PACTO Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio | Programa de Formação Continuada

PACTO Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio

O Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio (PNEM) é uma ação do Ministério Da Educação (MEC) em parceria com a Secretaria da Educação do Rio Grande do Sul (Seduc). Através de sua implementação, a Universidade Federal do Pampa coordenou o processo de Formação Continuada dos Professores do Ensino Médio, no período de 2013-2014, no RS, oferecendo formação continuada aos formadores regionais e orientadores de estudos da 10a, 13a, 19a e 35a Coordenadorias de Educação do RS, abrangendo 22 municípios gaúchos e cerca de 2.300 professores.

 

Registros PACTO – UNIPAMPA

Nova equipe de professores para a 2ª etapa do Pacto pelo Fortalecimento do Ensino Médio!

DSC00008
DSC00013

 


II Seminário Estadual do Pacto pelo Fortalecimento do Ensino Médio

seminário POA
Pacto POA
Prof. Claudete mediando mesa ” Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio no Cenário Nacional

 


Pacto pelo Fortalecimento do Ensino Médio encerra primeira etapa da formação em Uruguaiana

No último dia 16 de julho, ocorreu na cidade de Uruguaiana, o IV Encontro de Formação continuada do Pacto pelo Fortalecimento do Ensino Médio, o qual encerrou a 1ª etapa desta formação. O encontro contou com a presença de aproximadamente 150 professores e coordenadores pedagógicos das Coordenadorias Regionais de Educação (CRE) de Bagé, São Borja, Uruguaiana e Santana do Livramento que estiveram reunidos nas instalações da Unipampa no campus Uruguaiana.
Durante o encontro, os formadores institucionais da UNIPAMPA juntamente com o demais participantes avaliaram os trabalhos desenvolvidos e a formação realizada na 1ª. Etapa do Programa Pacto pelo Fortalecimento do Ensino Médio.
A dinâmica do encontro propôs que os professores apresentassem a realidade de suas escolas e município, bem como, compartilhassem os resultados das pesquisas e trabalho que tem realizado. Durante os dois turnos, os professores tiveram a oportunidade de interagir e conhecer parte da realidade das escolas dos 22 municípios da área de abrangência da 10ª., 13ª., 19ª e 35ª. (CREs) Coordenadorias Regionais de Educação. Uma experiência gratificante e motivadora, era esse o sentimento que ecoava pelos corredores da instituição.
download
Ao final do encontro, as professoras formadoras institucionais da UNIPAMPA e os professores coordenadores do Programa, reuniram-se com todos os participantes, para fazer a avaliação e apresentar as considerações finais. Como resultado das avaliações, percebeu-se que a formação continuada tem repercutido positivamente nas escolas, promovendo a valorização do trabalho desenvolvido pelos professores e alunos, mobilizando-os para constituição de grupos de estudo e de trabalho.Um momento de destaque e emoção foi quando o grupo de professores da 35ª. CRE, ao som da música Pactuando Saberes, entregaram aos formadores, supervisores e coordenadores do Programa na UNIPAMPA, cestas com produtos fabricados em suas escolas e municípios, como forma de agradecer pelo trabalho realizado até o presente momento. Certamente, um momento que ficará na lembrança de todos que participaram deste de encontro.

 


Seminário Estadual do Pacto pelo Ensino Médio mobiliza 1,3 mil pessoas no dia 12 de Agosto.
Um total de 1.380 pessoas devem participar, em Porto Alegre, no dia 12 de agosto, do II Seminário Estadual do Pacto pelo Fortalecimento do Ensino Médio. A atividade integra as ações de formação do Pacto e trará à Capital coordenadores e coordenadores pedagógicos de Coordenadorias Regionais de Educação (CREs), formadores regionais do Pacto e Orientadores de Estudos das escolas, além de 20 participantes que representam as instituições de ensino superior parceiras da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) nas ações do Pacto no RS. O encontro será na sede da Sogipa (Rua Barão de Cotegipe, 415 – São João), das 8h30 às 18h e abre a programação de formação do Pacto no segundo semestre.

O Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio é uma ação do Ministério da Educação (MEC) em parceria com a Seduc. Com a medida, o MEC pretende atingir 500 mil professores, nos 26 estados e no Distrito Federal. O Pacto investe na formação continuada em serviço dos docentes, prevendo, inclusive, a concessão de bolsas para os participantes. Na rede estadual do RS, as universidades parceiras atuam na formação dos orientadores de estudo, que multiplicam a formação aos 23.281 professores que atuam nas 1.071 escolas com Ensino Médio Politécnico e Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio.

