Produções didático-pedagógicos | Residência Pedagógica Unipampa

Produções didático-pedagógicos

2014 – Produções didático-pedagógicos

1) Criação e manutenção do BLOG: 

Espaço de Publicação Virtual do subprojeto Letras Português e Literatura e  onde se registram o perfil do grupo, as atividades realizadas e as imagens que registram as mesmas. O blog é encarado como um meio de dar visibilidade às ações do subprojeto e é permanentemente divulgado tanto nos eventos dos quais o grupo participa, como nas comunidades escolares e acadêmicas.  http://subprojetoletras2014.blogspot.com.br/

2) PROMOÇÃO DE OFICINAS DE LINGUAGEM

Oficina de linguagem que abordou o tema “Mundo do Trabalho” nas aulas de língua portuguesa do IFSUL. Link  O MUNDO DO TRABALHO

Oficina de linguagem que abordou o tema “Política” nas aulas de língua portuguesa do IFSUL. Link QUESTÕES POLÍTICAS NO ENSINO MÉDIO

Oficina de linguagem que abordou o tema “Adolescência” nas aulas de língua portuguesa da E.E. Felix Contreiras Rodrigues. Link Adolescência

 Oficina de linguagem que abordou o tema “Cultura” nas aulas de língua portuguesa da E.E. Felix Contreiras Rodrigues.Link A cultura do Rio Grande do Sul

Oficina de linguagem que abordou o tema “Mundo do Trabalho” nas aulas de língua portuguesa da E.E. Luiz Maria Ferraz.Link QUEM SOU EU NA SOCIEDADE…

Oficina de linguagem que abordou o tema “Política” nas aulas de língua portuguesa da E.E. Felix Contreiras Rodrigues.Link POLÍTICA NA SALA DE AULA

Oficina de linguagem que abordou o tema “Tecnologias” nas aulas de língua portuguesa do IFSUL.Link TECNOLOGIA

Oficina de linguagem que abordou o tema “Política” nas aulas de língua portuguesa da E.E. Luiz Maria Ferraz.Link DISCURSOS SOBRE A “POLÍTICA”

Oficina de linguagem que abordou o tema “Tecnologias” nas aulas de língua portuguesa da E.E. Luiz Maria Ferraz.Link Refletindo e argumentando sobre o “internetês”

Oficina de linguagem que abordou o tema “Cultura” nas aulas de língua portuguesa do IFSUL.Link Cultura

Oficina de linguagem que abordou o tema “Tecnologias” nas aulas de língua portuguesa da E.E. Felix Contreiras Rodrigues.Link Tecnologias na sala de aula

Oficina de linguagem que abordou o tema “Mundo do Trabalho” nas aulas de língua portuguesa da E.E. Felix Contreiras Rodrigues. Link o texto jornalístico na sala de aula

Oficina de linguagem que abordou o tema “Cultura” nas aulas de língua portuguesa da E.E. Luiz Maria Ferraz.Link A cultura do consumismo

Oficina de linguagem que abordou o tema “Adolescência” nas aulas de língua portuguesa da E.E. Luiz Maria Ferraz.Link Adolescente como sujeito responsivo

Oficina de linguagem que abordou o tema “Adolescência” nas aulas de língua portuguesa do  IFSUL.Link Adolescencia

“Trabalhando com o gênero notícia em sala de aula”: Este trabalho será aplicado em turmas do 2° e 3° anos do Ensino Médio da escola pública Estadual de Ensino Médio Luiz Maria Ferraz – CIEP. A proposta é levar os alunos a lerem e debaterem aspectos linguísticos e estruturais do gênero notícia, vinculado em dois jornais impressos da cidade e em seus respectivos sites. O objetivo é fazer com que os alunos percebam as características comuns a estes tipos de textos para que produzam uma notícia real ou fictícia relacionada à cidade de Bagé, que será o tema do projeto. Link Projeto Coletivo PIBID – Ciep

“Lições de gramática”: O projeto terá sequência didática de 03 (três) horas/aulas e está voltado para o Ensino Médio, turno da manhã, no Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul). Será trabalhado o livro de contos “Lições de Gramática Para Quem Gosta de Literatura” de Carmem Lucia Campo e Nilson Joaquim da Silva, com foco na adaptação dos contos para esquete, desenvolvendo, assim, a oralidade dos alunos. Link PROJETO_DE_ENSINO_Lições_de_gramática

Apresentando o gênero diário”: A sequência didática proposta neste projeto de ensino será de 04 (quatro) h/a, de prática e está voltada para o Ensino Fundamental, mais especificamente para o sexto ano (6º série), turno da tarde da escola Felix Contreiras Rodrigues. O objetivo é proporcionar aos alunos a prática de leitura e de escrita do gênero diário, com a finalidade de familiarizar e ampliar o conhecimento sobre o gênero e proporcionar a aproximação dos alunos com as obras: Diário de Anne Frank e Quarto de Despejo- Diário de uma favelada.Link Projeto oficina diário_FELIX

3) DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS

Literatura em cinco atos: este projeto foi aplicado nos primeiro e segundo semestres do curso de Agropecuária do IFSul Campus Bagé, visando o desenvolvimento do gosto pela leitura literária e envolveu  seis encontros , cada um voltado aos seguintes tópicos: gênero literário; poesia; crônica; conto; histórias em quadrinhos; romance e texto dramático. Link Literatura em Cinco Atos – Projeto.

