Minicurso Metodologia Alkire-Foster

Por Luise Antunes e Alessandra Troian

O Círculo de Estudos em Desenvolvimento e Ruralidades (CEDER), com o apoio do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA/UNIPAMPA), nos dias 7 e 8 de novembro de 2022, realizou o minicurso “Metodologia Alkire-Foster: o uso da matemática para a mensuração das privações”, na Universidade Federal do Pampa, campus Santana do Livramento. A atividade foi ministrada pela integrante do Círculo, a Prof. Dra. Sibele Vasconcelos de Oliveira (PPG&D/UFSM).

A metodologia Alkire-Foster (2009) é embasada na abordagem das capacitações de Amartya Sen (2000) e vem sendo amplamente empregada para a construção de índices de pobreza multidimensional. Trata-se de um método matemático que oportuniza a operação de múltiplas dimensões e indicadores para fins da avaliação de privações.

Primeiro dia de atividades

Fonte: Arquivo do projeto.

A ação contou com 15 participantes, sendo eles docentes, discentes do mestrado de Administração, egressos, estudantes de outras instituições e servidores da UNIPAMPA. A atividade ocorreu em dois dias, divididos em três turnos, no primeiro dia, visou-se à introdução ao método – a abordagem e os constructos teóricos – no segundo, a apresentação de bancos de dados, o caminho para acessá-los e a aplicação prática da metodologia. Ainda, como ação futura, os participantes deverão desenvolver um artigo aplicando o método Alkire-Foster, como etapa de conclusão do minicurso.

Participantes do minicurso

Fonte: arquivo do projeto.

O CEDER percebe que, com a oferta do curso, foi possível proporcionar uma nova experiência e contribuir para a formação dos participantes. Sobretudo, por apresentar uma metodologia de pesquisa, desconhecida por muitos, e mobilizar pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento a se permitir conhecer e aplicar um novo ferramental metodológico, o qual pode auxiliar em descobertas e perspectivas de novos estudos.

Por fim, reconhece-se a importância de atividades como esta, para a disseminação de conhecimento e fortalecimento do Círculo. Diante disso, os membros do CEDER agradecem a todos e todas que participaram do nosso primeiro minicurso, em especial agradecemos à professora Sibele por ministrá-lo e o PPGA por apoiá-lo.

Entrega de mimos à profa. Sibele pelos membros do CEDER

Fonte: Arquivo do projeto.

Referências

ALKIRE, S.; FOSTER, J. Counting and multidimensional poverty. In: BRAUN, J. et al. The poorest and hungry: assessment, analyses, and actions. Washington: International Food Policy Research Institute, p. 77-90, 2009.

SEN, A. K. Desenvolvimento como liberdade. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.