Saúde Mental e Covid-19


Manual: Cuidado em Saúde Mental durante o Distanciamento Social

O distanciamento social é essencial para combater a velocidade de propagação do coronavírus, desse modo evitando a contaminação e a transmissão do vírus de forma mais rápida.
 
Quanto menos “gente circulando” e mais gente executando as medidas preventivas e mantendo distanciamento, menores são as chances de aumento do contágio. Isso, além de preservar a sua saúde, possibilita que os serviços de saúde de maior complexidade possam atender os casos mais graves e, nesse momento, preparar estrutura com mais leitos para o tratamento de COVID-19 nos estados e municípios em que for necessário.
 
Ficar em casa é essencial para combater a disseminação, mas sabemos que esse período atípico traz consigo muitas mudanças, que podem desencadear angústia e sofrimento.
 
Pensando nisso, a Divisão de Atenção à Saúde e Segurança do Trabalho (DASST) juntamente com a psicóloga da Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEPE), Camila Perez, elaborou um manual para você cuidar de si e da sua saúde mental durante o período de distanciamento.
 
O documento foi executado a partir das perguntas elaboradas pela Assessoria de Comunicação Social (ACS) que foram feitas à psicóloga da PROGEPE.
 
Esperamos que esse material possa contribuir para que o período em que vivemos seja mais leve para você. Boa leitura! 
Para baixar o Manual, clique na imagem abaixo:

Cinco sugestões de leitura na pandemia

Uma boa forma de cuidado com a saúde mental durante a pandemia do COVID-19 é sentar-se confortavelmente e apreciar uma interessante obra literária. Em virtude disso, a Divisão de Atenção à Saúde e Segurança do Trabalho (DASST/PROGEPE) está divulgando cinco livros clássicos que tratam de temas relacionados ao cenário em que vivemos. A lista foi elaborada por Celina Gil, professora de curso pré-vestibular.
Mas atenção, se você busca leituras descontraídas, essa lista pode não ser para você. Entretanto, a leitura de livros que possuem referência com o contexto que estamos vivendo pode nos auxiliar a compreendê-lo sob outros prismas.
Eventualmente, podemos encontrar dificuldades para nomear os sentimentos que esse momento suscita em nós. Na prática da leitura, a partir da identificação com as vivências de cada personagem e do contato com os movimentos coletivos realizados pelas personagens diante de situações semelhantes às nossas, podemos identificar e elaborar nossas próprias questões individuais.
Curtiu a proposta? Prepara o sofá e o cházinho e boa leitura!


Atendimento solidário em Saúde Mental

#Coronavírus | O período de quarentena, do qual muitos de nós estamos submetidos como medida de prevenção ao Coronavírus (COVID-19), pode ser um período especialmente ansiogênico para muitos de nós. Estamos passando por uma pandemia, nossa rotina foi bruscamente interrompida e o que nos espera logo à frente ainda é incerto.

⚠️ Em vista disso, o cuidado com a saúde mental é crucial nesse momento.

Se você está tendo dificuldades emocionais e precisa de ajuda psicológica, olha que interessante essa medida que algumas entidades gaúchas que trabalham com Saúde Mental tomaram: o Atendimento Solidário!

➡ Para mais informações, clique na imagem 👇

Ajude a divulgar essa publicação e compartilhe. Além de você, muitas pessoas poderão se beneficiar! 🙌


Informações enviadas por Francine Cabral – enfermeira, especialista em Atenção Básica em Saúde Coletiva, com residência na Escola de Saúde Pública/ RS. Faz parte da equipe da Divisão de Atenção à Saúde e Segurança do Trabalho (DASST) e compõe o Comitê Central de Monitoramento do Coronavírus da Unipampa.