Projeto poemas do Modernismo brasileiro: desenvolvido nas turmas de oitavo e nono ano da E.M. João Severiano da Fonseca com o intuito auxiliar os alunos em suas criações poéticas, colaborando na construção de uma fruição estética.O projeto foi desenvolvido no mês de abril do corrente ano na E.M.E.F. Dr. João Severiano da Fonseca com os alunos dos oitavos e nono ano onde as bolsistas deram um breve panorama do Modernismo Brasileiro e levaram uma seleção de poesias das três fases do modernismo, explicando o período e as características de cada um. Ao final do projeto foi proposto aos alunos a produção de poesias para o dia das mães.Link  projeto poemas

Projeto Do Modernismo à Contemporaneidade: o homem e as artes ao longo do tempo:  O projeto  denominado “Do Modernismo à Contemporaneidade”  ocorreu na disciplina de Literatura entre os dias 10 de outubro à 05 de dezembro e foi desenvolvido pelos bolsistas de iniciação à docência no campus Ifsul- Bagé. Este produto foi produzido a partir da experiência obtida em uma turma de segundo semestre do curso de agropecuária do Instituto Federal Sul-Rio-Grandense.Link  Do Modernismo à Contemporaneidade

Projeto “Do Romantismo ao Simbolismo: o homem e a arte ao longo do tempo”, aplicado na turma de 1º semestre do ano, no período de outubro à dezembro, na disciplina de Literatura do curso técnico em Agropecuária do IFSul (campus Bagé). O projeto aplicado é sobre os períodos literários do Romantismo ao Simbolismo e a leitura da obra “O Cortiço” concomitantemente à aulas. Link Do Romantismo ao Simbolismo – o homem e a arte ao longo do tempo – Projeto

Produções interpretativas para controle de leitura : material produzido pelos bolsistas na disciplina de Literatura do IFSul (campus Bagé)do livro “O Cortiço” em diálogo com outros textos selecionados dos períodos do romantismo até o parnasianismo e do do livro “1984” em diálogo com outros textos selecionados dos períodos do modernismo brasileiro até a contemporaneidade, reunidas em dois arquivos. Links  Portfólio agro 1portfólio agro2

Handouts: materiais produzidos para desenvolvimento de projetos de leitura pelos bolsistas na disciplina de Literatura do IFSul  (campus Bagé). Links  handouts primeiro semestre e handouts segundo semestre

Oficina: FORMAÇÃO DE PROFESSORES: Dificuldades de aprendizagem.Ocorreu no dia 22 de agosto de 2014 uma formação para os professores da Escola Municipal de Ensino Fundamental Dr. João Severiano da Fonseca ministrada pelas bolsistas id Evelise Macedo Luz e Mariane Munhoz da Rosa, sob o tema “Dificuldades de Aprendizagem”. As bolsistas fizeram uma exposição oral e ao final foi aberta a sessão de perguntas por parte dos professores. Essa formação foi uma proposição da supervisora da escola. Link: DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM 1

Projeto de contação de histórias:  desenvolvido pelas bolsistas ID da E.M.E.F. Dr. João Severiano da Fonseca tem o intuito de estender o projeto da parada da leitura para a turma da pré-escola para que, como os demais alunos, fossem estimulados desde cedo a ter interesse pela leitura. Contação de história

PROJETO DIÁRIOS :  ação desenvolvida por bolsistas do PIBID, subprojeto Letras- Português/campus Bagé, nas turmas de 8º e 9º ano da escola E.M.E.F Dr. João Severiano da Fonseca, no período de junho à agosto do ano de 2014. O projeto envolveu apresentações de filmes e leituras de obras de cunho memorialístico, com a finalidade de contextualizar as questões sociais presentes nas obras e sua correlação com a escrita de diários. Os discentes receberam cadernos para que fossem “decorados” individualmente para tornarem-se diários pessoais e assim iniciaram a escrita como uma ferramenta de libertação e desabafo durante determinado tempo. A partir das produções escritas que o projeto desencadeou, foi produzido um livro intitulado “Diários: uma experiência escrita e de libertação” e lançado na feira do livro que acontece anualmente na escola. 001 Projeto DiáriosdiárioDiário 2

Pescaria Literária: A pescaria literária foi uma atividade desenvolvida com alunos, professores e funcionários da E.M.São Pedro, proporcionando questionamento e reflexão sobre obras e autores trabalhados em diferentes projetos de leitura desenvolvidos pelas bolsistas ID na escola.Ao “pescarem” o título, os alunos deveriam responder questões sobre as obras. Link: FOTOS PESCARIA LITERÁRIA

