Criada pela Lei nº 11.133/2005, a data tem o objetivo de conscientizar sobre a importância do desenvolvimento de meios de inclusão das pessoas com deficiência na sociedade.
O preconceito e a inacessibilidade pública também são dois pontos centrais a serem debatidos durante esta data, e que são responsáveis por dificultar a vida dessas pessoas.
Pessoa com deficiência é a que possui limitação ou incapacidade para o desempenho de atividades e requer atenção integral que compreenda ações de promoção, prevenção, assistência, reabilitação e manutenção da saúde.
A Unipampa reforça a luta contra qualquer preconceito e discriminação, bem como a denúncia de qualquer ação discriminatória que coloque em risco os direitos da Pessoa com Deficiência (PCD).
Na Unipampa a Assessoria de Diversidade, Ações Afirmativas e Inclusão (ADAFI) é a assessoria que tem como missão garantir a equidade e a igualdade de oportunidades no acesso, na permanência, nas mobilidades e nas qualificações de discentes e servidores/as nos âmbitos do Ensino, da Pesquisa e da Extensão da Unipampa, atuando na superação das históricas desigualdades socioeconômicas, culturais e políticas na sociedade brasileira.
https://facebook.com/photo.php?fbid=638503298409480&set=a.551537930439351