O que nós podemos fazer para evitar a disseminação de Covid-19

Clique na imagem acima para fazer o download

Este material foi desenvolvido para auxiliar a população na prevenção da contaminação microbiológica, com foco nas medidas relacionadas a prevenção da COVID 19.

Objetiva esclarecer através de uma linguagem simples as questões básicas sobre a contaminação e apontar medidas de prevenção que podem ser executadas no dia a dia.

Traz um resumo das principais formas de higienização voltadas para o nível doméstico, indicando os produtos, finalidades, modos de uso e precauções.

Com a divulgação de informações sobre o contágio da COVID 19 e as principais medidas de prevenção, espera se que as pessoas tenham embasamento para aderir as medidas recomendadas para proteção individual e coletiva e assim mitigar os efeitos desta pandemia.

Material elaborado como parte das ações de Projetos especiais no combate a pandemia COVID 19, registrado no âmbito da Extensão e Cultura, sob o nº 002-3.
Equipe de trabalho:
Coordenação:
Prof.ª Dr.ª Paula Fernanda Pinto da Costa
Colaboração:
Prof. Dr. Leomar Hackbart da Silva
Acadêmica Kaelly Siqueira Horbe – Curso de Ciência e Tecnologia de Alimentos

Ação para ajudar as empresas de São Borja e região se reinventarem durante e depois da crise gerada pelo COVID-19

Ação “Tempo de Empreender” lança a série de vídeos “Novos Desafios”, no Facebook e Instagram

Na quinta-feira, dia 14 de maio, foi lançado pelo Projeto de extensão Nova Visão: Criatividade, Inovação e Empreendedorismo sem Fronteiras a ação “Tempo de Empreender: Novos Desafios”, a qual prevê a postagem de mais de 6 (seis) vídeos, tanto no Facebook quanto no Instagram, para ajudar empreendedores e empresários a refletir sobre seus negócios e a se reinventarem diante da crise causada pela pandemia do COVID-19, permitindo um despertar para soluções inovadoras e superação desse momento tão delicado.

Assim, foram desenvolvidos, por uma equipe de professores e alunos voluntários, esses vídeos, com duração máxima de um minuto, a serem veiculados no período de 14 a 22 de maio com temas como comportamento do consumidor, atendimento, programação visual nas apresentações, sustentabilidade ambiental, marketing, criatividade e inovação. Os vídeos estarão disponíveis no Facebook e Instagram do projeto.

Continue lendo

Unipampa e Receita Federal entregam álcool 70% ao município de Candiota

A Universidade Federal do Pampa (Unipampa) e a Receita Federal realizaram, na segunda-feira, 18, a entrega de 300 litros de álcool 70% líquido ao município de Candiota. O álcool líquido foi produzido nos laboratórios do Campus Bagé a partir da destilação de bebidas apreendidas pela Receita Federal do Brasil e doadas à Universidade para esse fim.

Participam do processo de produção do álcool 18 servidores da Unipampa, entre docentes e técnicos administrativos em educação.

Continue lendo

Inquérito populacional da Covid-19 em Bagé apresenta primeiros resultados

Para cada caso confirmado, há outros dez casos não confirmados de pessoas que tiveram coronavírus em Bagé. Essa é a estimativa obtida pelo inquérito populacional inédito da Covid-19 realizado pela Universidade Federal do Pampa (Unipampa), em parceria com a Prefeitura Municipal e a Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

O relatório dos resultados parciais refere-se à primeira rodada de coleta de dados do inquérito, realizada em 8 e 9 de maio. “O estudo reflete o número de pessoas que apresentaram anticorpos para o vírus, o que indica que houve exposição sem necessariamente ter ocorrido sinais clínicos”, explica uma das docentes da Unipampa envolvidas na pesquisa, Débora Pellegrini. O documento ressalta que, .“como dados preliminares, pede-se cautela na interpretação, visto que a digitação e revisão dos dados ainda está em andamento. Entretanto, espera-se que esses resultados parciais possam auxiliar a gestão de saúde do município a tomar as melhores decisões no combate à pandemia”.

Continue lendo

Programa de Residência Integrada em Medicina Veterinária produz materiais com orientações sobre a Covid-19

Com o objetivo de entregar à sociedade instruções e informações relevantes relacionadas à prevenção da disseminação da Covid-19, tutores e residentes do Programa de Residência Integrada em Medicina Veterinária (PRIMV), da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), estão elaborando materiais gráficos e em vídeo. A produção está sendo divulgada por meio do Alô Corona Vet, pelo WhatsApp, e pelo Instagram @alocoronavet, que integram o projeto de extensão PRIMV no enfrentamento da Covid-19, coordenado pela professora Ingrid Rios Lima Machado, do Campus Uruguaiana.

Continue lendo

Unipampa inicia diagnóstico molecular de Covid-19

O Campus São Gabriel possui um laboratório dedicado à detecção do vírus SARS-CoV-2

A Universidade Federal do Pampa (Unipampa) integra a rede de universidades do Rio Grande do Sul que faz o diagnóstico molecular do vírus SARS-CoV-2, popularmente conhecido como o novo coronavírus, agente etiológico da Covid-19. A partir desta semana, o trabalho de detecção começa a ser desenvolvido no laboratório do Campus São Gabriel, com coordenação do professor Jeferson Luis Franco e colaboração dos docentes Juliano Boldo, Luiz Fernando Roesch e Andrés Cañedo. Em parceria com o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen/RS), a iniciativa tem como objetivo auxiliar a demanda crescente por testes em pacientes suspeitos de terem contraído a Covid-19. A ação pretende dar vazão a testes solicitados pelos hospitais da 10º Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) e aliviar a carga de trabalho do laboratório do Estado.

Continue lendo

Unipampa realiza entrega de álcool 70% para a Secretaria Municipal de Saúde de Uruguaiana

Foi realizada nesta sexta-feira, 15, a entrega de 310 litros de álcool 70% e 10 litros de álcool glicerinado para a Secretaria Municipal de Saúde de Uruguaiana. O material foi produzido por professores e técnicos do Curso de Farmácia da Universidade a partir da destilação de etanol derivado de bebidas alcoólicas doadas pela Receita Federal.

Continue lendo