CEDER no XII Encontro Estadual do Ensino Agrícola de Santa Catarina.

Por Alessandra Troian e Mitali Maciel

O Círculo de Estudos em Desenvolvimento e Ruralidades participou do XII ENEASC – Encontro Estadual do Ensino Agrícola de Santa Catarina. O evento ocorreu entre os dias 29 e 30 de setembro e foi sediado pelo Instituto Federal Catarinense (IFC), campus Rio do Sul.

A temática abordada no evento foi “Educação profissional: desenvolvimento rural, responsabilidade social e sustentabilidade”. O ENEASC é um evento móvel, realizado em diferentes instituições do estado de Santa Catarina. Neste ano de 2022, o encontro teve 198 participantes inscritos entre docentes, técnicos e alunos do ensino médio e profissional, dos quais se destacam os cursos de Técnico em Agropecuária e Técnico em Agroecologia.

As pesquisadoras Dra. Alessandra Troian e Dra. Raquel Breitenbach participaram do evento como palestrantes dos respectivos painéis: Empreendedorismo Rural Sustentável e Sucessão Familiar Rural. Os temas abordados pelas palestrantes, vinculam-se à linha de pesquisa do CEDER: Estudos Rurais, Agropecuária Familiar e Sustentabilidade.

O Empreendedorismo Rural Sustentável é um tema emergente que versa sobre a geração de novas oportunidades de negócios que alavancam a produção local de determinada região, interligando a cultura, o saber-fazer dos locais, a inovação e os recursos endógenos, em harmonia com a sustentabilidade socioambiental, no cenário rural. Na oportunidade foram apresentadas iniciativas de sucesso de empreendedores(as) do município de Santana do Livramento/RS e região.

Já a Sucessão Familiar Rural representa o momento em que os pais passam as suas funções para os seus sucessores, os filhos. Os sucessores ao adquirirem a competência e a experiência dos sucedidos, podem representar o momento em que o negócio receberá novas propostas, expectativas e uma visão mais inovadora. Contudo, o processo pode passar por diversos desafios, especialmente, em relação à continuidade das atividades produtivas pelos jovens. Sendo essas questões levantadas durante a explanação.

A participação das docentes e pesquisadoras do CEDER no evento permitiu a troca de saberes e experiências, bem como que resultados de pesquisas do Círculo fossem apresentadas e divulgadas para a comunidade acadêmica do IF Rio do Sul.