https://sites.unipampa.edu.br/procadi
8º Fórum de NEABIs da Unipampa
As políticas institucionais de implementação da ERER e o papel dos NEABIs
07/12 das 09h às 17h
Convidados
Giane Vargas Escobar
Professora Adjunta do Curso de História-Licenciatura da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Campus Jaguarão. Doutora em Comunicação pelo POSCOM/UFSM (2017), na linha de pesquisa Mídia e Identidades Contemporâneas, com estágio de Doutorado Sanduíche no Programa Doutoral em Estudos Culturais (PDEC), pelas Universidades de Aveiro-Minho, em Portugal (2014), com bolsa CAPES. Coordenadora do NEABI Mocinha – Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas – Campus Jaguarão. Idealizadora e coordenadora de Atinúké – Grupo de Estudos sobre o Pensamento de Mulheres Negras. Foi Professora Substituta do Curso de Bacharelado em Museologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul -UFRGS (2015-2016). Foi Conselheira da Fundação Cultural Palmares-MinC como representante da academia (2015-2016). É Mestre em Patrimônio Cultural – ênfase Área de História, pela UFSM (2010). Especialista em Museologia pelo Centro Universitário Franciscano/UNIFRA (2002). Graduada em Letras pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Imaculada Conceição/FIC (1988). É responsável pelo Projeto Museológico de criação e revitalização do Museu Treze de Maio de Santa Maria, o primeiro museu da cultura afro-brasileira do Estado do RS, atuando como Diretora Técnica no período 2003-2012. Coordenadora Executiva do projeto Portal para os Clubes Sociais Negros do Brasil (2009-2011). Foi agraciada pela Fundação Manneby com o prêmio “Museum Prize Winner 2014”, na cidade de Gotemburgo, na Suécia.Tem experiência na área de educação, gestão, preservação de acervos e conservação de bens culturais, Museologia e Patrimônio Cultural, com ênfase em Museologia Social e Comunitária. Tem interesse nos seguintes temas/áreas: Clubes Sociais Negros e políticas públicas de preservação, salvaguarda e patrimonialização, Comunicação, Estudos Culturais, pensamento de mulheres negras, museus comunitários e ecomuseus. Membro efetivo da Associação Brasileira de Ecomuseus e Museus Comunitários, a ABREMC. É pesquisadora associada à ABPN – Associação Brasileira de Pesquisadores Negros/as e coordenadora da Área Memória e Patrimônio. Foi Coordenadora do IV COPENE SUL (2019). Foi investigadora voluntária na Agência Irenne de Comunicação e Educação para a Cidadania e Igualdade de Género do PDEC (2014-2016). Membro do Grupo de Pesquisa Estudos Culturais e Audiovisualidades do Curso de Comunicação da UFSM e do Grupo Género em Discussão, do Programa Doutoral em Estudos Culturais da Universidade de Aveiro, em Portugal.
Eráclito Pereira
Professor Adjunto no Departamento de Ciências da Informação da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (DCI/FABICO/UFRGS). Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGEdu/UFRGS). Educador Griô e Griô Aprendiz pela Escola de Formação na Pedagogia Griô. Mestre em Patrimônio Cultural pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Bacharel em Museologia pelo Centro Universitário Barriga Verde (UNIBAVE). Membro do Núcleo de Estudos Africanos, Afro-brasileiros e Indígenas – NEABI/UFRGS. Pesquisador associado à Associação Brasileira de Pesquisadoras/es Negras/os – ABPN. Coordenador do Consórcio Nacional de Núcleos de Estudos Afro-Brasileiros – CONNEABS/Regional Sul (Gestão 2022-2024). Membro da Rede de Docentes e Cientistas do Campo da Museologia; Membro efetivo da Associação Brasileira de Ecomuseus e Museus Comunitários – ABREMC. Membro do Grupo de Estudos em Memória, Museus e Patrimônio – GEMMUS/UFRGS/CNPq e do Grupo de Pesquisa em Gestão de Acervos e Direitos Humanos – GADH/UFRGS/CNPq. Tem experiência em Educação, Gestão, Museologia e Patrimônio Cultural com ênfase em Museologia Social e Comunitária e Pesquisa Museológica. Tem interesse nos seguintes temas/áreas: Clubes Sociais Negros e políticas públicas de preservação, salvaguarda e patrimonialização; educação das relações étnico-raciais; museus comunitários e ecomuseus; memória e estudos culturais.
Mediação
Marta Iris Camargo Messias da Silveira
Audiência: coordenadoras e coordenadores dos NEABIs da Unipampa
Presencial no campus Santana do Livramento
Transmissão pelo canal da ADAFI no YouTube
Ações Afirmativas e Heteroidentificação Racial: Desafios e Potencialidades
Capacitação para as Comissões de Heteroidentificação da Unipampa
06/12 às 9h30
Ionara Magalhães de Souza
Pedagoga graduada pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Fisioterapeuta graduada pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Especialista em Estudos Étnicos e Raciais pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) e em Preceptoria no SUS pelo Hospital Sírio Libanês/Ministério da Saúde. Mestra em Saúde Coletiva pelo Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Doutora em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual de Feira de Santana (Doutorado Sanduíche na University of the Western Cape, Cape Town, África do Sul). Professora Adjunta e Coordenadora de Políticas Afirmativas da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Integrante do Observatório de Políticas Afirmativas do FONAPRACE. Pesquisadora do Núcleo Interdisciplinar de Estudos sobre Desigualdades em Saúde (NUDES/UEFS). Membra do Comitê Técnico Estadual de Saúde da População Negra. Membra do Grupo de Trabalho Racismo e Saúde da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO). Desenvolve pesquisas na área Saúde de Grupos Populacionais Específicos e Epidemiologia das Desigualdades Sociais em Saúde.
Mediação
Marta Iris Camargo Messias da Silveira
Audiência: Docentes e STAEs da Unipampa
Inscrição pelo formulário https://forms.gle/GNQRkznFLLJVDr6U8
Reunião por Google Meet
Envio do link pelo email institucional