Participação – Ciência a Cavalo | Clube do Rádio

Participação – Ciência a Cavalo

No dia 16 de outubro de 2019, o Clube do Rádio participou do evento “Ciência a Cavalo”, no CTG Oswaldo Aranha em Alegrete.

Desde 2009, a proposta do evento é aproximar a comunidade e a Universidade na divulgação de ciência e integração à cultura gaúcha. Anualmente, o grupo PET CTC Engenharias (Programa de ensino tutorial) apresenta aos polos rurais seus projetos de pesquisa, ensino e extensão, bem como as formas de ingresso na universidade.

Na sua 7ª edição, o evento trouxe um diferencial: apresentação de 72 projetos elaborados e construídos por alunos de ensino fundamental e médio das escolas participantes.

Junto com o PET, representante da Secretaria da Educação e com membros das escolas Emílio Zuñeda, Demétrio Ribeiro, Dr Lauro Dorneles, Pólo João André Figueira, Colégio Divino Coração e Raymundo Carvalho, foi realizada uma exposição destes projetos com experimentos na área de Física e Engenharia, procurando integrar conteúdos da sala de aula com o cotidiano dos alunos.

Foram escolhidos 10 trabalhos destaque e os 3 melhores trabalhos foram contemplados com uma bolsa de 1200 reais para desenvolvimento de pesquisas científicas, foram eles:
1º- Desinfetante Ecológico (Escola João André Figueira)
2º – Biodigestor (Escola Demétrio Ribeiro)
3º – Guindaste Hidráulico (Escola Oswaldo Aranha)
4º – Bobina de Tesla (Escola Raymundo Carvalho)
5º – Projeção Holográfica Caseira (Escola Raymundo Carvalho)
6º – Combustão de Hidrocabonetos (Escola Demétrio Ribeiro)
7º – Soluções Eletrolíticas (Colégio Divino Coração)
8º – Mini Extremo (Escola Oswaldo Aranha)
9º – Efeito Quente (Escola Dr. Lauro Dornelles)
10º – Kart Elétrico (Escola Demétrio Ribeiro)

Representantes do Clube estiveram presentes no evento com demonstração de recepção de sinal de rádio AM com um Crystal Set Radio(Galena), apresentação de antenas, assim como explicações das atividades do grupo.