O que é?
A ideia é lançar um balão com um transmissor de no máximo 15 gramas que consiga dar a volta ao mundo, além de construir uma estação para receber os sinais.
Onde?
Todo o desenvolvimento do projeto será feito na Universidade Federal do Pampa em Alegrete. A figura abaixo mostra a região onde a base será instalada com um pequeno esboço do local da antena feito com um profissionalismo a nível de paint.
O Projeto
O projeto Minuano tem como objetivo o lançamento de um balão cuja a carga é um transmissor de sinais de rádio. Os desafios do projeto se encontram no desenvolvimento dos circuitos que serão responsáveis pela recepção e transmissão do sinal emitido pelo balão, o qual contém informações de telemetria tais como a altitude e longitude em que se encontra o balão, condições atmosféricas, entre outros. A ideia é fazer com que o balão consiga percorrer todo o globo terrestre possibilitando com que diversos radioamadores consigam captar o sinal transmitido pelo nosso balão e se comunicar conosco.
Mentor
O projeto iniciou no dia 30 de outubro de 2020 e está sendo desenvolvido pelos integrantes do clube sob a orientação do radioamador Edson Pereira (PY2SDR), bacharel em tecnologia da computação e mestre em engenharia de sistemas, coordenador do projeto AMSAT-BR, além de outros vários projetos relacionados com o radioamadorismo.
O trabalho se inspira no projeto já desenvolvido por ZL1RS, que pode ser visualizado por meio desse LINK. Além disso, a estação será construída com um hardware baseado no projeto desenvolvido pelo professor Sean V. Hum, da Univesity of Toronto – Canadá, que pode ser visualizado nesse LINK, mas modificado e otimizado pelo Edson PY2SDR, orientador do projeto.
Escrito por: Gabriel Paulena e Rodrigo Facco – PU3FAC.