Feira de Ciências da Unipampa recebe mais de 80 trabalhos em etapa de Candiota

Matéria realizada por Minuano – 23/08/2018 – 16:00

Evento é desenvolvido como forma de classificação para fase regional

Mais de 80 trabalhos foram apresentados na sexta edição da Feira de Ciências, Arte e Tecnologia de Candiota (Feican), realizada, ontem, no Ginásio do Municipal Dario Lassance. O evento foi coordenado pela Universidade Federal do Pampa (Unipampa), em parceria com a Secretaria de Educação de Candiota.

Segundo o docente da Unipampa, Pedro Dorneles, que coordena o evento junto ao também professor, Edson Kakuno, a Feican é realizada como uma etapa municipal para selecionar os trabalhos que serão apresentados na feira de ciências regional da Unipampa, que ocorre no dia 31 de agosto, no campus Bagé.

O professor destaca que o projeto, financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), aceita submissão de trabalhos realizados junto a alunos das redes municipal e estadual, desde a Educação Infantil até o Ensino Médio e a Educação para Jovens e Adultos (EJA).

O coordenador salienta que a feira tem se mostrado efetiva em realizar seu objetivo de incentivar os professores e alunos a elaborarem trabalhos de iniciação científica. “Não é um evento de apenas um dia, a Feican já faz parte do calendário escolar do município. As escolas já sabem a data do evento desde o início do ano. Algumas, inclusive, realizam feiras internas, para classificar os trabalhos que irão participar da etapa municipal”, declara.

Para a secretária de Educação do município, Giselma Pereira, o evento representa uma extensão além da sala de aula, para que o aluno possa entrar no mundo científico. “É um sair da rotina e do conteúdo estático da sala de aula, que leva o aluno a viajar através do mundo científico e das artes, nas questões que envolvem o ser humano como um todo”, afirma.

Etapa regional

Encerram, hoje, as inscrições para a oitava Feira de Ciências da Unipampa. Os trabalhos podem ser submetidos através do formulário na página do evento. Esse ano o tema será “Ciência para Redução das Desigualdades”. Para apoiar a temática, está sendo incentivada a participação feminina e de pessoas com deficiência.

Os alunos responsáveis pelos trabalhos vencedores da etapa regional participarão de um passeio no Museu da PUC, em Porto Alegre, além de concorrerem a bolsas de iniciação científica júnior, para desenvolver atividades na universidade, durante 12 meses.

Os trabalhos podem ser inscritos nas seguintes áreas: Ciências da Natureza e suas Tecnologias; e Matemática e suas Tecnologias; que podem ser relacionados a outras áreas do conhecimento, como: Ciências Humanas e suas Tecnologias; e Linguagens, Códigos e suas Tecnologias.

Evento é desenvolvido como forma de classificação para fase regional