I Círculo de Diálogos do CEDER

Por Alessandra Troian e Mitali Maciel

No dia 07 de outubro de 2022, das 19 às 22 horas ocorreu no auditório da Unipampa, campus Santana do Livramento o I Círculo de Diálogos, organizado pelo grupo de pesquisas CEDER. O evento intitulado “Produzir comida, produzir sustentabilidade: estamos caminhando rumo ao desenvolvimento sustentável?” foi uma ação visando debater acerca da produção agropecuária e os processos para potencializar a sustentabilidade no espaço rural, tendo como pano de fundo a promoção do desenvolvimento sustentável.

Mesa de discussões e cronograma de atividades
Imagem 01 - Mesa de discussões e cronograma de atividades
Fonte: Arquivo do projeto.

O evento contou com dois diferentes painéis, a saber: Planejamento e gestão de inteligente de agrocossistemas, sob responsabilidade do Dr Alexandre Troian e Sistemas Participativos de Certificação da Produção Orgânica, a experiência na Organização de Controle Social (OCS) e os desafios da certificação em Santana do Livramento/RS, ministrado pelo Dr Cláudio Becker. E um relato de experiência, da Me. Mariana Spalter, sócia proprietária da Verdulera – uma horta ecológica que produz alimentos diversificados comercializados numa plataforma de e-commerce junto com produtos de parceiros – na ocasião, tratou-se acerca das “Motivações e entraves na produção e comercialização de alimentos orgânicos em Santana do Livramento/RS e Rivera/UY”.

Primeiro painel, ministrado pelo Dr. Alexandre Troian
Fonte: Arquivo do projeto.

Ainda, o evento foi uma das ações da Semana Municipal de Alimentação de Santana do Livramento e por isso, teve-se uma fala da presidente do Conselho Municipal de Segurança Alimentar (COMSEA) de Santana do Livramento, a nutricionista da prefeitura Karina Hrymalak acerca dos avanços e desafios da compra direta da agricultura familiar local no Programa de Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

Segundo painel, apresentado pelo Dr. Cláudio Becker
Fonte: Arquivo do projeto.

O evento contou com a participação de aproximadamente 100 pessoas, entre discentes e docentes dos distintos cursos de graduação e pós-graduação da Unipampa, bem como docentes e estudantes da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS) e algumas pessoas da comunidade local.

Recomposição da mesa e início dos questionamentos e debates
Fonte: Arquivo do projeto.

O primeiro evento organizado pelo CEDER tem saldo positivo no momento em que foi possível mobilizar a comunidade acadêmica para um tema tão relevante, que é a comida e a sustentabilidade. Posto que, os palestrantes e demais participantes oportunizaram um espaço de aprendizagem e trocas de experiências, o que é salutar para o processo de aquisição de conhecimentos e descobertas de novos olhares sobre as temáticas.

Por fim, os membros do Círculo de Estudos em Desenvolvimento e Ruralidades agradecem a todos e todas que prestigiaram o nosso primeiro evento. E já planejamos as próximas ações do CEDER, sempre pensando em contribuir com assuntos contemporâneos e necessários para a comunidade acadêmica e sociedade em geral. Assim, o Círculo se mantém girando e promovendo discussões importantes pelas mais diversas perspectivas.