A coordenadora do Pacto na Seduc, Maria de Guadalupe Lima, destaca que as universidades realizam a formação de forma regionalizada, atendendo grupos de Coordenadorias Regionais de Educação. O Comitê Gestor Estadual do Pacto pelo Ensino Médio no RS é composto pela Gestão do Ensino Médio e da Educação Profissional e as seguintes instituições de ensino superior (IES): UFRGS/Uergs, UFSM, Unipampa, Furg, UFFS, UFPel.

A primeira etapa do curso de formação dos formadores regionais e orientadores de estudo do Pacto Nacional no RS foi dividida em seis polos e duas fases.

Os polos

Porto Alegre – UFRGS e Uergs – CREs 1ª, 2ª, 3ª, 23ª, 27ª, 28ª (Porto Alegre, São Leopoldo, Estrela, Vacaria, Canoas e Gravataí) – 366 pessoas, sendo 355 orientadores de estudos e 9 formadores regionais;
Bagé – Unipampa – CREs 10ª, 13ª, 19ª, 35ª (Uruguaiana, Bagé, Santana do Livramento, São Borja) – 121 pessoas, sendo 117 orientadores de estudo e 4 formadores regionais;
Rio Grande – Furg – CREs 4ª, 11ª, 18ª (Caxias do Sul, Osório, Rio Grande) – 131 pessoas, sendo 128 orientadores de estudos e 3 formadores regionais;
UFFS – Erechim – CREs 15ª e 39ª (Erechim e Carazinho) e Cerro Largo – CREs 9ª, 14ª, 17ª, 21ª, 32ª, 36ª (Cruz Alta, Santo Ângelo, Santa Rosa, Três Passos, São Luiz Gonzaga, Ijuí) – 250 pessoas, sendo 242 orientadores de estudos e 8 formadores regionais;
Santa Maria – UFSM – CREs 6ª, 7ª, 8ª, 20ª, 24ª, 25ª (Santa Cruz do Sul, Passo Fundo, Santa Maria, Palmeira das Missões, Cachoeira do Sul e Soledade) – 274 pessoas, sendo 266 orientadores de estudos e 8 formadores regionais;
Pelotas – UFPel – CREs 5ª,12ª, 16ª (Pelotas, Guaíba, Bento Gonçalves) – 158 pessoas, sendo 154 orientadores de estudos e 4 formadores regionais.

Calendário da primeira etapa de formação: março a julho/2014

31/03 a 04/04 – formação dos formadores regionais e orientadores de estudos, nas sedes das IES – 24 horas
07/04 a 11/04 – formação dos orientadores de estudo (1 orientador para cada grupo de 35 professores do Ensino Médio das escolas estaduais), em cada CRE – 24 horas
formação pelos formadores regionais, num total de 30 encontros.
Formação dos professores – 50 horas coletivas na escola e 50 horas individuais

Fonte: Governo do Estado

 


AVISO URGENTE
Está aberto no SisMédio (http://simec.mec.gov.br/) para os participantes do Pacto pelo Fortalecimento do Ensino Médio (vinculados à UNIPAMPA), a possibilidade de realizar o processo de avaliação. Este procedimento irá possibilitar o encaminhamento para o pagamento das bolsas de abril, maio, junho e julho de 2014.

Para avaliar, acesse o sistema, selecione os períodos de referência (abril, maio, junho e julho) e os perfis. Após preencha os espaços segundo as orientações indicadas para cada um dos participantes do pacto (supervisor, formador regional, orientador de estudos, professor e coordenador pedagógico).

Deseja-se que todos tenham realizado o processo de avaliação no sistema até dia 31/07 às 12h (meio dia), para que o envio ocorra ainda dentro do mês de julho.

Contamos com a colaboração e compreensão de todos.

 


AVISO
A coordenação do pacto pede aos orientadores de estudo, professores e coordenadores pedagógicos das 10ª, 13ª ,19ª e 35ª CRE acessem o endereço www.simec.mec.gov.br e efetuem seus cadastros até o dia 27 de Julho para liberar o processo de pagamento de bolsas.

 


Blog Pacto
Clique no Link para responder ao questionário!

(Clique Aqui) Avaliação da 1ª Etapa

 


LOGO PACTO