PIBID 2014 | Só mais um site Sites da Unipampa | Página: 37

Semana de oficinas e muito trabalho no projeto LCN

PRIMEIRA OFICINA DO CLUBE DE CIÊNCIAS “PATROLA”.

No dia 12/08 realizamos a primeira oficina do Clube de Ciências intitulada “O mundo procariótico e eucariótico”, onde os alunos das turmas 102 e 104 referentes ao primeiro ano, construíram duas células uma procariótica e outra eucariótica.
Fizemos uma breve explicação a respeito das células e suas organelas, então dividimos as turmas e passamos a construção das células com cartona, massa de modelar, gel de cabelo, pincel, cola colorida e a imaginação e criatividade dos alunos.
Depois de prontas, as células, fizemos um debate entre eles onde cada grupo tinha que explicar sua célula com organelas e funções.
Segundo os alunos, eles gostaram da oficina e querem voltar a participar de outras, o que nos deixou muito felizes em saber que o nosso esforço trouxe bons resultados.
    

Alunos construindo uma Célula

 

PIBID Matemática/Itaqui Participa de Encontro Nacional do PIBID em Santa Maria-RS

Durante os dias 06/08/2014 a 08/08/2014 os alunos e professores do PIBID, subprojeto Matemática – Itaqui-RS, participaram da IV Escola de Inverno de Educação Matemática e 2. Encontro Nacional PIBID – Matemática.
O tema do evento era “Educação Matemática para o século XXI: trajetória e perspectivas”.
Na oportunidade, alguns alunos puderam apresentar seus trabalhos realizados nas escolas, além da participação em minicursos e palestras relacionadas a Educação Matemática.

PIBID Modalidades de Ensino: Ed. Especial e EJA participa na instituição do Fórum EJA Metade Sul

No dia 17 de julho de 2014, ocorreu no Clube 24 de Agosto um encontro para discussão do Fórum de Educação de Jovens e Adultos (EJA). Esta conversa objetivou apresentar a trajetória do evento e algumas políticas que permeiam a modalidade de ensino da Educação de Jovens e Adultos. Estiveram presentes neste encontro alguns professores convidados e interessados acerca desta temática, abordando questões que sejam de interesse da área relativa a o EJA.
Em relação às temáticas observadas umas das principais problemáticas pontuadas foi a questão da evasão escolar e da importância de se repensar as metodologias utilizadas nesta modalidade. Os professores convidados que mediaram as discussões foram Alexandre Rafael da R. Rosa, representante do Fórum EJA /RS, juntamente com as professoras Vera Regina Leite Lopes e Josiane Lima de Andrade chamados a debater na mesa temática “O papel do Fórum EJA e sua trajetória”.
É importante salientar a presença de um grupo da cidade Canguçu que também preocupados com a temática vieram participar das discussões e somar ideias e posicionamentos para a melhoria da difusão do conhecimento a os jovens e adultos interessados em continuar a busca pelo saber.
A organização deste evento esteve a cargo do professor Everton Fêrrêr de Oliveira, também responsável pela coordenação do mesmo assessorado pelo grupo de alunos participantes do PIBID Modalidades do Ensino: Educação Especial e EJA, este explicitou sobre a agenda territorial, ou seja, o mapeamento da oferta e demanda da EJA nos Estados, além de discutir as questões referentes às metas e objetivos do novo Plano Nacional de Educação (PNE). Ele também enfatizou a questão de que a cidade de Jaguarão possui o cenário “perfeito” para a implantação e discussão sobre as políticas que afetam a EJA.
O professor Alexandre enfatizou a importância do Plano Municipal de Educação e do esforço que vem sendo realizado para que este venha a se concretizar, da mesma forma a professora Mara abordou sobre os estatutos, as finalidades dos fóruns, como debater, reunir pessoas que tenham interesse em discutir sobre a área com o intuito de melhorar e possibilitar aprendizagens sobre a EJA.
A professora Vera Lopes falou sobre a formação dos grupos de educandos, educadores, gestores, universidades, sindicatos, movimentos sociais, sistemas “S” e ONGs para a indicação de representantes nos diversos segmentos que devem fazer parte do fórum, como segue: educadores escolhidos foram Melânia e Silvia; educandos escolhidos foram Idevon, Janaína e Maria Eloísa; os gestores escolhidos foram Gitânia e Leila Amorim – representante da Secretaria Municipal de Educação de Jaguarão – ; pela Universidade os escolhidos foram Everton e Ana Cristina; pelos movimentos sociais, Maria Gabriela e Dânia.
O próximo encontro ficou definido para a data de 12 de setembro de 2014, na cidade de Porto Alegre, que dará continuidade as atividades.

