Submissão de relatórios | Comissão Local de Pesquisa – Campus São Borja

Submissão de relatórios

Instruções para submissão de relatórios finais de projetos de pesquisa ainda cadastrados no SIPPEE

Conforme o Oficio221/2021 da PROPPI para os projetos cadastrados no SIPPEE deverá ser anexado relatório do projeto no SIPPEE, seguindo as orientações já vigentes (descritas abaixo para cada caso). Ademais, a CLP-SB salienta que os projetos de pesquisa já cadastrados no SIPPEE e que não serão empregados para concorrer aos
Editais e Chamadas Internas, não necessitam ser cadastrados novamente no SAP, porém os projetos de pesquisa já cadastrados no SIPPEE e que serão empregados para concorrer aos Editais e Chamadas Internas deverão ser recadastrados no SAP (conforme orientações descritas na página Submissão de Projetos).

Instruções para submissão de relatórios finais de projetos de pesquisa realizados

Os relatórios de projetos de pesquisa devem ser cadastrados através da plataforma SIPPEE – Sistema de Informação de Projetos de Pesquisa, Ensino e Extensão.

Conforme o item 7 da Orientação 01/2016 o(a) coordenador(a) do projeto “(…) deve submeter relatório de atividades até 1 (um) mês após a data final do período do projeto” (grifos da CLP-SB).

No caso de o relatório ser entregue com data superior a 1 (um) mês, o(a) coordenador(a) do projeto ficará impedido – até que a pendência seja sanada – de registrar novos projetos de pesquisa, solicitar modificação dos projetos já registrados ou submeter projetos para editais de fomento internos e externos.

Os critérios para avaliação dos relatórios dos Projetos de Pesquisa realizados são os seguintes: (1) cumprimento das etapas da execução descritas no projeto; (2) alcance das metas propostas pelo projeto (total ou parcialmente); (3) apresentação dos resultados através de uma reflexão teórica ou expressa em publicações ou artigos submetidos a eventos (quando aplicável); (4) entrega dos documentos preenchidos corretamente e com os devidos anexos comprovativos (quando aplicável). O Modelo de Parecer de Relatório de Projeto de Pesquisa pode ser acessado aqui

Neste link é possível encontrar o Roteiro para elaboração de Relatório de Projeto de Pesquisa.

Modelos:
Relatório de Projeto de Pesquisa com Publicação
* (serão aceitos artigos e/ou resumos completos publicados em Periódicos, Conferências, Congressos, Encontros, Jornadas e/ou Eventos que possuam Anais de Publicação. Também são aceitos livros, capítulos de livros, patentes e trabalhos técnicos. Os comprovantes devem ser anexados ao processo. Para artigos aceitos ou encaminhados para publicação será necessário anexar uma cópia da produção e o comprovante de aceite ou encaminhamento).
Relatório de Projeto de Pesquisa sem Publicação
Relatório de Atividades Desenvolvidas por Iniciação Científica Voluntária

*quando o projeto tiver publicações (conforme indicado entre parênteses), utiliza-se a própria publicação como Relatório. Por esta razão não há modelo de Relatório de Projeto executado e que gerou publicação. IMPORTANTE: caso a publicação seja apenas um resumo simples (ex. Siepe), então usa-se o arquivo de Relatório de Projeto de Pesquisa sem publicação.

Modelos de Relatórios Técnicos de Bolsas de IC e IT:
Relatório Bolsas CNPq (PIBIC, PIBIC-Af, PIBITI)
Relatório Bolsas CNPq (PIBIC-EM)
Relatório Bolsas FAPERGS (PROBIC e PROBITI)

Obs: Para projetos de pesquisa desenvolvidos com apoio de agências externas de fomento, basta enviar o relatório encaminhado para a agência, desde que o(a) pesquisador(a) seja o(a) coordenador(a) do projeto, não necessitando aprovação em nenhuma instância na UNIPAMPA.

Instruções para submissão de relatórios de projetos de pesquisa não realizados

Em caso da não execução do projeto, deverá ser elaborado um relatório de acordo com o formulário específico.

Modelos:
Relatório de Projeto de Pesquisa não Executado

Observações gerais

Conforme as orientações, todos os projetos de pesquisa cadastrados no SIPPEE deverão apresentar relatório. Os relatórios serão avaliados e, após aprovação pela PROPPI, serão emitidos os certificados.

Instruções para submissão de relatórios finais de projetos de pesquisa cadastrados no SAP/GURI

Conforme o item 7 da Orientação 01/2022  o(a) coordenador(a) deve submeter no SAP/GURI o relatório final do projeto de pesquisa até 1 (um) mês após a data final do período do projeto.

Para projetos de pesquisa que possuam bolsistas de iniciação científica, os(as) orientadores(as) deverão submeter o relatório da bolsa (conforme orientações específicas de cada Edital) até 1 (um) mês após o término da vigência da bolsa. Relatórios (final do projeto e/ou de bolsas) não submetidos no SAP até 30 dias após o término da vigência do projeto e/ou da bolsa, inviabiliza o coordenador do projeto de cadastrar novos projetos ou participar de editais.

Serão consideradas as seguintes publicações como relatório final dos projetos de pesquisa executados: Artigo publicado (incluindo trabalhos completos publicados em eventos) ou aceito para publicação e livros ou capítulos de livros.

Para projetos de pesquisa executados sem publicação ou com publicações diferentes das listadas acima o(a) coordenador(a) deverá redigir o relatório conforme as mesmas orientações indicadas acima (relativas ao SIPPEE) e anexar ao SAP/GURI.

Para projetos de pesquisa não executados o(a) coordenador(a) deverá redigir o relatório conforme as mesmas orientações indicadas acima (relativas ao SIPPEE) e anexar ao SAP/GURI.