A execução deste projeto visa sensibilizar e fazer com que o debate sobre o patrimônio de Bagé esteja presente na vida da cidade.
O projeto é realizado a partir de um desafio, um quiz, onde as pessoas descobrem os locais e os detalhes de arquitetura divulgados através de fotografias antigas ou atuais, e, ao final do desafio, recebem brindes. As fotografias são veiculadas ao jornal Folha do Sul e na rede social facebook através do link Desafio do Patrimonio. Uma semana depois, o resultado é divulgado, contando a história do lugar retratado e ressaltando sua importância para a cidade. Os brindes ofertados aos participantes que acertam os locais das fotos são fornecidos pelo comércio local, realizando assim uma mobilização na sociedade com um todo: leitores do jornal, conectados na rede social, empresariado local.
Juntamente com o Desafio, serão realizadas- ao longo de 2014- palestras sobre patrimônio cultural, a história da cidade, a importância da preservação e sobre as alternativas para os proprietários de bens tombados. Essas palestras contarão com profissionais do IPHAN, IPHAE e de outras instituições, a fim de aproximar esses órgãos à comunidade bageense.
Equipe do Projeto:
Helyna Dewes – Produtora Cultural – UNIPAMPA.
Sara Mota – Docente do Curso de Letras – Línguas Adicionais, Campus Bagé.
Diogo Ferreira – Acadêmico do curso de Letras e bolsista do projeto.
Cid Marinho – Cinegrafista e fotógrafo, colecionador de fotos antigas.