NInA – Núcleo de Inclusão e Acessibilidade

Unipampa constitui comissão de criação do NEPLibras

Conforme Portaria Nº 1148, DE 19 DE JULHO DE 2023, foi constituída a Comissão para criação do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Libras – NEPLibras da Universidade Federal do Pampa, que estabelecerá normas referentes à realização do serviço de Língua Brasileira de Sinais na Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) exercido por Servidores Técnicos Administrativos Tradutores Intérpretes de Libras/Português e Servidores Docentes de Libras.

“De acordo com Lucas Ávila, tradutor e intérprete de Libras e atual Coordenador do Núcleo de Inclusão e Acessibilidade (NInA) da Unipampa, o NEPLibras fomentará o uso da Libras na Universidade, fazendo com que a inclusão seja efetivada em todos os campi, como, por exemplo, com editais que contemplem as necessidades da comunidade surda. “

No link a seguir, está a publicação oficial constando maiores detalhes  sobre a reunião que foi realizada na terça-feira, 18.

https://unipampa.edu.br/portal/unipampa-instaura-comissao-de-criacao-do-neplibras

Unipampa constitui Comissão de Apoio ao Núcleo de Inclusão e Acessibilidade – CONInA

Conforme Portaria No 749, DE 04 DE MAIO DE 2023, foi constituída a Comissão de Apoio ao Núcleo de Inclusão e Acessibilidade – CONINA da Universidade Federal do Pampa, órgão consultivo sobre questões relacionadas à acessibilidade e à inclusão das Pessoas com Deficiência, com o objetivo de assessorar e oferecer suporte técnico e operacional ao Núcleo de Inclusão e Acessibilidade (NINA), no que concerne à Política e às normas institucionais de acessibilidade e inclusão relativas às Pessoas com Deficiência, Transtorno do Espectro Autista, Altas Habilidades e Superdotação, colaborando para eliminar as barreiras pedagógicas, arquitetônicas, atitudinais, estruturais, de informação e comunicação, a fim de cumprir os requisitos legais nacionais
e institucionais de acessibilidade e inclusão.

A Comissão é formada por Servidores Técnicos Administrativos e Servidores Docentes.

UNIPAMPA contrata novos Profissionais Terceirizados – TILs

A partir da data de hoje, contamos com a atuação de 06 novos Profissionais contratados para prestação de serviços de Tradutor/Intérprete da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), distribuídos entre 4 Campi e Reitoria para atuarem em atividades relacionadas à Inclusão e Acessibilidade.

Os Campi que irão recebe-los são: Dom Pedrito (1), Jaguarão (1), São Borja (1), Uruguaiana (2) e Reitoria (1).

UNIPAMPA promove cadastro aos estudantes atletas com deficiência

A UNIPAMPA disponibilizou o link aos estudantes atletas com deficiência para cadastramento de paratletas.

Este cadastro tem por objetivo informar aos estudantes-atletas e paratletas sobre a realização de eventos universitários, e suas condições de participação.

Cada competição possui suas regras, investimentos e normas de participação. Portanto, o preenchimento deste cadastro não garante a participação de estudantes nestas competições; Entretanto, poderemos informá-los sobre o calendário de atividades (quando divulgado), bem como todos os detalhes sobre estes eventos, para que os mesmos possam analisar a viabilidade de participação.

Para se cadastrar,  basta que o estudante acesse o link abaixo e realize o preenchimento até o dia 10/04/2023.

Link: forms.gle/oDTxE77YrjE4y9Ax7

Unipampa Campus Caçapava do Sul gradua seu Primeiro Aluno com Deficiência

O Núcleo de Inclusão e Acessibilidade (NinA), tem a honra de participar que no dia 28 de setembro, o Campus Caçapava do Sul realizou a Colação de Grau de seu Primeiro Discente com Deficiência, acompanhado pelo NInA, Patrick Marques Moraes – Bacharel em Engenharia Ambiental e Sanitarista.

Foto 1 – Defesa Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Da esquerda para direita, estavam presentes: Liara Souza (Interface NinA e Assistente Social); Patrick Marques Moraes (Formando); Juan Francs Lima de Moura (Monitor NInA que fazia o apoio ao discente, desde 2021); Leila Saldanha (Pedagoga); Katiúcia Pletiskaitz (Assistente Social) e Cátia Munhoz Vieira (Monitora NinA).

Juntamente ao grupo, fez-se presente a Professora e Orientadora Jessica Weiler, que conduziu o desenvolvimento do trabalho de conclusão de curso realizado pelo discente, resultando na excelência.

Foto 2 – Banca Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Da esquerda para direita, compõem a Banca: Prof. Mariana Ribeiro Santiago; Professora Zilda Baratto Vendrame e Prof. Jessica Weiler.

Parabenizamos Patrick Marques Moraes, Engenheiro Ambiental e Sanitarista, pela sua conquista e desejamos sucesso em sua carreira profissional!

NInA seleciona 37 novos Bolsistas no 1º Semestre de 2022

Durante o primeiro semestre do ano, o Núcleo de Inclusão e Acessibilidade (NInA) realizou a seleção de novos bolsistas para contemplarem atividades de inclusão e acessibilidade.

No total somaram-se 37 novos discentes bolsistas, os quais foram distribuídos nos 10 Campus da Universidade, contemplando:

30 Bolsas de Monitoria Inclusão e Acessibilidade direcionadas aos discentes;
7 Bolsas NInA Libras aos docentes.

As atividades exercidas pelos bolsistas são fundamentais para o desenvolvimento do ensino-aprendizagem do discente com deficiência, durante a sua formação acadêmica

II Semana da Inclusão

A II Semana da Inclusão, realizada entre os dias 06/12/2021 a 10/12/2021, foi um sucesso!!

O Evento, que contou com a participação de um público expressivo, abordou temas sobre AEE, Deficiência Intelectual e Transtornos de Ansiedade.

Os certificados estão sendo elaborados e serão enviados aos que assinaram a lista de presença durante o evento ao vivo.

O NInA agradece a participação de todos! Até 2022!