NInA – Núcleo de Inclusão e Acessibilidade

Unipampa Campus Caçapava do Sul gradua seu Primeiro Aluno com Deficiência

O Núcleo de Inclusão e Acessibilidade (NinA), tem a honra de participar que no dia 28 de setembro, o Campus Caçapava do Sul realizou a Colação de Grau de seu Primeiro Discente com Deficiência, acompanhado pelo NInA, Patrick Marques Moraes – Bacharel em Engenharia Ambiental e Sanitarista.

Foto 1 – Defesa Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Da esquerda para direita, estavam presentes: Liara Souza (Interface NinA e Assistente Social); Patrick Marques Moraes (Formando); Juan Francs Lima de Moura (Monitor NInA que fazia o apoio ao discente, desde 2021); Leila Saldanha (Pedagoga); Katiúcia Pletiskaitz (Assistente Social) e Cátia Munhoz Vieira (Monitora NinA).

Juntamente ao grupo, fez-se presente a Professora e Orientadora Jessica Weiler, que conduziu o desenvolvimento do trabalho de conclusão de curso realizado pelo discente, resultando na excelência.

Foto 2 – Banca Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Da esquerda para direita, compõem a Banca: Prof. Mariana Ribeiro Santiago; Professora Zilda Baratto Vendrame e Prof. Jessica Weiler.

Parabenizamos Patrick Marques Moraes, Engenheiro Ambiental e Sanitarista, pela sua conquista e desejamos sucesso em sua carreira profissional!

NInA seleciona 37 novos Bolsistas no 1º Semestre de 2022

Durante o primeiro semestre do ano, o Núcleo de Inclusão e Acessibilidade (NInA) realizou a seleção de novos bolsistas para contemplarem atividades de inclusão e acessibilidade.

No total somaram-se 37 novos discentes bolsistas, os quais foram distribuídos nos 10 Campus da Universidade, contemplando:

30 Bolsas de Monitoria Inclusão e Acessibilidade direcionadas aos discentes;
7 Bolsas NInA Libras aos docentes.

As atividades exercidas pelos bolsistas são fundamentais para o desenvolvimento do ensino-aprendizagem do discente com deficiência, durante a sua formação acadêmica

II Semana da Inclusão

A II Semana da Inclusão, realizada entre os dias 06/12/2021 a 10/12/2021, foi um sucesso!!

O Evento, que contou com a participação de um público expressivo, abordou temas sobre AEE, Deficiência Intelectual e Transtornos de Ansiedade.

Os certificados estão sendo elaborados e serão enviados aos que assinaram a lista de presença durante o evento ao vivo.

O NInA agradece a participação de todos! Até 2022!

 

II Semana da Inclusão

Acontece a partir de hoje a II Semana da Inclusão.

O evento foi organizado pelo Núcleo de Inclusão e Acessibilidade e é uma continuidade da ação realizada em 2020. Este ano, traz como tema a Deficiência Intelectual, as Deficiências Psicossociais e o Atendimento Educacional Especializado.
A Semana da Inclusão é realizada em Dezembro, pois durante este mês é comemorado o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, Dia da Acessibilidade, Dia da Inclusão Social, Dia do cego, e outras datas importantes relacionadas à Inclusão.
Durante a semana, teremos a participação de instituições importantes como a FADERS- Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para as Pessoas com Deficiência e Pessoas com Altas Habilidades no RS, a CAED- Coordenadoria de Ações Educacionais da UFSM e nossa parceria em diversos eventos do NInA, a Pró- Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários.

