Aula Inaugural
A aula inaugural do curso de aperfeiçoamento A Escola e a Cidade: Políticas Públicas e Educacionais ocorreu dia 26 de agosto, às 19h, no auditório do campus Alegrete. Na ocasião, palestrou a sra Gesuína Leclerc, analista de políticas socias da SEB/MEC, tratando dos programas e políticas para a educação em tempo integral. A palestra foi transmitida por webconferência pela sala webconf.unipampa.edu.br/alegrete.
Ainda no Módulo I (dias 27/08; 05 e 06/09) foi feita a ambientação do Moodle e a apropriação de ferramentas de escrita colaborativa, que servirão de base para as atividades desenvolvidas a distância durante o curso. Tal atividade foi desenvolvida pela professora Jaline Gonçalves Mombach, que propôs atividades de reflexão acerca do tema da palestra, mediadas pela tecnologia digital.
Módulo II
Nos dias 26 e 27 de setembro e 10 e 11 de outubro ocorreu o módulo II do curso “A Escola e a Cidade: políticas públicas e educacionais”. O módulo foi ministrado pelo Prof. Me. Tiago Pavinato Klein, e trabalhou questões de intersetorialidade na Educação Integral e conceitos de territórios educativos.
Os alunos realizaram, no decorrer do módulo, um resgate de suas trajetórias como educadores e as relacionaram com o município de Alegrete. No sábado, dia 27, construíram trilhas educativas na Unipampa, apresentando um pouco das memórias e histórias da cidade. O professor Tiago debateu diversos tópicos relacionados com o direito à educação, que é ampliado com as propostas de Educação Integral, como o Programa Mais Educação.
Módulo III
Nos dias 12 e 13 de setembro e 17 e 18 de outubro ocorreu o módulo III do curso “A Escola e a Cidade: políticas públicas e educacionais”. O módulo foi ministrado pelo Prof. Dr. Cesar da Cruz Cristaldo que aborda o tema “projeto de pesquisa”.
Foram discutidas as etapas de elaboração de um projeto de pesquisa e a importância do planejamento para elaboração de uma pesquisa. Os professores relataram suas experiências com o Programa Mais Educação em suas escolas. Após os encontros presenciais, os professores construíram seus projetos de pesquisa que foram postados no Ambiente Virtual de Ensino-Aprendizagem da Unipampa (plataforma Moodle) iniciando-se uma rede colaborativa a distância.