O que é uma Colação de Grau

A colação de grau, popularmente chamada de formatura, é o momento em que, após cumprir as exigências curriculares de seu curso de graduação, o aluno recebe o grau acadêmico de bacharel ou de licenciado, o qual lhe outorga os direitos e deveres profissionais, sendo imprescindível para o exercício das profissões regulamentadas por lei.

Com raízes nas antigas universidades da Idade Média, o ritual de colação de grau configura-se, ainda hoje, como um evento de grande tradição e pompa. O traje talar usado pelos graduandos constitui-se em uma releitura da indumentária das pessoas que, naquele tempo, obtivessem algum título acadêmico. Atualmente, este traje inclui: a beca – veste negra longa até os pés, cingida por uma faixa à cintura, capelo – cobertura para a cabeça- e o jabô – peça de renda ou musselina levada em torno do pescoço. Os professores usam, ainda, a murça, pequena capa posta sobre os ombros. Tanto a murça, quanto o capelo e a faixa à cintura obedecem às cores atribuídas às diferentes áreas do saber.

Créditos: ACS Unipampa