NINA | Assessoria de Diversidade, Ações Afirmativas e Inclusão

NINA

NInA Núcleo de Inclusão e Acessibilidade

https://sites.unipampa.edu.br/nina

Núcleo de Inclusão e Acessibilidade

O Núcleo de Inclusão e Acessibilidade – NINA é órgão suplementar, de natureza institucional, vinculado à Reitoria da Universidade Federal do Pampa. O NINA é o setor responsável pela articulação de ações visando contribuir com a definição, desenvolvimento e implantação de políticas de inclusão e acessibilidade na UNIPAMPA.

A atuação do NINA está voltada para os alunos que apresentam: deficiência na(s) área(s) auditiva, visual, física, intelectual e/ou múltipla; Transtornos Globais de Desenvolvimento – TGD, altas habilidades /superdotação e dificuldades específicas de aprendizagem que requeiram Atendimento Educacional Especializado. As ações são desenvolvidas baseando-se nos princípios da colaboração, intersetorialidade e multiprofissionalidade das equipes, alcançando de modo ramificado todas as unidades universitárias (campus) e setores da Reitoria e Pró-Reitorias.

Para tanto, além do grupo de servidores próprios do NINA /Reitoria, o Núcleo conta com uma rede de servidores (Interfaces NINA) nos dez campi. Em cada Campus, os Interfaces NINA desenvolvem, em colaboração com todos os docentes e técnico-administrativos em educação, ações destinadas à inclusão e acessibilidade de alunos e servidores.

* * *

Canto Alegretense acessível em Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS)
com a intérprete Josie dos Santos Pillar
https://youtu.be/N3kSh0MeqHo

 

* * *

Setembro Surdo Unipampa 2022

22/09 às 9h

https://youtu.be/xm8mCaXV5Ns

“Direitos da comunidade surda: imersão nas Leis de Acessibilidade e Inclusão”

O convidado Jorge Curtis é professor e advogado, especialista no Direito das pessoas com deficiência. Criador e palestrante do projeto Advogado em LIBRAS.

http://advogadoemlibras.com.br
http://instagram.com/advogadoemlibras
https://www.facebook.com/advogadoemlibras
profjorgecurtis@gmail.com
51.98491.9878

CERTIFICAÇÃO
COM INSCRIÇÃO!


https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScnwBVVQTi_z9i5RgI2Ok9HBFc4y1sbljGAFRVBMpfUaYcc2g/viewform?usp=pp_url

 

* * *

2ª Semana da Inclusão da Unipampa – Dezembro de 2021

06 à 10/12

Transmissão pelo canal ADAFI no YouTube http://youtube.com/adafi

06/12 https://youtu.be/NJNZS-taz6Q
07/12 https://youtu.be/IBr-8T933pU
10/12 https://youtu.be/SHId8dVc2uQ

06/12 às 14h – Palestra “Atendimento Educacional Especializado na Educação Superior: possibilidades para operacionalização”

Prof° Dra. Fabiane Vanessa Breitenbach é doutora em Educação pelo PPG em Educação, linha de pesquisa Educação Especial (PPGE /UFSM 2018). Graduada em Educação Especial, especialsta em Gestão Educacional (UFSM 2009), mestra em Educação (PPGE /UFSM 2012) e habilitada em Deficiência Mental (UFSM 2006); foi técnica em Assuntos Educacionais no IFRS, Campus Sertão, docente em Educação Especial (Parfor) da Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó), docente na Educação Especial, Licenciatura Plena (EAD UFSM); é técnica em Assuntos Educacionais (UFSM) desde 2013, atuando com o Núcleo de Acessibilidade, vinculado à Coordenadoria de Ações Educacionais, com Educação Especial, Inclusão na Educação Superior, deficiência intelectual, Teoria Histórico-Cultural, políticas de inclusão e acessibilidade.

https://youtu.be/NJNZS-taz6Q

07/12 às 14h – Palestra “Deficiência Intelectual”

Lisiane Gil é pedagoga em Educação Especial, psicopedagoga, analista técnica da Faders desde 1998.

Miriam Garcia é pedagoga em Educação Especial e psicopedagoga clínica e institucional, analista técnica da Faders desde 1990.

https://youtu.be/IBr-8T933pU

08 e 09/12
Relatos de experiência entre estudantes atendidos, bolsistas do NINA e docentes

10/12 das 14h às 16h – Mesa Redonda “Transtornos de Ansiedade”

Fernanda Hernandes Figueira é doutora em Ciências Fisiológicas (FURG), mestra em Ciências Biológicas (UFSM), graduada em Educação Física e Biologia, professora substituta na Unipampa Campus São Gabriel.

Ricardo Cartier dos Santos é especialista em Metodologia do Ensino Superior e EAD, psicólogo clínico (UFSM), técnico administrativo na Unipampa (PRAEC, Núcleo de Promoção de Saúde Mental e Práticas Desportivas).

https://youtu.be/SHId8dVc2uQ