Serviço de Psicologia

Documentação
Descrição

O serviço, vinculado à Divisão de Atenção à Saúde e Segurança do Trabalho (DASST), conta atualmente com duas psicólogas que atendem, orientam e acompanham servidores(as) ativos(as), ocupantes de cargo de gestão ou não, na perspectiva da promoção da saúde do servidor. Poderão ser realizados atendimentos individuais, articulação com as chefias/equipes e outras eventuais estratégias, conforme combinação prévia com o(a) servidor(a).

Diferentemente dos atendimentos psicoterapêuticos tradicionais, nos quais o indivíduo tem um vínculo semanal obrigatório, para tratar de forma ampla e profunda sobre questões psicológicas, durante um período maior de tempo, o serviço de psicologia da PROGEPE possui outro funcionamento. 

Ele dispõe de duas psicólogas, em dias e horários específicos, oferecendo escuta qualificada e suporte/acolhimento sem julgamentos, para dialogarem sobre questões relacionadas ao trabalho. Diante da demanda apresentada, a psicóloga realizará os encaminhamentos necessários, de acordo com o contexto de cada servidor(a). 

Os atendimentos são pontuais e não deverão gerar expectativa de continuidade em psicoterapia individual. Trata-se de um atendimento psicológico breve e focal, isso quer dizer que há um foco de atuação, direcionado à situação geradora de sofrimento, assim como há um número limitado de sessões com cada servidor(a), a depender da avaliação da psicóloga. Uma vez trabalhada a demanda, os atendimentos serão encerrados, conduzindo à autonomia e empoderamento do(a) trabalhador(a). Apesar disso, o canal de comunicação permanecerá aberto, para que o(a) servidor(a) retome o contato se mais adiante enfrentar outra dificuldade e precisar de novos atendimentos.

Caso se perceba a necessidade de outro tipo de acompanhamento, poderá ser orientado quanto à procura por outros serviços externos à instituição, como psicoterapia ou consulta psiquiátrica. 

Em quais situações o(a) servidor(a) pode solicitar atendimento? 

O objetivo é auxiliar no enfrentamento das dificuldades e na construção de estratégias que promovam saúde e satisfação em relação ao trabalho. Exemplos de demandas possíveis: dificuldades de adaptação ao trabalho, conflitos interpessoais no ambiente de trabalho, burnout, adição ao trabalho, dificuldades no trabalho devido ao uso de álcool e/ou outras drogas, estigmatização e/ou discriminação no trabalho, assédio moral e sexual no ambiente de trabalho, desmotivação, esgotamento, auxílio no processo de mudança de setor, entre outros.

Como são realizados os atendimentos?

Cada atendimento tem duração de 50 minutos até 1 hora. São realizados de forma on-line, preferencialmente através da plataforma Google Meet ou, em dificuldades com a primeira opção, poderá ocorrer via chamada de vídeo do whatsapp. Para o atendimento, se você utilizar um smartphone, talvez seja necessário fazer o download do app Google Meet.

A capacidade de atendimentos ficará restrita às possibilidades da equipe profissional, conforme as demandas recebidas. Caso não haja disponibilidade de agenda, o(a) servidor(a) entrará em uma lista de espera, já que o serviço de psicologia conta hoje com duas psicólogas para atendimento de todos os 10 campi da UNIPAMPA + Reitoria. 

Cabe informar que diante de três faltas não justificadas, o(a) servidor(a) será desligado(a) do atendimento. 

É sigiloso?

As psicólogas que trabalham nesse serviço são profissionais credenciadas no Conselho Regional de Psicologia e também autorizadas a realizar atendimentos on-line. Por essa razão, independente da modalidade de atendimento, todos os princípios éticos profissionais são mantidos, como a garantia de sigilo dos dados e do conteúdo das conversas. 

Deve-se destacar, contudo, que como em toda comunicação realizada via internet, existem riscos que fogem ao alcance dos(as) profissionais. O(a) servidor(a) atendido é responsável pelos dispositivos que utilizar (computador ou celular), pelas mensagens que neles possam ficar armazenadas e por decidir compartilhar alguma informação do seu atendimento com alguém.

Lembre-se de utilizar um fone de ouvido no momento do atendimento, se possível, e busque um local tranquilo e reservado, para poder se expressar sem ressalvas.

Salientamos que o atendimento psicológico é um momento em que o(a) servidor(a) poderá falar sem julgamentos, com garantia de sigilo. Sendo assim, é importante que saiba que se trata de um espaço seguro para falar a respeito de colegas e de chefias, se for o caso.

Público-Alvo: Servidores ativos da UNIPAMPA (técnico-administrativos e docentes)

Atenção!

Se você está passando por uma emergência psicológica (alucinações, grande descontrole emocional ou pensamentos suicidas), procure imediatamente um serviço presencial, como um Pronto Atendimento (PA) ou UPA. Os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) também oferecem atendimento psicológico gratuito, conforme disponibilidade.

Sintam-se abraçados(as),
Psicologia PROGEPE.