PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA – EDIÇÃO 2022- 2024
O projeto institucional do Programa Residência Pedagógica foi aprovado pela capes e em breve serão lançados os editais para seleção de Residentes e Preceptores, nas áreas de Pedagogia, Educação Física, Artes, História, Geografia, Língua Portuguesa, Educação do Campo, Ciências, Física, Biologia, Química e Matemática.
Os requisitos para participação constam no regulamento emitido pela capes. Confira aqui: REGULAMENTO – Link externo
PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA – EDIÇÃO 2022- 2024
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) divulgou Regulamento (Portaria 82/2022) e o edital 24/2022 para seleção das Instituições que desejam participar do Programa Residência Pedagógica. No ranking, somente 250 Instituições de Ensino Superior (IES) serão classificadas, na UNIPAMPA (PROGRAD), a professora Dr.ª Claudete Robalos da Cruz está coordenando e elaborando o projeto institucional, em conjunto com os cursos de licenciaturas que irão constituir os Núcleos de Residência Pedagógica. São 17 cursos de Licenciaturas que compõem os subprojetos, articulando propostas formativas de 8 campus da Instituição, a saber: Bagé, Jaguarão, Dom Pedrito, Caçapava, São Gabriel, Uruguaiana, Itaqui e São Borja. As áreas de abrangência dos subprojetos são: Física, Química, Biologia, Matemática, Ciências, Língua Portuguesa, Inglês, Espanhol, Alfabetização, Geografia, História e Educação do Campo.
O resultado da participação da instituição no programa está previsto para o dia 05/08.
Posteriormente será realizada chamada pública para seleção de residentes (discentes de licenciatura que estão no 5 semestre do curso ou com 50% da carga horária total do curso) e preceptores (professores da educação básica).
Os projetos institucionais tem vigência de 18 meses, com carga horária mínima de 400 horas.
Para mais informações consulte site da capes: PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA- CAPES
_________________________________________________________________
PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA – EDIÇÃO 2018- 2020
O Programa de Residência Pedagógica na Universidade Federal do Pampa: Formação Docente no horizonte da inovação pedagógica, está sendo desenvolvido na Universidade Federal do Pampa, no período de 2018 a 2020, tendo por objetivo Possibilitar espaço-tempo de formação acadêmico-profissional a residentes, preceptores/as e orientadores/as dos cursos de licenciatura da UNIPAMPA e das escolas-campo, no sentido de estabelecer relações teórico-práticas de saberes-fazeres necessários à prática educativa inovadora, crítico-reflexiva e inclusiva. Desta forma, o Residência Pedagógica articula as propostas em seis subprojetos: Subprojeto Multidisciplinar Ciências Biologia, Física, Química e Matemática Biologia, Ciências, Física, Matemática, Química (4 núcleos), Subprojeto Arte (1 núcleo), Subprojeto Língua Espanhola e Língua Inglesa (1 núcleo), Subprojeto Educação Física (1 núcleo), Subprojeto Multidisciplinar Geografia e História (1 núcleo) e Subprojeto Língua Portuguesa (1 núcleo), que serão desenvolvidos em sete municípios do estado do Rio Grande do Sul – Brasil, a saber: Bagé, Dom Pedrito, Uruguaiana, São Borja, Caçapava do Sul e São Gabriel, Candiota e Aceguá.
O Programa de Residência Pedagógica é uma das ações que integram a Política Nacional de Formação de Professores e tem por objetivo induzir o aperfeiçoamento do estágio curricular supervisionado nos cursos de licenciatura, promovendo a imersão do licenciando na escola de educação básica, a partir da segunda metade de seu curso.
Essa imersão deve contemplar, entre outras atividades, regência de sala de aula e intervenção pedagógica, acompanhadas por um professor da escola com experiência na área de ensino do licenciando e orientada por um docente da sua Instituição Formadora.
A Residência Pedagógica, articulada aos demais programas da Capes compõem a Política Nacional, tem como premissas básicas o entendimento de que a formação de professores nos cursos de licenciatura deve assegurar aos seus egressos, habilidades e competências que lhes permitam realizar um ensino de qualidade nas escolas de educação básica.
Coordenação Institucional: Claudete da Silva Lima Martins