Para todos verem: Imagem quadrada com fundo preto e azul. Na parte superior estão os logos da UNIPAMPA, ADAFI e NInA. Logo da II Semana da Inclusão no canto superior esquerdo em amarelo. Tema das palestras e data na cor amarela. Abaixo, foto dos palestrantes com a Biografia ao lado da foto.
Palestra: Atendimento Educacional Especializado na Educação Superior: possibilidades para operacionalização
Palestrante: Prof° Dra. Fabiane Vanessa Breitenbach: Doutora em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação, Linha de Pesquisa de Educação Especial, da Universidade Federal de Santa Maria – PPGE/UFSM (2018). Possui graduação em Educação Especial – Habilitação Deficiência Mental pela UFSM (2006), Especialização em Gestão Educacional pela UFSM (2009) e Mestrado em Educação pelo PPGE/UFSM (2012). Exerceu a função de Técnica em Assuntos Educacionais no IFRS – Campus Sertão de novembro de 2009 à dezembro de 2012. Foi docente do Curso de Educação Especial (Parfor) da Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó), é docente do Curso de Educação Especial – Licenciatura Plena EAD da UFSM. Desde janeiro de 2013 exerce a função de Técnica em Assuntos Educacionais na UFSM, atuando juntamente ao Núcleo de Acessibilidade, vinculado à Coordenadoria de Ações Educacionais. Tem experiência na área da Educação, com ênfase em Educação Especial, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Especial, inclusão na Educação Superior, deficiência intelectual, Teoria Histórico-Cultural, políticas de inclusão e acessibilidade. 
Palestra: Deficiência Intelectual
Palestrantes: MIRIAM GARCIA. Pedagoga em Educação Especial Psipedagoga Clínica e Institucional, Analista Tecnica da Faders desde 1990;
LISIANE GIL Pedagoga em Ed. Especial, Psicopedagoga. Analista tecnica da Faders desde 1998.
Palestra: Transtornos de Ansiedade
Palestrantes: Fernanda Hernandes Figueira. Doutora em Ciências Fisiológicas pela Universidade Federal do Rio Grande, Mestra em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Maria, Graduada em Educação Física e Biologia. Professora Adjunta da Universidade Federal de Pelotas
Ricardo dos Santos é Psicólogo clínico e Membro da PRAEC no Núcleo de Promoção de Saúde Mental e Práticas Desportivas. Formado pela UFSM, especialista em Metodologia do Ensino Superior e EAD.

 

Setembro do Surdo

Nos dias 23 e 24 de Setembro aconteceu na o “Setembro do Surdo” evento organizado pelo Núcleo de Inclusão e Acessibilidade, com apoio da AGILS, Escola Municipal Bidart e foi uma realização da Assessoria de Diversidade, Ações Afirmativas e Inclusão.

Estiveram presentes no evento o Reitor da UNIPAMPA, Roberlaine Ribeiro Jorge, o Pró-Reitor de Graduação Pedro Kemerich, o Pró-Reitor e o Pró-Reitor Adjunto de Assuntos Estudantis e Comunitários Carlos Aurélio Dilli Gonçalves e Bruno Lindemayer, o Pró-Reitor Adjunto de  Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação Cháriston André Dal Belo, a Pró-Reitora de Planejamento Viviane Gentil,  o Pró-Reitor de Gestão de Pessoas Edward Pessano, os Coordenadores Acadêmicos dos Campus Bagé, Dom Pedrito, Jaguarão e Itaqui e a Diretora da Escola Municpal de Ensino Fundamental Fundação Bidart Albéres Siqueira.

O NInA agradece a presença de todos!

   

   

 

   

   

   

   

   

   

   

    

Setembro do Surdo

O Núcleo de Inclusão e Acessibilidade está organizando o Setembro do Surdo da UNIPAMPA. O mês de Setembro, conhecido como Setembro Azul, é marcado por diversos eventos voltados para a conscientização sobre a acessibilidade e a comemoração das conquistas obtidas pela comunidade surda ao longo dos anos.

Organização: NInA- Núcleo de Inclusão e Acessibilidade

23/09https://youtu.be/YLv3s7CYoLs
24/09https://youtu.be/tI9W1MoTsrk

Horáriodas 14:00 às 16:00

Local: Canal da Adafi no YouTube

Para todos verem: Cartaz retangular. No topo, fundo azul com título do evento e data de realização na cor branca. Abaixo, fundo branco com fotos, nomes e descrição dos palestrantes. No lado direito fundo preto com os logos dos organizadores e apoiadores.Dia 23/09: Educação Bilíngue do Surdo na Fronteira: Perspectivas e relatos de caso. Palestrantes: Roberta Messa, Vanessa Ávila, Taísa Soares, Alessandra Goulart, Cristina Laguna. Mediação: Marta ÍrisDia 24/09: Identidades Surdas, Diversidade e Cultura: Relatos de experiência. Palestrantes: Rodrigo Pereira Lima, Ana Lara, Alessandra Goulart, Pamela Scarlett. Mediação: Marta Íris.

Formulário de solicitação atendimento Edital 292/2021

Já está disponível o Formulário para solicitação de atendimento para tradução de documentos que visa traduzir apenas os documentos dos ALUNOS surdos na Instituição, conforme itens 2.2 e 4.1 do EDITAL_292-2021, devendo ser solicitado pelo Docente deste aluno ou TAEs do NUdE,.

O formulário destina-se a coletar os pedidos de tradução de trabalhos, provas, artigos científicos e acadêmicos, teses e dissertações escritas em Língua Portuguesa – LP, na modalidade escrita como segunda língua – L2. As ações de tradução se destinarão às produções acadêmicas: traduções de avaliações, materiais de aula, monografias, trabalhos de conclusão de curso, dissertações, teses, artigos, e-mails e outros que estejam relacionados às atividades acadêmicas da UNIPAMPA.