Núcleo:
- Subprojeto Língua Portuguesa – Bagé
Docente Orientadora:
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- Profª Isabel Cristina Ferreira Teixeira
Preceptoras:
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- Profª Dianifer Paz Machado
- Profª Isabel Cristina Pérez Duarte
- Profª Lucy Mara Dilélio Ali
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Escolas:
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- Colégio Estadual Waldemar Amoretty Machado
- Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor Miranda
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No WAM,
Residentes orientados pela preceptora Dianifer Paz Machado:
Aline Alves Portella
Charlusa Camargo Montezano
Douglas Ferreira Soares
Janaína Dias da Silva
Lílian Fernandes
Maria Eduarda Osorio Macedo
Mariana Dias Girard
Rosiane Gonçalves dos Santos Sandin
Residentes orientados pela preceptora Lucy Mara Dilélio Ali:
Daniela Conde Peres
Fabiana Barcellos Mor
Luciana Ribeiro Teixeira
Murilo Delgado Jorge
Nathália Stoll de Moraes Beles
Rosana Rodrigues Lopes
Taíze Gonçalves Goulart
Willian Knuth de Lima
Na EMEF Prof. Miranda,
Residentes orientados pela preceptora Isabel Cristina Pérez Duarte:
Eduarda Silva Goulart
Évelin Rezende Rolim
Felipe Carbonell Brites
Fernando Vargas Vieira
Kérolyn Pereira Sarate
Márcia Alves Branco Chaves
Tais Granato Nogueira
Alguns apontamentos sobre o núcleo de LP
O Residência Pedagógica começou em agosto de 2018, na UNIPAMPA. O núcleo de Língua Portuguesa começou com 25 residentes, 3 preceptoras e a docente orientadora. A Etapa I estava destinada à formação dos preceptores e preparação dos residentes. Poderia ser realizada na universidade, mas em uma conversa entre a coordenadora institucional, prof. Claudete, e a docente orientadora do núcleo, prof. Isabel, a coordenadora comentou que as reuniões poderiam se realizar na escola, desde o começo. Todos aprovaram a ideia. Então, o núcleo de Língua Portuguesa, desde o começo do programa, realizou as atividades nas duas escolas em que atua, Colégio Estadual Prof. Waldemar Amoretty Machado (WAM) e Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor Miranda, reservando os espaços da universidade para ocasiões especiais, em que a escola estava impossibilitada de acolher o grupo ou porque o evento estava previsto para a instituição.
Na Etapa II – de observação e diagnóstico – os residentes começaram a observar as turmas em que realizariam as práticas docentes, para identificar dificuldades e virtudes, para refletir sobre e planejar as atividades importantes para os diferentes anos. Documento muito importante nessa etapa: a BNCC. Por quê? Porque ela abandona uma abordagem meramente gramatical e propõe que as aulas de língua se organizem em torno da leitura, da escrita, da oralidade e da análise linguística e/ou semiótica. Eis o desafio.
Estamos na Etapa III, de imersão, muitas têm sido as práticas realizadas. Algumas delas, compartilharemos aqui.