Novos fluxos para solicitação do serviço de Tradução e Interpretação em LIBRAS

Prezando pela melhoria no atendimento aos Eventos da UNIPAMPA, o NInA, em colaboração com os TILS da Instituição, elaboraram um novo formulário para solicitação deste serviço.

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfm-bLIIV_HBRx-JWaJR4xzknPD1NHpOXhMNIww6VV-OQpnPA/viewform?usp=sf_link

A solicitação deve atender o prazo de 5 dias úteis e, a partir de 03/08/2020, somente será aceita através deste formulário.

 

Live: VIDAS NEGRAS Surdas Importam?

VIDAS NEGRAS SURDAS IMPORTAM???

Venha participar desse bate papo pelo YouTube, com:

Mediador – Bruno Rico: Publicitário, ativista, escritor e cronista, colunista da The Brazilian Report, fundador e proprietário da Umbono Comunicação

Edinho Santos (surdo): Poeta, pedagogo, ativista do Slam e líder do Movimento Negro Surdo

Priscilla Leonnor (surda): Mestre em ensino, ativista surda e líder do Movimento Negro Surdo

Rodrigo Pereira (surdo): Estudante UFSC, líder do Movimento LGBT Surdo

Intérprete de Libras: Me Maria Cristina Laguna

Dia: 24 de julho
hora: 20h
Onde:YouTube

https://www.youtube.com/channel/UC5WnhPtxl9xSsfIjKqNYGIA

APOIO:
Associação Gaúcha de Língua de Sinais – AGILS
Associação dos Surdos de Santa Maria
Casa de Cultura de Hop Hop de Esteio – ACHE
Coletivo Feminista Helen Keller
Comissão de Direitos Humanos do Conselho Regional de Psicologia do RS – CRP
Faculdade de Desenvolvimento do Rio Grande do Sul- FADERGS
Hand Talk
Helpvox
Instituto Federal Rio Grande do Sul – Campus Alvorada
Ministério Público do Trabalho no Rio Grande do Sul – MPT
Universidade de Caxias do Sul
Universidade Federal do Pampa – Campus Bagé
TAG Experiências Literárias

Edital seleciona Bolsistas de Monitoria de Inclusão e Acessibilidade

A Universidade Federal do Pampa (Unipampa) torna público o processo seletivo de monitores para realizar o acompanhamento a estudantes com deficiência e transtornos do espectro autista, a partir do segundo semestre, de setembro a dezembro de 2020,.

As oportunidades são para os dez Campi. Ao todo serão selecionados 42 bolsistas para desempenhar monitoria de Inclusão e Acessibilidade.

O período de inscrições será de 27/07 a 31/07, exclusivamente pela internet, preenchendo o formulário de inscrição (anexo IV do Edital 180/2020) e encaminhá-lo para o e-mail nina@unipampa.edu.br, com assunto “Inscrição Monitoria”. Além deste, os seguintes documentos devem ser anexados: cópia do histórico acadêmico atualizado; e, curriculum vitae registrado na plataforma Lattes. Os candidatos devem ter disponibilidade de tempo para atender as atividades programadas, conforme declarado no ato da inscrição, e preferencialmente não exercerem outra atividade formal remunerada no período. O processo de seleção envolverá a certificação, a análise dos documentos apresentados e entrevista on-line.

Ao monitor em atividade será concedida bolsa de monitoria, a ser paga mensalmente durante o semestre letivo no valor de R$ 400,00. O monitor deverá cumprir carga horária semanal de 20 horas.

 

 

 

Nota de repúdio

No dia 10/07/2020 aconteceu a live NInA com o tema:

Acessibilidade Comunicacional: A Inclusão no Ensino na perspectiva Remota durante o distanciamento social.

A Live foi interrompida diversas vezes por um grupo que ingressou na sala com objetivo de atrapalhar o debate. O evento, que contava com mais 130 participantes, teve o acesso restrito pelo NInA para evitar que mais interrupções ocorressem.

A Mediadora Debora Hernandes Figueira alertou o grupo e ressaltou que o foco do evento era a aquisição de conhecimento e que pessoas alheias a este propósito seriam banidas da sala.

O NInA repudia este tipo de atitude e ressalta que a equipe ADAFI tomará providências para que o fato não ocorra novamente.

Embora este grupo tenha tentado encerrar o debate, após este pequeno período de tempo, a live seguiu normalmente e as expectativas foram alcançadas.

Pedimos desculpas pelo ocorrido e agradecemos a compreensão de todos.

Projeto Arborização Urbana e Inclusão Social

No dia 21 de novembro a Equipe NInA estava presente no projeto de Arborização promovido pela PROEXT. O programa tem o objetivo de impulsionar o poder público a tomar atitudes e investir em políticas de gestão ambiental, através de conservação e cuidados com as árvores da cidade de Bagé e contou com a participação dos Intérpretes NInA Lucas e Fernando, que fizeram a tradução em LIBRAS dos vídeos apresentados. No dia do Evento,  escolas municipais e estaduais marcaram presença. Confira as fotos: