III REUNIÃO DO CEDER – SISTEMAS AGROALIMENTARES: RUMOS E TENDÊNCIAS A PARTIR DE PAINÉIS INTERNACIONAIS

Por Alessandra Troian

Na última quinta-feira, dia 08 de dezembro ocorreu a terceira reunião do Círculo de Estudos em Desenvolvimento e Ruralidades. A atividade, como vem ocorrendo corriqueiramente, foi realizada no formato híbrido, presencialmente na sala de reuniões da Unipampa, campus Santana do Livramento e de forma remota via Google Meet. O encontro iniciou às 17h30min e se estendeu até às 19hs, contou com a presença de dez integrantes.

A reunião visou a discussão da temática dos sistemas agroalimentares, a partir de painéis e estudos internacionais; realizar o balanço das atividades realizadas pelo CEDER no decorrer de 2022, bem como pensar ações para o ano que se aproxima.

III Reunião do CEDER

A temática elencada para o debate do círculo de estudos contou com a apresentação e a condução da professora Raquel Breitenbach e da doutoranda Rosemeri Madrid, egressa do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) da Unipampa, atualmente estudante do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural (PGDR) da UFRGS.

A professora Raquel iniciou a explanação ressaltando que as discussões internacionais se centram nos sistemas agroalimentares alternativos versos os modelos tradicionais, com foco em especial na produção e comercialização em cadeias curtas. Na sua apresentação destacou as vantagens e os desafios da comercialização em cadeias curtas, resultado de pesquisa recente – uma análise sistemática acerca das publicações internacionais. Como resultados gerais salienta-se que as cadeias curtas apresentam mais vantagens do que desafios, tanto para produtores quanto para consumidores, ainda não há nenhuma desvantagem na produção localizada considerando o aspecto ambiental.

A doutoranda Rosemeri salienta que seus temas de pesquisas são raça e gênero, mas que na temática dos sistemas agroalimentares ela tem a participação no VI Colóquio Agricultura, Alimentação e Desenvolvimento, ocorrido nos dias 17 e 18 de novembro do corrente ano em Porto Alegre. No evento, em parceria com uma colega, foram apresentados os resultados de uma pesquisa sobre as mulheres assentadas e os efeitos da pandemia na produção e comercialização. Nesse sentido, considerando os painéis do evento, a doutoranda destaca quatro relevantes falas de renomados pesquisadores internacionais sobre os sistemas agroalimentares, a saber: 1) a falta de governança; 2) o mercado refratário ao consumo de carne bovina; 3) a necessidade de os municípios entenderem a importância da produção de alimentos orgânicos e agroecológicos e; 4) o projeto Comida do Amanhã. A questões precisam ser pensadas e estudadas localmente, em especial a produção e o consumo de carne, sendo o Pampa Gaúcho um relevante produtor e exportador do produto.

Em seguida e, de forma bastante breve, a coordenadora do CEDER, professora Alessandra Troian, resgatou as ações realizadas pelo círculo em seus menos de seis meses de atuação formal, dentre elas foram destacadas: a articulação e formação do grupo; o registro no sistema CNPq; a realização de três reuniões com painéis de discussões e debates; um evento científico – I Círculo de debates; e um minicurso.

Diversas são as ações que estão sendo desenhadas para o ano de 2023. Em especial se discutiu na reunião a realização de atividades práticas e pragmáticas visando relacionar as agendas de pesquisas internacionais em atos de desenvolvimento localizados.

O CEDER agradece a participação e a presença de todos aqueles que se fizeram presentes na terceira reunião, em especial as pesquisadoras que apresentarem resultados de suas investigações e experiências teóricas e empíricas. Estamos todos cansados, mas é muito satisfatório ver o comprometimento de jovens estudantes e docentes com a causa.  Que em 2023 tenhamos ainda mais energia para fazer circular o que se tem de melhor, nosso tempo e saber.