FIMP trouxe violino e contra-baixo acústico

 

A 5ª edição do evento anual “FIMP BAGÉ” (Festival Internacional Música no Pampa) inclui em sua programação os “Concertos Comunitários”, de caráter itinerante. Nosso auditório recebeu nesta tarde dois profissionais nesta modalidade de apresentação e diálogo com o público.
 


 

Os músicos Ghadyego Carraro (contra-baixo acústico) e Luis Mascaro (violino) interpretaram composições de autores consagrados, como Milles Davis e Darol Anger. Entre uma performance e outra, propuseram ao público um debate aberto, a partir de dúvidas e opiniões espontâneas. Jazz, funk, reggae, rock com o violino, trabalhados com a improvisação, através de percussão, foi um dos principais tópicos da explicação combinada com demonstração. Deste modo, um violino pode emular sons de uma guitarra, por exemplo.

Além das professoras Adriana Bozzetto e Elaine Daenecke, da Licenciatura em Música, acompanharam o duo na troca de idéias outros profissionais e estudantes presentes. As perguntas desencadearam explicações sobre como fazer música, e quanto à importância dos instrumentos. Os quatro falaram sobre arranjos contemporâneos, para além da referência exclusiva de ensino da musica erudita, com a prática da exploração, criação, interação e improviso. Imprimir idéias e vivências pessoais na interpretação de autores clássicos, através do estudo que garante qualidade e coerência ao trabalho, vai ao encontro à proposta do curso no Campus Bagé, o qual não possui prova específica e trabalha a partir dos conhecimentos que os alunos trazem de suas experiências pessoais.


 


 


 

Em relação à natureza dos instrumentos, explicaram que não necessariamente os artefatos mais antigos sejam os de melhor qualidade e, muitas vezes, o valor histórico não acompanha a eficiência no trabalho. Há ainda a influência do ambiente no resultado do uso: a madeira, por exemplo, trabalha diferentemente em decorrência de umidade e da temperatura, e há tipos muito diferentes de matéria prima e processos de preparo. Por fim, ficou o convite para que a comunidade acadêmica acompanhe as demais oportunidades dentro da programação do 5º FIMP Bagé.