Curtindo a leitura no Félix: Pretendemos aproximar as crianças do universo dos livros construindo leitores e escritores que passem da leitura da palavra para a leitura do mundo. Contempla a educação infantil e os anos iniciais do ensino fundamental. É aplicado duas vezes por semanas, sendo que são contempladas quatro turmas por semanas, os horários são agendados com os professores das turmas, é aplicado pelo turno da tarde e apenas uma turma pelo turno da manhã. Com uma semana de antecedência o grupo escolhe quais serão as histórias e as atividades para serem aplicada na semana posterior. Link curtindo a leitura no FELIX

Projeto “Dicas de leitura”: Toda semana, na segunda-feira, o grupo do PIBID seleciona de seis a oito livros para expor na vitrine da biblioteca da escola CIEP. Na vitrine há um cartaz indicando que os livros são “dicas de leitura”. Com esse projeto, esperamos criar nos alunos uma cultura de visitação e retirada de livros na biblioteca. Link projeto dicas de leituraCIEP

Varal da leitura: O varal da leitura busca uma interação com os alunos dos semestres dos turnos da manhã e da tarde do Instituto Federal Sul-riograndense (IFSul) através de varais com textos curtos pendurados, pensando no intuito de promover a leitura entre os alunos. A ideia do varal da leitura tem como justificativa propor momentos de envolvimento dos alunos para com as leituras divulgadas, para que assim eles sejam incentivados a lerem mais através desta atividade. Link Projeto Varal da leitura_IF

“Apresentação do PIBID”: Tratou-se de uma apresentação para os professores e equipe diretiva da escola Felix Contreiras Rodrigues conhecerem o projeto PIBID. Link Apresentação PIBID (professoresFELIX)

Projeto “Oficina Audacity”: Teve por objetivo instruir os alunos envolvidos com a Rádio a manusear o programa de edição de áudio “Audacity”; capacitar aos alunos com relação ao programa de edição, para que tenham autonomia na gravação da rádio; e, refletir sobre as ferramentas mais utilizadas do programa “Audacity” para a gravação da rádio.Link: projeto oficina audacity

Projeto “Me formei, e agora?”: Muitos alunos do ensino médio do CIEP estão prestes a se formar e ainda não decidiram o que fazer depois. Alguns deles, pelo que podemos observar em conversas com eles, nem ao menos sabem como ingressar no ensino superior. Como bolsistas do PIBID, alunos de graduação da UNIPAMPA, nos sentimos com o dever de levar a estes alunos algumas informações a respeito da nossa universidade. Link Projeto – Me formei, e agora

A relação entre o acento fonológico e o acento ortográfico em português”: Nesta oficina, trabalhemos com o acento fonológico e o acento ortográfico em português este projeto foi formulado por cinco bolsistas do programa da Capes PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) que procurou levar os alunos de uma turma do segundo ano do ensino médio da escola Dr. Luiz Maria Ferraz localizada na cidade de Bagé no Estado do Rio Grande do Sul a refletir sobre estas regras gramaticais. Link Relatorio PIBID acentuação gráfica e fonológica

 

4) PROMOÇÃO DA PARADA DA LEITURA

Projeto Parada da Leitura da E.M. São Pedro:  consiste em uma vez por mês, durante quinze minutos,os alunos e professores pararem suas atividades habituais para fazerem a leitura de alguns trechos de obras literárias, de acordo com a faixa etária dos alunos. Link: Parada da Leitura ( projeto)

Projeto Parada da Leitura da E.M. João Severiano da Fonseca consiste em uma vez por mês a comunidade escolar parar suas atividades habituais para fazer a leitura de alguma obra literária. Para isso, selecionamos dias da semana para cada turma, nos quais levaremos, para as salas de aula, textos separados para cada turma, de acordo com a idade dos alunos. Link: Parada da leitura

“Parada da leitura” na escola FELIX: A parada de leitura visa atingir um público alvo em que encontram-se entre 4º ao 6º ano fazendo com que tenham mais conhecimento sobre o mundo literário, tendo duração de 10 minutos semanalmente. A problematização se dará através de um trabalho dentro da sala de aula em que eles tenham que ler trechos de obras literárias, assim incentivá-los a leitura e frequentar o espaço da biblioteca. Link parada de leituraFELIX

“Parada da leitura” na escola CIEP: Incentivar a leitura por meio de gêneros discursivos diversificados. Um bolsista é o responsável por selecionar o trecho de uma obra literária por semana. A partir do texto escolhido, decidimos se os bolsistas entrarão em sala juntos ou se cada um entrará em uma sala de aula diferente. A parada da leitura dura cerca de dez minutos e varia em seu dia e horário, para que possamos entrar em aulas diferentes e não prejudicar o andamento das disciplinas. Link: Parada da leitura CIEP