O que é?
Indo direto ao ponto, é uma forma de transmitir ou receber imagens usando sinais de rádio. Uma aplicação legal, por exemplo, é o envio de uma foto sem ter sinal de internet.
Prática Simples
Baixa no seu telefone o aplicativo Robot36. Se não encontrar pra iOS, pesquisa por decoder SSTV.
Esse App vai servir como decodificador, ou seja, vai pegar o áudio e converter pra imagem. Não precisa configurar nada. Sempre que ele identificar uma transmissão, vai reiniciar a imagem e apagar todo aquele ruído verde que tá na tela.
Coloca pra rodar o áudio desse vídeo aqui em baixo com o App aberto:
Isso aqui é o que você vai ver:
No Radioamadorismo
Existem outras maneiras de fazer isso se tratando de radioamadorismo, como por exemplo:
- Você pode usar um rádio, como o Baofeng UV-5R, pra receber o sinal e deixar o telefone ao lado com o App rodando;
- Pode ligar o Baofeng ao computador diretamente e usar um software, como RX-SSTV ou MMSSTV, que vai ter a mesma função do App (também não precisa configurar nada, é só instalar e rodar);
- Dá pra substituir o rádio pelo dispositivo RTL-SDR, conectado por USB a um computador rodando um software pra decodificação de sinais (SDRSharp ou HSDR). Enquanto faz isso, o software de decodificação de imagem (RX-SSTV ou MMSSTV) vai te mostrando a figura. Nesse caso, você precisa conectar uma antena ao RTL-SDR.
Nessa última sugestão, a coisa começa a ficar um pouquinho mais complicada, mas é só mandar uma mensagem pra gente que te ajudamos a resolver o problema!
De onde vem os Sinais?
Você mesmo pode gerar o sinal pelo software MMSSTV e usar um rádio, como o Baofeng, pra transmitir o som que o aplicativo tá gerando.
No geral, a gente mais recebe os sinais do que envia. Uma fonte de transmissão comum são os satélites, que enviam cartões (ou figuras) comemorativos e etc. Mas tem também alguns grupos de radioamadores que fazem eventos, competições e daí em diante.
No final das contas, é uma boa forma de colecionar raridades! Algumas figuras, como por exemplo as da comemoração do aniversário de 20 anos da ARISS a bordo da ISS, nunca mais serão transmitidas.
Qualquer dúvida, entre em contato com o clube!
Escrito por: Rodrigo Facco – PU3FAC.