Apresentação do Portal Fórum EJA-RS
Apresentação do Portal Fórum EJA-RS

Professores palestrantes convidados
Professores palestrantes convidados

Acadêmicos e professores da rede municipal
Acadêmicos e professores da rede municipal

Representantes escolhidos para o Fórum Metade Sul
Representantes escolhidos para o Fórum Metade Sul

Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, Modalidades de Ensino: Ed. Especial e EJA (PIBID/CAPES) realiza oficina direcionada a Educação Especial

No dia 31 de julho, às 14 horas, foi realizada uma oficina em Educação Especial, idealizada pelo grupo do PIBID Modalidades de Ensino, com os professores da rede municipal de ensino da cidade de Jaguarão-RS, no auditório da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA/Campus Jaguarão).
O Coordenador de Área, Professor Everton Fêrrêr de Oliveira sistematizou conceitos   relacionados ao cotidiano escolar e administrativo dos docentes, a relação com o Projeto Político Pedagógico da escola, bem como a exposição de sugestão de um modelo de Plano Individualizado de Ensino baseado nas Diretrizes de Educação Especial do município que  se encontram em trâmites e elementos necessários a organização de uma proposta de ensino com base na colaboração entre docentes. Explanou também sobre a necessidade de reflexão acerca dos métodos avaliativos principalmente na elaboração desses planos a partir da ação conjunta entre docentes e especialistas em educação especial. no que tange aos alunos com necessidades educacionais especiais.
Como ilustração dessa realidade foi proposta a reprodução do filme “Como Estrelas na Terra”, dirigido por Aamir Khan (2008). A obra cinematográfica corroborou para a reflexão direcionada a Educação Especial que apresenta o cotidiano de uma criança com dislexia, ou seja, com dificuldades na área da leitura, escrita e soletração. Expondo a necessidade de formação permanente para identificação de manifestações e comportamentos considerados muitas vezes como indisciplina ao invés de uma investigação para além das causas aparentes acerca da não aprendizagem dos conhecimentos escolares e a forma como compreendemos e valorizamos tais conhecimentos a fim de proporcionar melhores condições de ensino-aprendizagem destes sujeitos.

Apresentação da proposta de plano individualizado
Apresentação da proposta de plano individualizado

Obra Cinematográfica "Como estrelas na terra"
Obra Cinematográfica “Como estrelas na terra”

Obra Cinematográfica "Como estrelas na terra"
Obra Cinematográfica “Como estrelas na terra”

 
 

GRUPO PIBID MODALIDADES DE ENSINO: ED. ESPECIAL E EJA PARTICIPA DA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE JAGUARÃO-RS

            No dia 30 de julho de 2014, quarta-feira, na Universidade Federal do Pampa, às 14 horas, aconteceu a oficina de Educação de Jovens e Adultos, promovida pela Secretaria Municipal de Educação, nos dias de formação continuada que abre o segundo semestre letivo da rede municipal de Jaguarão. Quem ministrou a oficina foi o professor Ms. Everton Fêrrêr de Oliveira, coordenador substituto do curso de Licenciatura em Pedagogia e coordenador de área PIBID Subprojeto Modalidades de Ensino: Educação Especial e EJA juntamente com seus bolsistas.

            Nesta oficina de formação foram apresentados conceitos da obra de Paulo Freire, Pedagogia do Oprimido e também algumas concepções sobre a educação de adultos do livro Sete Lições Sobre a Educação de Adultos, do autor Álvaro Pinto. Juntamente com esta problematização inicial, foi utilizado pelos professores da rede em formação um instrumento que se chama “Planejamento Participativo” (1984), que consiste em um trabalho colaborativo para resolver problemas no espaço da escola através de um quadro de programação que todos os professores depois de construí-lo devem segui-lo para organizar-se.

