Subprojeto Ciências Exatas
Coordenadora:
Colaborador:
Escolas, Supervisores, Colaboradores e Bolsistas ID:
1) E. E. E. F. Cônego Ortiz, Caçapava do Sul/RS:
Profa. Carla Flávia Scalcon (supervisora) e Profa.Graziela de Morais Moura Rodrigues (colaboradora)
Bolsistas ID: Diego Ferreira Passo; Juliane Quintanilha de Albergaria; Tiago Dias Bolzan.
2) E. E. E. B. Nossa Senhora da Assunção, Caçapava do Sul/RS:
Profa. Ana Flávia Corrêa Leão (supervisora) e Profa. Simone Felin Peripolli (colaboradora)
Bolsistas ID: Cacilda Dias de Freitas; Ellen Cristine Vívian Mendes Marques; Franciele Franco Dias; João Markos Machado Oliveira; Tiani Chaves Oliveira; Vanice Pasinato Trindade.
3) CIEP Francisco Brochado da Rocha, São Sepé/RS
Profa. Alzira de Jesus da Cunha Gomes (supervisora) e Profa. Sandra Paula Ferreira (colaboradora).
Bolsistas ID: Bianca Silveira; Christian Dias Azambuja; Geovânia dos Santos; Lidiane Garcia Pereira
Objetivos do Subprojeto:
- Promover a adoção de práticas docentes investigativas e reflexivas, com incentivo à escrita discursiva entre bolsistas professores participantes do subprojeto.
- Incentivar o uso de tecnologias virtuais e digitais para promover processos criativos de exploração e estudo dos conteúdos escolares.
- Incentivar a adoção de abordagens metodológicas inteerdisciplinares na docência.
Metas do Subprojeto:
- Formar e organizar um grupo de trabalho na perspectiva de formação do professor reflexivo-pesquisador.
- Cartografar o contexto e o funcionamento das escolas participantes do subprojeto como exercício de aproximação dos bolsistas ID da realidade educacional.
- Inserir os bolsistas ID em salas de aula escolares produzindo experiências pedagógicas enriquecedoras tanto para sua formação docente como para a dos professores co-formadores.
- Articular a troca de experiências de iniciação à docência com bolsistas e professores co-formadores de outros subprojetos e campi.
- Produzir visibilidades reunindo as produções dos bolsistas ID, professores-supervisores e alunos da Educação Básica, de modo a projetar e valorizar o trabalho de cada um e de todos, que se situem como avaliação dos percursos e das estratégias implantadas.