Material de Estudo para Licença de Radioamador Classe C | Clube do Rádio

Material de Estudo para Licença de Radioamador Classe C

A ideia desse post é mostrar onde conseguir apostilas para a prova COER classe C da ANATEL, além de mencionar alguns materiais relevantes que é bom ter por perto no radioamadorismo.

A prova para obtenção do COER classe C é bastante fácil, e as questões que caem nela são encontradas em apostilas disponibilizadas pela própria ANATEL nesse LINK. Falo um pouco mais das provas abaixo.

Uma opinião pessoal do autor dessa matéria, é que a prova não foi feita para ser difícil. A intenção aparenta ser um meio de passar uma breve noção aos participantes do hobbie de radioamadorismo sobre algumas informações e regras básicas para manter ordem e boas práticas entre a comunidade, além de conscientizar sobre possíveis infrações da lei quando usuários avançam os limites do uso saudável de ferramentas do radioamadorismo.

Além das apostilas mencionadas acima, alguns documentos de regulamentação são interessantes de se ter por perto:

  • Resolução nº 697: fala sobre as frequências de radioamador e as potências de transmissão para cada classe;
  • Ato n° 9106: fala sobre tipos de sinais e qual aplicação de cada faixa de frequências (AM, FM, SSB, modos digitais, repetidoras e etc);
  • Resolução n° 449: regulamentação geral do Radioamadorismo, além da formação de indicativos;
  • Resolução n° 700: fala sobre os limites à exposição humana a campos elétricos, magnéticos e eletromagnéticos;
  • Lei n° 8919: fala sobre instalação de antenas para radiocomunicação.

O Radioamadorismo é bastante amplo, então direcionar quais materiais mais técnicos se deve estudar é bastante difícil. Em linhas gerais, é bom ter pelo menos uma noção superficial sobre o básico da infraestrutura usada no radioamadorismo clássico como antenas, funcionamento básico de rádios e eletricidade, mas isso já é capricho (para a prova).

Qualquer dúvida, entre em contato com o clube!

Escrito por: Rodrigo Facco – PU3FAC.