O PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE foi uma proposta de formação continuada dos docentes da universidade no período entre 2011 – 2015.
Programa de Desenvolvimento Profissional Docente.
O programa constitui-se de três projetos:
1 – Projeto de Acolhida e Acompanhamento do Professor Ingressante – PAAPI/UNIPAMPA
Neste grupo de trabalho, nosso objetivo consiste em acolher o novo docente, apresentando-o a instituição (Projeto Institucional, Regimento, Estatuto, procedimentos administrativos, acadêmicos, pedagógicos; organização estrutural da universidade, infraestrutura,…) orientando-o quanto ao seu trabalho na universidade.
Cronograma de ações formativas do PAAPI.
Para cada edição do seminário cria-se um novo cronograma de datas, mas as atividades desenvolvidas permanecem as mesmas.
Seminários para Professores Ingressantes
2 – Projeto de Aperfeiçoamento à Docência Superior – PADS/UNIPAMPA
Neste grupo de trabalho, nosso objetivo versa em valorizar as práticas docentes, fomentando a inovação pedagógica. Consiste em atividades do plano de trabalho deste grupo, atividades que além de correr para o aperfeiçoamento pedagógico do professor, o leve a refletir sobre suas práticas cotidianas, conforme Freire (2002).
3 – Projeto de qualificação da gestão do ensino – ProGEn/UNIPAMPA
Neste grupo de trabalho, nosso objetivo versa em assessorar o professor coordenador de curso, auxiliando-o para uma gestão de qualidade. Entendemos que suas atribuições cobrem todo o espectro administrativo e pedagógico do curso, por ser responsável tanto pelo acompanhamento das atividades específicas do corpo docente quanto aquelas do corpo discente.
Seminário de Formação para Coordenadores de Cursos de Graduação
- Além do Programa de Desenvolvimento Profissional Docente foram desenvolvidas outras atividades para a formação continuada dos docentes da universidade no período de 2010 – 2015. Algumas seguem sendo realizadas atualmente:
Fóruns das Áreas de Conhecimento
Seminário de Desenvolvimento Profissional Docente
Curso de Formação Pedagógica