            Este quadro de programação consiste em elencar os problemas que são relevantes para o grupo de professores, possíveis soluções a esses problemas, as atividades necessárias para estas possíveis soluções, a avaliação dessas atividades como indicadores de êxito, as condições necessárias para que se façam tais atividades e os recursos utilizados, a duração das atividades e os responsáveis por elas.

            O objetivo é incentivar os professores a elaborarem soluções participativas e colaborativas no espaço da escola a fim de resolverem todas as demandas da prática educativa e da gestão escolar.

Prof. Everton dialogando com os professores da rede
Prof. Everton dialogando com os professores da rede

Apresentação da ferramenta utilizada
Apresentação da ferramenta utilizada

Discussão em pequenos grupos
Discussão em pequenos grupos

Registo depois do trabalho colaborativo realizado
Professores e bolsistas depois da formação

Mais uma semana movimentada no Subprojeto Ciências da Natureza- Dom Pedrito.

Os primeiros dias de agosto foram de intenso trabalho nas Escolas do Subprojeto Ciências em Dom Pedrito!

Os grupos de Pibidianos realizaram muitas atividades. Confira:

 

-Escola Nossa Senhora do Patrocínio:

Nos últimos dias os Pibidianos receberam em duas oportunidades o Coordenador, Professor Vicente Robaina, aonde foram debatidos assuntos sobre oficinas já planejadas e entregue a lista de materiais necessário. Foi entregue o Dossiê Socioantropológico em um CD e a apresentação do mesmo para a Comunidades Escolar ocorreu na Sexta-Feira dia 08 de agosto.

-Colégio Cândida:

No dia 05 de agosto os Pibidianos do Colégio Cândida aplicaram uma oficinas sobre “Modelos Atômicos”  e logo no dia seguinte o grupo montou modelos atômicos de baixo custo. Durante essa semana os Pibidianos preparam trabalhos que serão enviados ao EDEQ (Encontro de Debates sobre Ensino de Química) e o grupo ficou sabendo também da aprovação de um trabalho sobre o Dossiê da Escola no Seminário Internacional de Educação.

-Instituto Bernardino Ângelo:

O grupo de Pibidianos do Bernardino Ângelo divulgou o Clube de Ciências na escola, que terá seu primeiro encontro segunda- feira dia 11 de agosto! Foram confeccionados cartazes para serem distribuídos na Escola divulgando o Clube de Ciências. O grupo recebeu o Coordenador, Professor Vicente Robaina, que junto com o grupo traçou novas metas a serem alcançadas além de auxiliar com informações adicionais em oficinas já planejadas.

-Escola Heloísa Louzada:

Durante esta semana o grupo montou banner sobre o Dossiê Socioantropológico da Escola e os slides para a apresentação do PIBID e do dossiê à comunidade Escolar, que ocorrerá na Segunda-Feira dia 11 de agosto.  Na Quinta-Feira (07/08) começaram a ser pensadas as atividades já do próximo mês e nesse mesmo dia o grupo recebeu a visita do Professor Coordenador Vicente Robaina.

-Escola Sucessão dos Moraes:

Após duas semanas afastados da Escola por motivo das fortes chuvas, o grupo voltou a trabalhar na Escola Rural. O grupo trabalhou em turno integral na Escola, fato que possibilitou que o grupo adiantasse o trabalho! Os Pibidianos começaram a aplicar os questionários com os alunos de 4º ano à 8º ano, e também tabularam os mesmos, para posteriormente continuarem a construção do Dossiê Socioantropológico.

-Escola CIEP:

O grupo de Pibidianos da Escola criou o banner de divulgação na escola, além disso, criou também uma régua que é um dos produtos do Pibid na Escola! Além disso, os Pibidianos ainda realizaram a leitura de vários artigos. Dentre as atividades destaca-se também a participação do Grupo em uma palestra sobre Inclusão, visto que todos como futuros educadores conviverão diariamente com este tema!

Veja  essas atividades e muito mais no Blog do Pibid Ciências da Natureza Dom Pedrito: http://pibiddompedrito.blogspot.com.br/.

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Atividades na Escola Nsª Senhora do Patrocínio.

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Atividades no Instituto Bernardino Ângelo.

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Atividades na Escola Profª Heloísa Louzada

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Atividades na Escola Rural Sucessão dos Moraes.

