CEUA – Comissão de Ética no Uso de Animais

Início

 


IN. 15/2022

A CEUA/UNIPAMPA, dentro das suas competências, juntamente com a Pró-Reitoria de Pesquisa, divulga  a Instrução Normativa Nº 15, de 10 de junho de 2022, com Orientações Normativas para o cumprimento da RN 49/2021 do CONCEA na UNIPAMPA.

De acordo com esta RN 49/2021, todos os envolvidos na manipulação de animais em protocolos submetidos à CEUA, independentemente do grau de invasividade, devem comprovar sua capacitação para utilização de animais.

Os tipos de capacitações exigidos e os documentos comprobatórios aceitos encontram-se detalhadamente na Instrução Normativa Nº 15.

A CEUA UNIPAMPA passará a exigir esta comprovação a partir de 01 de setembro de 2022, entretanto aqueles que já quiserem enviar seus documentos para registro na CEUA/UNIPAMPA, podem encaminhá-los para o email ceua@unipampa.edu.br com o assunto Comprovação de Experiência na utilização de Animais – Nome completo.

IN.15.2022

Anexos para edição- NI 15.2022

CALENDÁRIO  DE REUNIÕES DA CEUA 2022 / 2023:

Protocolos submetidos até 30/09/2022——-reunião dia 05/10/2022

Protocolos submetidos até 31/10/2022——-reunião o dia 08/11/2022

Protocolos submetidos até 30/11/2022——-reunião o dia 07/12/2022

Protocolos submetidos até 31/12/2022——-reunião o dia 17/01/2023

Protocolos submetidos até 31/01/2023——-reunião o dia 08/02/2023

As demais datas serão divulgadas assim que agendadas pelo colegiado.


ATENÇÃO: ATENDIMENTO DA CEUA/UNIPAMPA 

Considerando a Portaria GR nº 1.467, de 13 de outubro de 2021 e o Ofício Circular no 2/2021 PROGEPE/UNIPAMPA, a CEUA informa que:

  • o funcionamento da comissão será mantido por e-mail para recebimento de protocolos, retorno de pendências e esclarecimentos de dúvidas, da mesma forma como vem sendo feito;
  • os certificados de aprovação estão sendo enviados aos pesquisadores por meio de processo digital via SEI-UNIPAMPA;
  • as reuniões para análise de protocolos continuarão sendo por videoconferência, conforme calendário estabelecido (e conforme já ocorria anteriormente à pandemia);
  • o atendimento presencial será realizado mediante agendamento (enviar e-mail para ceua@unipampa.edu.br ou alessandratamajusuku@unipampa.edu.br);
  • eventuais situações emergenciais (denúncias, acidentes, etc.), que necessitarem a presença da comissão no campus, serão atendidas conforme demanda.

Horários de trabalho da coordenação da CEUA:

  • Alessandra S. K. Tamajusuku Neis (coordenadora) – trabalho presencial – SEGUNDAS e QUARTAS/manhã e tarde;
  • Rita de Cáscia de Ribeiro Sotelo (assessoria técnica) – permanece em trabalho remoto (grupo de risco).
Ficamos à disposição e contamos com a colaboração de todos.

Alessandra S. K. Tamajusuku Neis
Coordenação CEUA/UNIPAMPA

 

_________________________________________________________________________________________________

CHAMADA INTERNA 001/2021 

SELEÇÃO DE MEMBROS PARA INTEGRAR A COMISSÃO DE ÉTICA NO USO DE ANIMAIS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA – CEUA/UNIPAMPA

A presente chamada é direcionada a candidatos interessados e que atendam os requisitos e condições aqui estabelecidas, para compor a Comissão de Ética no Uso de Animais da Unipampa.

O prazo para inscrições é de 22/11 a 10/12/2021 (cronograma retificado em 06/12/2021).

Mais informações estão disponíveis na Chamada Interna: Chamada Interna 001/2021 – CEUA

Retificação do cronograma: chamada-interna-001-2021-ceua_retificação

Lista de inscritos: Chamada Interna Membros CEUA 2021 – lista de inscritos (publicada em 13/12/2021)

Inscrições homologadas: Chamada Interna Membros CEUA 2021 – inscrições homologadas (publicada em 15/12/2021)

Resultado preliminar: Chamada Interna Membros CEUA 2021 – resultado preliminar (publicado em 21/12/2021)


A CEUA UNIPAMPA PUBLICA O Memorando Circular 01-2018 CEUA QUE FAZ ESCLARECIMENTOS E ALERTAS AOS PESQUISADORES EM RELAÇÃO ÀS ATIVIDADES DE ENSINO E PESQUISA ENVOLVENDO ANIMAIS NA INSTITUIÇÃO.