Análise Antena do Baofeng UV-5R | Clube do Rádio

Análise Antena do Baofeng UV-5R

Os gráficos abaixo são uma medida da antena original do rádio Baofeng UV-5R. A ideia é ver como ela se comporta no range de frequências entre 50 e 600 MHz. A motivação é que, muitas vezes, é difícil encontrar informações de caracterizações técnicas, então a gente contorna isso botando a mão na massa.

O setup de medidas é bastante simples, liguei a antena a um VNA (do inglês, Vector Network Analyzer) com um cabo de 50 Ohms e, na hora de medir, segurei com a mão mesmo (no cabo e um pouquinho abaixo da antena) simulando um uso convencional, já que o rádio é portátil e quase sempre é usado na mão. A figura abaixo mostra o setup.

Eu gosto de olhar o coeficiente de reflexão (nesse caso, parâmetro S11), mas muitas pessoas tem o hábito de usar a curva de VSWR, então coloquei as duas aí em baixo. As regiões marcadas em vermelho representam uma banda de operação com valor de reflexão na antena abaixo de 10 % (S11<-10 dB e VSWR<1,92).

Download.

Observação: É impressionante o quanto a frequência de ressonância pode variar conforme você aproxima a antena do seu corpo, do chão e etc. Mas não só isso, os ambientes, mesmo que abertos, alteram bastante também. Essa medida foi feita com a antena a uns 60 cm do corpo, 1,5 m do chão e em um ambiente de 3 x 4 m² semiaberto.

Qualquer dúvida entre em contato com o clube!

Escrito por: Rodrigo Facco – PU3FAC.