O curso de atualização para professores de língua inglesa Applying Language Teaching Methods to English Classes foi desenvolvido a fim de atingir os seguintes objetivos:
– proporcionar aos professores de inglês da rede pública de escolas de Bagé a oportunidade de conhecer os métodos de ensino de língua estrangeira que já foram adotados ao longo dos anos;
– incentivar o uso de língua inglesa durante as aulas para que estes profissionais tenham uma oportunidade de aprimorar as suas habilidades de comunicação oral em língua inglesa;
– promover um espaço de troca de experiências entre estes profissionais para que eles possam enriquecer as suas práticas pedagógicas.
O curso teve início no dia 05 de junho de 2014 e o término está previsto para o dia 20 de novembro de 2014. Os encontros ocorrem todas as quintas-feiras no campus da Universidade Federal do Pampa – Bagé – sala 4201.
A equipe executora desta proposta é composta por:
Daniela Oliveira Lopes – Coordenadora – Técnica em Assuntos Educacionais – Proext
Patrícia Azambuja Pereira – Colaboradora – Discente do curso de Letras- Campus Bagé
Simone Silva Pires de Assumpção – Colaboradora – Professora Adjunta – Campus Bagé
Abaixo, o cronograma do curso:
05/06 – Presentation – How do I teach? – Sharing Experiences
12/06 – What activities have I done so far? – Sharing activities
18/06- Paper – Reflecting about classes 1 and 2
26/06 – The Grammar Translation Method: Presentation and Teaching Practice
03/07- The Grammar Translation Method: student practice
10/07 – The Grammar Translation Method: reflecting and analyzing
17/07- The Series Method: overview, teacher -student practice and reflection
24/07 – The Direct Method: overview, teacher – student practice and reflection
31/07 – The Audiolingual Method: presentation and teaching practice
07/08 – The Audiolingual Method: student practice and reflection
14/08 – Community Language Learning: presentation and teaching practice
21/08 – Community Language Learning: student practice and reflection
28/08 – Suggestopedia: presentation and teaching practice
04/09- Suggestopedia: student practice and reflection
11/09- Silent Way: presentation and teaching practice
18/09 – Silent Way: student practice and reflection
25/09- Total Physical Response: overview, practice and reflection
02/10 – Other approaches and methods – overview
09/10 – Communicative Approach: presentation and teaching practice
16/10 – Communicative Approach: student practice
23/10- Communicative Approach: reflecting and analyzing
30/10 – Putting into practice: peer teaching
06/11 – Peer teaching: discussion and reflection
13/11 – Wrap-up class
20/11 – Papers Presentation – Final Activity