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Atividades na Escola CIEP.

Semanas de muitas atividades no Subprojeto Ciências da Natureza- Dom Pedrito

As duas últimas semanas de julho foram muito produtivas no Subprojeto Ciências da Natureza em Dom Pedrito!

Confira algumas das atividades elaboradas nos últimos dias nas Escolas Pedritenses.

-Escola Professora Heloísa Louzada:

As atividades destas semanas ocorreram no Instituto Bernardino Ângelo, pois a Escola está em recesso escolar. Na terça-Feira houve a visita da Coordenadora, Professora Crisna, ao grupo de Pibidianos e sua supervisora. Já o dia 24 foi de definição de todas as atividades do programa durante o mês de Agosto, tanto por meio das oficinas ou por meio das atividades do Clube de Ciências.

-Colégio Cândida: 

No dia 16 o grupo realizou uma oficina de física que foi aplicada com os alunos da turma 104, no turno da manhã.  No dia 17 o grupo contou com a visita do Coordenador, profª José Robaina e houve também durante essas semanas a confecção de cartazes de divulgação do programa na Escola. Foi também criado o Clube de Ciências da Escola e assim definidas as atividades de para o próximo mês.

-Escola CIEP: 

Realizou-se na tarde do dia 17 uma reunião com a Diretora da Escola a fim de socializar os resultados obtidos no Dossiê Socioantropológico.  Nesta mesma tarde começaram a criação de oficinas que serão aplicadas após as férias dos alunos.

-Escola Sucessão dos Moraes: 

As atividades durante essa semana ocorreram na Escola CIEP devido às férias dos alunos na Escola Rural.  O grupo de Pibidianos recebeu a coordenadora do projeto, Profª Crisna, aonde juntos começaram a elaboração de atividades para a Escola.

-Escola Nossa Senhora do Patrocínio:

Durante essas semanas o grupo praticamente finalizou a proposta do clube de ciências da Escola e no dia 18 o grupo começou a elaboração do material em Power point que contará com a apresentação do dossiê socioantropológico para a comunidade Escolar.

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Algumas das Imagens das atividades da Escola Heloísa.

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Algumas das Imagens das atividades do Colégio Cândida.

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Algumas das Imagens das atividades da Escola CIEP.
 

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Algumas das Imagens das atividades da Escola Sucessão dos Moraes.

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Algumas das Imagens das atividades da Escola Patrocínio.

Subprojeto Ciências Humanas e o início das das atividades em sala de aula

No período de 14 a 31 de julho os bolsistas ID, juntamente com os professores da educação básica, estão atuando nas salas de aula com o objetivo de investigar o perfil sócio antropológico dos alunos. Em um seminário sobre metodologia de pesquisa qualitativa realizado pelos bolsistas ID, supervisores e coordenação, foi discutida a elaboração de instrumentos de pesquisa para o referido tipo de investigação. Foram construídas grandes categorias para investigação e analise do perfil dos alunos. A partir deste perfil, os bolsistas aplicarão estratégias metodologias para melhor conhecer a realidade familiar e comunitária no entorno da escola. Cabe salientar que a pesquisa sócio antropológica compreende a investigação do espaço escolar, do perfil dos professores, alunos e comunidade externa.  A partir desta compreensão da realidade é que os bolsistas, juntamente com a comunidade escolar planejarão diversas atividades didático-pedagógicas durante o semestre.
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Inicio das atividades do PIBID na Escola Sucessão dos Moraes.

Semana da Escola Sucessão dos Moraes

Esta semana , devido ao tempo de chuva, os pibidianos e a supervisora trabalharam na escola Getúlio Dornelles Vargas – CIEP. Desta forma, começamos a estruturar o Dossiê-socioantropológico, bem como discutimos sobre o mural que pretendemos construir na escola, como primeiro produto, para que a escola conheça o PIBID propriamente dito. Elaboramos neste dia também o planejamento da primeira oficina/ação que pretendemos realizar na escola, intitulada: ” Resgatando a ludicidade no campo”, para o mês de setembro, em que pretendemos resgatar com os alunos, brincadeiras de anteriormente, para que estes possam relembrar estes momentos de ludicidade.
Transporte até a escola