Sistema Eletrônico de Informações

O QUE É O SEI?

O Sistema Eletrônico de Informações (SEI) é um sistema desenvolvido pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) que engloba um conjunto de módulos e funcionalidades com vistas à promoção da eficiência administrativa. A solução é cedida gratuitamente para instituições públicas e permite transferir a tramitação de documentos e de processos eletrônicos administrativos para um mesmo ambiente virtual.

O  SEI surgiu como alternativa ao desenvolvimento de uma solução informatizada capaz de atender aos requisitos apontados pela equipe do PEN (Processo Eletrônico Nacional).

Suas principais funcionalidades incluem suporte à produção, edição, assinatura e trâmite de processos e documentos, proporcionando desta forma, a virtualização destes. Além disso, o SEI reduz o tempo de realização das atividades por permitir a atuação simultânea de várias Unidades/Setores em um mesmo processo, ainda que distantes fisicamente. Frente a essas características, o sistema apresenta-se como uma solução flexível para ser adaptada à realidade de órgãos da Administração Pública Federal, independente dos processos e fluxos de trabalho característicos de cada órgão.

No ano de 2016, em atendimento ao Decreto “do PEN” a UNIPAMPA assinou o Termo de Cooperação junto ao Ministério do Planejamento e TRF4 para a utilização do SEI.

O Processo de Implantação do SEI na UNIPAMPA foi iniciado no mês de março de 2018 e entrará em funcionamento, a partir de 1º de janeiro de 2019, todos os novos processos administrativos  na UNIPAMPA deverão tramitar pelo SEI. Os processos que iniciaram em papel antes desta data continuarão tramitando em papel até sua conclusão. O sistema GURI será mantido apenas para acompanhamento da tramitação dos processos abertos até 31 de dezembro de 2018.