsistas ao grupo de professores e as metas a serem alcançadas com o programa. A Professora Supervisora reiterou a importância de um “Programa com o porte do PIBID para a Escola”.
Os alunos iniciarão suas atividades com turmas de 8ºs Anos do Ensino Fundamental e 2ºs Anos do Ensino Médio.