Os estudantes podem pleitear diferentes bolsas ofertadas pela Unipampa aos estudantes de graduação, relacionadas a atividades de ensino, pesquisa, extensão, iniciação à docência e residência pedagógica.
PDA
O Programa de Desenvolvimento Acadêmico (PDA) caracteriza-se como política institucional de fomento de atividades acadêmicas no contexto da graduação, em atividades de ensino, pesquisa, inovação tecnológica, extensão, ações sociais, culturais e de atenção à diversidade no âmbito da comunidade acadêmica da Unipampa.
Modalidades de atividades acadêmicas do PDA:
I. ensino e monitoria em componente curricular;
II. pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação;
III. extensão e cultura;
IV. ações sociais, culturais e de atenção à diversidade no âmbito da comunidade acadêmica.
Para participar, os estudantes devem estar atentos aos períodos de inscrição dos projetos e programas que se interessam em participar.
Para mais informações, acesse o site do PDA.
PIBID
O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) é uma iniciativa para o aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores para a educação básica. O programa concede bolsas a alunos de licenciatura participantes de projetos de iniciação à docência desenvolvidos por Instituições de Educação Superior (IES) em parceria com escolas de educação básica da rede pública de ensino.
Os projetos devem promover a inserção dos estudantes no contexto das escolas públicas desde o início da sua formação acadêmica para que desenvolvam atividades didático-pedagógicas sob orientação de um docente da licenciatura e de um professor da escola.
Para saber como participar, os estudantes devem procurar a coordenação do seu curso de licenciatura.
Para mais informações, acesse o site do PIBID.
Residência Pedagógica
O Programa de Residência Pedagógica é uma das ações que integram a Política Nacional de Formação de Professores e tem por objetivo induzir o aperfeiçoamento do estágio curricular supervisionado nos cursos de licenciatura, promovendo a imersão do licenciando na escola de educação básica, a partir da segunda metade de seu curso.
Essa imersão deve contemplar, entre outras atividades, regência de sala de aula e intervenção pedagógica, acompanhadas por um professor da escola com experiência na área de ensino do licenciando e orientada por um docente da sua Instituição Formadora.
A Residência Pedagógica, articulada aos demais programas da Capes compõem a Política Nacional, tem como premissas básicas o entendimento de que a formação de professores nos cursos de licenciatura deve assegurar aos seus egressos, habilidades e competências que lhes permitam realizar um ensino de qualidade nas escolas de educação básica.
Para saber como participar, os estudantes devem procurar a coordenação do seu curso de licenciatura.
Para mais informações, acesse o site da Residência Pedagógica.
PET
O Programa de Educação Tutorial (PET) é composto por grupos tutorais de aprendizagem e busca propiciar aos alunos, sob a orientação de um professor tutor, condições de realização de atividades extracurriculares, que complementem a sua formação acadêmica, procurando atender mais plenamente às necessidades do próprio curso de graduação e/ou ampliar e aprofundar os objetivos e os conteúdos programáticos que integram sua grade curricular. Espera-se, assim, proporcionar a melhoria da qualidade acadêmica dos cursos de graduação apoiados pelo PET.
As atividades extracurriculares que compõem o Programa têm como objetivo garantir aos alunos do curso oportunidades de vivenciar experiências não presentes em estruturas curriculares convencionais, visando a sua formação global e favorecendo a formação acadêmica, tanto para a integração no mercado profissional quanto para o desenvolvimento de estudos em programas de pós-graduação.
O PET, ao desenvolver ações de ensino, pesquisa e extensão, de maneira articulada, permite uma formação global, tanto do aluno bolsista quanto dos demais alunos do curso, proporcionando-lhes uma compreensão mais integral do que ocorre consigo mesmo e no mundo. Ao mesmo tempo a multiplicidade de experiências contribui para reduzir os riscos de uma especialização precoce.
Os processo de seleção para bolsistas e voluntários são realizados a partir de solicitação do tutor quando existem quotas de bolsas disponíveis no grupo, podendo ser admitida a participação de estudantes não bolsistas (voluntários) em até metade do número de bolsistas por grupo.
Para saber como participar, procure o grupo PET do seu curso ou campus.
Para mais informações, acesse o site do PET.
Programa Institucional de Iniciação Científica e Tecnológica – PRO-IC/PROPPI/Unipampa
O Programa Institucional de Iniciação Científica e Tecnológica (PRO-IC) tem por objetivo o desenvolvimento da ciência, tecnologia e inovação, bem como a formação de recursos humanos voltados para o desenvolvimento científico e tecnológico, por meio da concessão de uma bolsa de Iniciação Científica e Tecnológica.
São 3 (três) as modalidades do PRO-IC:
i) Modalidade Iniciação Científica;
ii) Modalidade Mulheres na Ciência;
iii) Modalidade Incentivo à Pesquisa.
Para participar, os estudantes devem estar atentos aos períodos de seleção de bolsistas divulgados pelos servidores contemplados com as bolsas.
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica e Iniciação Tecnológica e Inovação- PROBIC e PROBITI/FAPERGS/Unipampa
O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica PROBIC–FAPERGS/UNIPAMPA tem por objetivo desenvolver nos estudantes de graduação o interesse pela pesquisa científica e complementar sua formação acadêmica, através da participação no desenvolvimento de atividades previstas em planos de atividades vinculados a projetos de pesquisa, sob a orientação de pesquisador experiente.
