Desenvolvimento | Programa de Formação Continuada

Desenvolvimento

I Encontro: Atividade Inaugural — Educação Integral na Escola

Ocorreu no dia 23 de novembro de 2013, nas dependências do Campus Caçapava do Sul da UNIPAMPA, a atividade inaugural do curso Docência em Tempo Integral. Participaram do encontro profissionais da educação básica dos seguintes municípios:  Bagé, Caçapava do Sul, Hulha Negra, Candiota, Cachoeira do Sul, Rio Grande e São Sepé.

DSCF5508
DSCF5677
DSCF5712

Durante o dia houve espaços de discussões sobre a situação atual de cada escola, e para dar encerramento ao dia de trabalho a professora Simone Costa Moreira ministrou a palestra A Escola e a Cidade: Políticas Públicas e Pedagógicas.


 

II Encontro: Diagnóstico acerca da realidade dos cursistas — Práticas sobre ensino a distância

Ocorreu nos dias 05 e 06 de dezembro de 2013 o segundo encontro do curso Docência em Tempo Integral, com a temática Práticas sobre ensino a distância. No dia 5 de dezembro a professora Maria Cristina Graeff Wernz realizou um diagnóstico sobre o uso da tecnologia digital, através da montagem de um painel com os seguintes questionamentos: O que existe? O que uso? O que gostaria de usar? Após a confecção do painel ocorreu uma roda de conversa sobre os resultados do painel. Logo após, foram exploradas as ferramentas do Google como: escrita colaborativa, usando documento de texto do Google Drive.

DSC00002
DSC00009
DSC00046

No dia 6 de dezembro, todos os cursistas preencheram um formulário google a fim de realizar um diagnóstico acerca de seus conhecimentos e práticas relacionadas ao uso da tecnologia digital.  A seguir sequencia, os alunos confeccionaram seus próprios formulários com os mais diversos temas e socializaram com os demais. No período da tarde foi iniciada a construção do Blog do curso, usando o Blogger (recurso do Google), e por fim foram exploradas ferramentas de comunicação como Skype e Hangout.

 


 

III Encontro: A Escola e a Cidade: Políticas Públicas e Pedagógicas

Nos dias 21 e 22 de fevereiro de 2014 ocorreu o terceiro encontro do curso de Docência em Tempo Integral, com a temática “A escola e a Cidade: Políticas Públicas e Pedagógicas”. No dia 21 de fevereiro a professora Dulce Mari da Silva Voss ministrou a palestra intitulada “Escola e Políticas Públicas: pressupostos, relações e desafios”.

DSCF7174
DSCF7197
DSCF7254

No dia 22 de fevereiro o professor Matheus Leite ministrou a palestra “Música, Educação e Cultura”. Ao final de sua fala foram realizadas dinâmicas de percussão corporal. No período da tarde a professora Cláudia Camerini Corrêa Pérez dialogou sobre o tema “Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação aplicadas a Educação”, e por fim foram abordados aplicativos da web como, por exemplo, Voki (criação de avatar), Prezi (espaço para criação de apresentações dinâmicas) entre outros.


 

IV Encontro: A Escola e a Cidade: Políticas Públicas e Pedagógicas

No quarto encontro, realizado nos dias 14 e 15 de março, se deu continuidade na temática “A Escola e a Cidade: Políticas Públicas e Pedagógicas”. No dia 14 de março a professora Dulce Mari da Silva Voss dialogou sobre o tema “Educação em Tempo Integral e Educação Integral”.

10014579_1409883205940672_314440333_n
DSC04600
DSC04614

No dia 15 de março foram discutidos os assuntos “Cidade Educadora e Bairro-Escola”. No período da tarde a professora Dulce Mari da Silva Voss, juntamente com os cursistas relataram as realidades escolares.


 

Seminário Internacional Escolas de Tempo Integral

No dia 24 de março de 2014, a Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), juntamente com uma comitiva composta por 37 alunos do curso Docência em Tempo Integral, docentes e equipe organizadora do curso participou do Seminário Internacional Escolas de Tempo Integral, na cidade de Porto Alegre. O Seminário organizado pela Comissão Especial para Tratar das Escolas de Tempo Integral do RS teve como foco a apresentação de experiências nacionais e internacionais sobre Educação Integral, a fim de fomentar o diálogo sobre este tema entre os profissionais da Educação Básica.

DSCF0038
DSCF0045
DSCF0046
DSCF0078

O Seminário
O seminário visou mostrar as vantagens de ampliar o tempo de permanência da criança na escola, com atividades pedagógicas, esportivas e culturais, que, conforme o site do evento incidem diretamente na melhoria do seu desenvolvimento e da aprendizagem. O seminário também visou comemorar o primeiro ano de vigência da Lei Estadual n.º 14.461/2014 que regulamenta as Escolas de Tempo Integral no Estado do Rio Grande do Sul e debater propostas para sua implementação. Mais informações em no site do evento.


 

 

V Encontro: Educação Integral como Arranjo Educativo Local

No quinto encontro, realizado no dia 29 de março de 2014, foi abordada a temática “Educação Integral como Arranjo Educativo Local”. No período da manhã, o professor Márcio André Rodrigues Martins dialogou sobre “A Formação de Redes Sociais em Função dos Processos Educativos e Experiências Exitosas”.

DSCF0080
DSCF0131
DSCF0155

No período da tarde – no dia 15 de março –  foram discutidos assuntos relacionados ao tema “Cidade Educadora e Bairro-Escola”. Em um segundo momento, os cursistas tiveram a oportunidade de montar uma maquete, e assim colocar em prática o assunto abordado.


 

VI Metodologia de Pesquisa

No sexto encontro, realizado nos dias 11 e 12 de abril de 2014, a temática “Metodologia da Pesquisa” foi abordada pelo professor Alessandro Bica. No dia 11, o professor  Bica dialogou sobre o tema “Pesquisa-Ação e Ressignificação da Cultura na Escola”.

DSC04833
DSC04837
DSC04856
DSC04876

No dia 12 de abril foi discutido o tema A Pesquisa-ação como Instrumento de Análise e Avaliação da Prática Docente. Além disso, os alunos receberem orientações na elaboração de  seus projetos de intervenção pedagógica – os quais foram apresentados ao final do curso.


 

VII

DSC05392
DSC05394
DSC05397
DSC05422

 

Convite referente ao fechamento do curso

convite_Encerramento_DocênciaemTI

 


 

Encerramento do Curso

No último encontro, realizado nos dias 06 e 07 de junho de 2014, ocorreu o encerramento do curso Docência em Tempo Integral. No dia 06 de junho apresentaram seus Projetos de Intervenção Pedagógica para o grupo. Este encontro contou com a presença de professores do curso.

DSC05451
DSCF0269
DSCF0414
DSCF0492

No dia 07 de junho deu-se continuidade a apresentação e discussão dos Projetos de Intervenção Pedagógica. Após o término das apresentações, os cursistas assistiram um painel sobre Educação Integral, o qual foi composto pela diretora de Currículos e Educação Integral do MEC Dra. Clarice Salete Traversini, a deputada Juliana Brizolla, a Pró-reitora de Extensão e Cultura Profª. Dra. Vera Lúcia Cardoso Medeiros e o Coordenador do curso Docência em Tempo Integral Prof. Dr. Pedro Fernando Teixeira Dorneles. No final da manhã, os 41 cursistas concluintes receberam seus certificados.  Também receberam certificados os alunos bolsistas que auxiliaram na realização do curso e os professores formadores.