Programa Escolas Interculturais de Fronteira (PEIF) | Programa de Formação Continuada

Programa Escolas Interculturais de Fronteira (PEIF)

O Programa Escolas Interculturais de Fronteira (PEIF) é uma ação do Ministério da Educação (MEC) que se desenvolve em parceria com universidades, escolas e secretarias de educação localizadas na região de fronteira do Brasil, e escolas e instituições de gestão educativa dos países vizinhos. Surge com a intenção de promover a integração dos países participantes do Mercosul por meio de ações interculturais geradas e desenvolvidas em escolas situadas na zona de fronteira. O Programa busca também mobilizar as comunidades escolares para que as escolas se percebam como espaço intercultural e integral. Até 2013, o PEIF acontecia em 17 escolas, em 11 municípios, com aproximadamente 250 professores e 10 universidades federais. Em 2014, houve ampliação do Programa para novos municípios.

A UNIPAMPA participa do PEIF desde 2012, articulada à Pro-Reitoria de Extensão e Cultura, com a responsabilidade de propor ações de formação continuada nas escolas participantes do Programa em Jaguarão e, a partir de 2014, em Aceguá. Neste ano, a UNIPAMPA conseguiu constituir uma equipe interdisciplinar que integra os campi de Bagé e Jaguarão.

Membros da equipe PEIF-UNIPAMPA:

Alessandro Carvalho Bica – Professor Adjunto campus Bagé

Clara Zeni Camargo Dornelles -Professora Adjunta Campus Bagé