Setembro do Surdo – Diversidade, Cultura e Educação: Vivências

https://youtu.be/YLv3s7CYoLs

23 e 24/09 às 14h00

Objetivo: destacar o período temático trazendo vivências e relatos sobre o tema. Transmissão pelo canal ADAFI – Diversidade, Ações Afirmativas e Inclusão no YouTube http://youtube.com/adafi

23/09 – Mesa redonda “Educação bilíngue do surdo na fronteira: perspectivas e relatos”
24/09 – Roda de conversa “Identidades Surdas, Diversidade e Cultura: relatos de experiência”

Dez anos da política de cotas: experiência das comissões de heteroidentificação nas universidades (Seminário Nacional)

http://bit.ly/seminariocotas2021 (inscrição)

https://sgce.tic.ufrj.br (inscrição de participantes /ouvintes)

Seminário Nacional “Dez anos da política de cotas:
experiência das comissões de heteroidentificação nas universidades”

18 a 22/10

A Câmara de Políticas Raciais da Universidade Federal do Rio de Janeiro, identificando a necessidade de aprofundamento das discussões sobre o procedimento de heteroidentificação nas universidades federais, no momento em que se avizinha a revisão da Lei 12.711/2012, promove o seminário nacional “Dez anos da política de cotas: experiência das comissões de heteroidentificação nas universidades”.

O momento político exige um fortalecimento da atuação das comissões, comprometendo-se a entender suas dificuldades e, à luz da troca de experiências, aprimorar o seu fazer.

Haverá apresentações das comissões das universidades sobre o seu fazer, com foco nas suas dificuldades, seus resultados e perspectivas, o que pretendemos que ajude a fomentar o debate.

Critérios de participação

Serão admitidas duas modalidades de participação: na condição de apresentador(es) representante(s) de comissão de heteroidentificação ou na condição de ouvinte;

Para a inscrição do Relato de experiência, as comissões serão representadas por um a três apresentadores, já descritos no formulário de inscrição, para uma apresentação apenas, com ou sem auxílio de apresentação de slides.

As apresentações serão divididas em grupos de três, em salas virtuais, onde os apresentadores e ouvintes debaterão após as exposições de até 15 minutos cada.