Já o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação tem o objetivo desenvolver nos(as) estudantes de graduação o interesse pela pesquisa científica, pelo desenvolvimento tecnológico e inovação e a complementação da sua formação acadêmica, por intermédio da Agência de Inovação e Empreendedorismo do Pampa – AGIPAMPA, através da participação no desenvolvimento de atividades previstas em planos de atividades vinculados a projetos de inovação, sob a orientação de pesquisador(a) experiente.
Para participar, os estudantes devem estar atentos aos períodos de seleção de bolsistas divulgados pelos servidores contemplados com as bolsas.
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica e Iniciação em Desenvolvimento Tecnológica e Inovação – PIBIC e PIBITI/CNPq/Unipampa
O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica PIBIC–CNPq/UNIPAMPA, tem por objetivo desenvolver nos estudantes de graduação o interesse pela pesquisa científica e complementar sua formação acadêmica, através da participação no desenvolvimento de atividades previstas em planos de atividades vinculados a projetos de pesquisa, sob a orientação de pesquisador experiente. São 3 (três) as modalidades do PIBIC na iniciação científica:
- i) Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica – PIBIC/CNPq/Unipampa.
- ii) Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica nas Ações Afirmativas – PIBIC-Af/CNPq/Unipampa: tem por objetivo geral ampliar a oportunidade de formação técnico-científica pela concessão de bolsas de IC para os alunos do ensino superior, cuja inserção no ambiente acadêmico se deu por uma ação afirmava no processo de ingresso;
iii) Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica no Ensino Médio – PIBIC-EM/CNPq/Unipampa: tem por objetivo geral desenvolver um PROGRAMA de educação científica que integre os estudantes das escolas de nível médio, públicas do ensino regular, escolas militares, escolas técnicas e escolas privadas de aplicação o interesse pela pesquisa científica e complementar sua formação acadêmica.
O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação. É um programa do CNPq que tem por objetivo estimular os jovens do ensino superior nas atividades, metodologias, conhecimentos e práticas próprias ao desenvolvimento tecnológico e processos de inovação, em especial nas Áreas de Tecnologias Prioritárias do MCTIC, por intermédio da Agência de Inovação e Empreendedorismo do Pampa – AGIPAMPA, através da participação no desenvolvimento de atividades previstas em planos de atividades vinculados a projetos de inovação, sob a orientação de pesquisador(a) experiente.
Para participar, os estudantes devem estar atentos aos períodos de seleção de bolsistas divulgados pelos servidores contemplados com as bolsas.
Inovabolsas
Apoio à Inovação – O Programa de Bolsas de Iniciação Tecnológica é uma modalidade fomentada pela UNIPAMPA, e tem por objetivo o desenvolvimento de ciência, tecnologia e de inovação. Visa estimular os(as) estudantes de graduação à iniciação tecnológica, utilizando metodologias, conhecimentos e práticas próprias ao desenvolvimento tecnológico e/ou processos de inovação.
Programa de Apoio ao Empreendedorismo – PAE
A Chamada Interna PAE tem o intuito de fortalecer a cultura empreendedora e contribuir para o desenvolvimento regional. A iniciativa visa conectar os alunos com servidores da UNIPAMPA através do desenvolvimento conjunto de projetos empreendedores. O programa reflete o compromisso da universidade em promover a inovação tecnológica e o pensamento crítico entre seus estudantes, além de prepará-los para contribuir efetivamente para a economia local.
Os estudantes interessados em participar deste programa devem estar atentos ao cronograma e às etapas detalhadas para a submissão de projetos, disponíveis na página da AGIPAMPA. Para se qualificar, é necessário que estejam regularmente matriculados na UNIPAMPA, demonstrem interesse pela temática empreendedorismo e possuam um bom desempenho acadêmico. Participando, os alunos ganham a oportunidade de desenvolver suas habilidades empreendedoras sob orientação qualificada.
Para mais informações sobre o programa, critérios de elegibilidade, processo de seleção e inscrição, acesse a página da AGIPAMPA.
Empreendebolsas
O Empreendebolsas é um programa desenhado para promover o empreendedorismo entre os estudantes de graduação. O objetivo é engajar os alunos em atividades das Comissões de Inovação e Empreendedorismo dos campi, sob a coordenação da AGIPAMPA, para fortalecer e criar novas ações voltadas à inovação tecnológica e ao empreendedorismo.
Este programa visa contribuir para a formação integral dos alunos, inserindo-os em um ambiente que estimula a criatividade, o pensamento crítico e a capacidade empreendedora. Além disso, espera-se que as atividades do programa possibilitem aos estudantes uma experiência prática relevante, complementando sua formação acadêmica e preparando-os tanto para o mundo do trabalho quanto para futuros estudos em níveis de pós-graduação.
O Empreendebolsas é caracterizado por uma série de atividades práticas, incluindo a elaboração de material para divulgação, atualização de redes sociais, organização de eventos relacionados à inovação e ao empreendedorismo, entre outras. Essas ações visam não só o desenvolvimento pessoal e profissional dos alunos, mas também a promoção de uma cultura de inovação dentro da comunidade acadêmica da Unipampa.
Os alunos interessados devem estar atentos aos prazos de inscrição e cumprir os requisitos especificados na chamada, incluindo estar regularmente matriculados e não acumular esta bolsa com outras, exceto o Programa de Bolsas de Permanência da Unipampa.
Para participar do EmpreendeBolsas, os estudantes devem procurar as Comissões de Inovação e Empreendedorismo dos seus respectivos campi e estar atentos aos processos de seleção e inscrição detalhados na chamada.
Para mais informações sobre o programa, critérios de elegibilidade, processo de seleção e inscrição, acesse a página da AGIPAMPA.
Quer entender melhor? Entre em contato!
agipampa@unipampa.edu.br e/ou dit@unipampa.edu.br