Eventos | CEUA – Comissão de Ética no Uso de Animais

Eventos

 DIVULGAÇÃO DE EVENTOS

 

Assunto: CONCEA DIVULGA: Curso de Formação em Proteção dos Animais

O Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal – CONCEA/MCTI informa que estão abertas, até dia 31/03, as inscrições para a 5ª edição do Curso de Formação em Proteção dos Animais nas Comissões de Ética no Uso de Animais – CEUAs, organizado pelo Fórum Nacional de Proteção e Defesa Animal e Universidade Federal do Paraná, que ocorrerá entre 08/04 e 02/06.

O curso é online, gratuito, composto de videoaulas assíncronas, rodas de conversa síncronas e questionários avaliativos. Tem como objetivo formar pessoas comprometidas com a proteção animal para defenderem os interesses dos animais no contexto da pesquisa, com embasamento legal, ético e científico.

Curso de Formação em Proteção dos Animais nas CEUAs – 5ª edição

Duração: 08/04 a 02/06 – 8 semanas

Formulário de inscrição: https://forms.gle/T1A4iutRavKtCvmN9

_______________________________________________________________________

 

 

—————————————————————————————————–

O Centro de Modelos Biológicos Experimentais (CeMBE-IDEIA) e a Comissão de Ética no Uso de Animais estão promovendo um Workshop em Ciência de Animais de Laboratório. Este workshop será uma oportunidade incrível para expandir seus conhecimentos e habilidades na área. Serão oferecidas 8 atividades, todas projetadas para aprimorar sua compreensão e experiência em ciência de animais de laboratório.

A primeira atividade, a Oficina de Anestesia e Analgesia em Ratos e Camundongos, terá início em 02 de outubro no campus da PUCRS. Esta é uma chance imperdível para aprender técnicas essenciais que são fundamentais para a pesquisa em animais de laboratório.

 Aqui está uma prévia das atividades que serão oferecidas durante o workshop:

Oficina de Anestesia e Analgesia em Ratos e Camundongos (02 de outubro)

Oficina de Administração de Substâncias e Coleta de Sangue em Ratos e Camundongos (03 de Outubro)

Oficina de Necropsia e Coleta de Amostras em Roedores para Exame Laboratorial (04 de Outubro)

Avaliação do Comportamento Exploratório e Ansiolítico de Ratos (05 de Outubro)

Oficina de Utilização de Rato como Modelo de Exercício Físico (06 de Outubro)

Oficina de Cirurgia Estereotaxica em Ratos (09 de Outubro)

Oficina de Peixe-Zebra: Manejo, Cuidados e Reprodução (10 de Outubro)

Oficina de Peixe-Zebra: Anestesia, Vias de Administração, Coleta de Sangue e Eutanásia (11 de Outubro).

Você terá a liberdade de escolher quais dessas atividades deseja participar, de acordo com seus interesses e disponibilidade. Este é um evento imperdível para todos os que desejam aprimorar suas habilidades em pesquisa com animais de laboratório.

Estamos ansiosos para receber você no Workshop em Ciência de Animais de Laboratório e estamos certos de que será uma experiência enriquecedora.

Inscrições abertas, vagas limitadas!

Clique aqui e inscreva-se

———————————————————————————————–

Curso de capacitação do ICB – USP, “Princípios éticos e manejo de animais em pesquisa”. O período de pré-inscrição é até 2 de julho.

————————————————————————————————————-

Lançamento do Guia Brasileiro de Produção, Manutenção ou Utilização de Animais para Atividades de Ensino ou Pesquisa Científica

O Concea, tendo como sua linha mestra a ética no uso de animais em ensino e pesquisa científica em nosso país e, considerando a competência que lhe é conferida pela Lei nº 11.794, qual seja a de formular e zelar pelo cumprimento das normas relativas à utilização humanitária destes animais, bem como das normas técnicas relativas às suas instalações lança a compilação do Guia Brasileiro de Produção, Manutenção ou Utilização de Animais em Atividades de Ensino ou Pesquisa Científica.
O objetivo do Guia é o de ser um documento de caráter informativo, que sirva de orientação e de consulta para cada uma das espécies que constam desta publicação. Cada capítulo abrange, de uma forma geral, temas como cuidados e manejo dos animais e suas instalações, quais os critérios obrigatórios e os recomendados para cada grupo taxonômico, na tentativa de abranger o maior número possível de espécies usadas em ensino e pesquisa científica.
Com o Guia, o Concea espera ter, junto à nossa Comunidade Científica, uma maior conformidade e harmonia na execução das normas de produção, manutenção e utilização de cada espécie animal, colaborando para que tenhamos, em nosso país, atividades de ensino e pesquisa científica que consolidem o bem-estar animal e a qualidade de excelência dos dados obtidos em nossas pesquisas.

e-book do Guia está disponível em: https://www.gov.br/mcti/pt-br/composicao/conselhos/concea/paginas/publicacoes-legislacao-e-guia/guia-brasileiro-de-producao-manutencao-ou-utilizacao-de-animais-para-atividades-de-ensino-ou-pesquisa-cientifica

————————————————————————————————————–

 

O Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal – CONCEA/MCTI informa que estão abertas as inscrições para o V Simpósio Concea e III Encontro Regional de CEUAs — O uso de animais em atividades de ensino ou pesquisa científica, que ocorrerá nos dias 9 e 10 de maio de 2023, em Brasília.

As inscrições são gratuitas!
Data: 9 e 10 de maio de 2023
Local: : Auditório da FINATEC
Ed. Finatec – Av. L3 Norte – Campus Darcy Ribeiro – Universidade de Brasília – Asa Norte – Brasília-DF

————————————————————————————————————————–

 

Capacitação no Uso e Manejo de Animais de Laboratório

Período de pré-inscrições (7° lote): a partir de 09/05/2022.
Seleção de candidatos: a partir de 16/05/2022.
Envio de e-mail para os selecionados: a partir de 18/05/2022.
Participação nas aulas: até julho de 2022.

————————————————————————————————————–

A transmissão será através do canal do Youtube http://www.youtube.com/mctic.
Mais informações podem ser obtidos no site https://snct.mcti.gov.br/.

CONCEA – perguntas frequentes e respostas sobre experimentação animal:

 

Palestra sobre o Ciuca – Cadastro de Instituições de Uso Científicos de Animais:

 

Palestra sobre métodos alternativos de experimentação animal:


⇒ Um curso bem-estar animal introdutório vem sendo promovido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) com inscrições gratuitas. As aulas são ministradas online e abordam temas relacionados ao bem-estar dos animais de produção, como conceitos, história e legislação vigente. Podem participar todos os profissionais que possuem interesse pelo tema.

As inscrições podem ser feitas em https://elearning.iica.int/mod/page/view.php?id=9348


⇒ Inicia nesta quarta-feira (10/06/2020) a I Jornada Internacional de Bem-Estar Animal.
O evento inédito reúne professores de renomadas universidades do Brasil e, ainda, do Exterior, referências internacionais em equinos.

Os interessados em participar devem efetuar suas inscrições pelo site www.escolabemestar.com.br ou pelo telefone (51) 99971-1957.
O evento será realizado até o dia 02 de setembro, com uma programação recheada de palestras, sobre os mais variados temas e é gratuita.