Comissão Interna de Biossegurança da Unipampa – CIBio-Unipampa | Comissão Interna de Biossegurança (CIBio)

Comissão Interna de Biossegurança da Unipampa – CIBio-Unipampa

A Comissão Interna de Biossegurança da Unipampa – CIBio-Unipampa – é um órgão colegiado, subordinado à Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio). É responsável pela orientação, fiscalização e supervisão técnicas de trabalhos envolvendo Organismos Geneticamente Modificados (OGM) e seus derivados. O órgão também está subordinado à Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, cabendo a ele o papel de interface entre instituição e CTNBio, além de avaliar e autorizar laboratórios a trabalhar com OGM de Nível de Biossegurança 1 (NB-1), solicitar extensão do Certificado de Qualidade em Biossegurança (CQB) para permitir laboratórios a conduzir trabalhos envolvendo OGM, orientar os interessados quanto às normas de biossegurança vigentes, emitir pareceres e certificados de quaisquer protocolos e procedimentos de pesquisa, ensino ou extensão com OGM.

Todo laboratório deve ser autorizado antes de iniciar trabalhos envolvendo OGM, solicitando-se a extensão do CQB institucional, assim como todo projeto de pesquisa, ensino ou extensão deve ser aprovado pela CIBio para ser iniciado.

O CQB da Unipampa foi concedido pelo Parecer Técnico nº 3.253/2012 da CTNBio, cujo extrato foi publicado no Diário Oficial da União em 30 de abril de 2012, sob número 338/12.

Abaixo segue o documento de concessão do CQB da Unipampa.

 

Concessão do CQB da Unipampa