Pibidianos disponibilizam atividades de 2019/2

Pibidianos disponibilizaram atividades e cronograma realizadas no campus e em suas respectivas escolas no segundo semestre de 2019. Segue em anexo:

ATIVIDADES ALECSÂNDER MOTA 2019 2

ATIVIDADES MARIA EDUARDA VALONE 2019 2

ATIVIDADES CAROLINA SPILLARI 2019 2

ATIVIDADES CAROLINE VARGAS PAULO CHAVES 2019 2

ATIVIDADES FRANCINCEIDE FIGUEIRA FELIPE RODRIGUES 2019 2

ATIVIDADES GISLAINE LUGO 2019 2

ATIVIDADES HELLEN BARBOZA E MARIA EDUARDA XAVIER 2019 2

ATIVIDADES IRINA ROSA 2019 2

ATIVIDADES LARA MENESES 2019 2

ATIVIDADES LETICIA VIEIRA 2019 2

ATIVIDADES NADINE VAZ 2019 2

ATIVIDADES YASMIN DEBLE E GABRIELA MORAIS 2019 2

ATIVIDADES CALEBE RODRIGUES 2019 2

Pibidianos disponibilizam atividades de 2019/1

Pibidianos disponibilizaram atividades e cronograma realizadas no campus e em suas respectivas escolas no primeiro semestre de 2019. Segue em anexo:

ATIVIDADES ALECSÂNDER MOTA 2019 1

ATIVIDADES GABRIELA MORAIS 2019 1

ATIVIDADES CALEBE RODRIGUES NADINE VAZ 2019 1

ATIVIDADES CAROLINA SPILLARI E KRISLEY SILVA 2019 1

ATIVIDADES CAROLINE VARGAS E PAULO CHAVES 2019 1

ATIVIDADES FELIPE RODRIGUES, FRANCINEIDE FIGUEIRA, HELLEN BARBOZA E MARIA EDUARDA XAVIER 2019 1

ATIVIDADES IRINA CASTILLO E KELLY GÓES 2019 1

ATIVIDADES LARA MENESES 2019 1

ATIVIDADES LETÍCIA VIEIRA 2019 1

ATIVIDADES YASMIN DEBLE 2019 1

ATIVIDADES JULIA GARIN E RAFAEL SILVA 2019 1

 

Apresentação de trabalho sobre Interdisciplinaridade do Núcleo Arte/Língua Portuguesa no IntraPIBID/UNIPAMPA

No dia 22 de maio de 2019, a fim de promover a reflexão e troca de experiências da iniciação à docência, a Universidade Federal do Pampa (Unipampa) realizou no Campus Bagé o IntraPibid, evento institucional que contou com a temática: “Ser pibidian@: Partilhando experiências e desafios da educação pública”. Na ocasião, o grupo Interdisciplinar do Núcleo Arte/Língua Portuguesa apresentou o trabalho “Atividades interdisciplinares do PIBID Letras e Música no IFSul Campus Bagé”.

Visita aos Laboratórios de Química Licenciatura, Unipampa, campus Bagé, realizada em 17/09/2019.

Reconhece-se que as atividades experimentais possuem um papel importante no processo de ensino aprendizagem de Química. Com esta visão, os bolsistas IDs do Curso Química Licenciatura realizaram uma experimentação sobre Teste de Chama durante uma visita de estudantes do Ensino Médio da EEEM Luiz Mércio à UNIPAMPA, Campus Bagé.  Como principal objetivo desta ação pretende-se a partir das atividades desenvolvidas, despertar nos estudantes do ensino médio o interesse pela Química. Para tanto, espera-se promover nos visitantes uma reflexão sobre suas futuras escolhas profissionais e para os bolsistas vivenciarem a integração escola-universidade.

Participação dos alunos do EJA nas atividades experimentais realizadas sob a orientações dos bolsistas IDs da E.E.E.M. Luiz Mércio Teixeira  durante a Visita ao laboratórios de Química Licenciatura, UNIPAMPA, Campus Bagé, realizada em 17/09/2019.

 

Encontros de Roda de Estágios e Práticas Pedagógicas da Licenciatura em Química

Um dos encontros foi realizado na UNIPAMPA, Campus Bagé em dezembro de 2018  e o outro realizado na Universidade Federal do Rio Grande (FURG) em 17/08/2019. Estes eventos ocorrem anualmente e congregam discentes e docentes de Cursos de Licenciatura em Química das instituições de ensino superior FURG, UFPel e UNIPAMPA com o objetivo de debater e apresentar formas de práticas pedagógicas inovadoras que podem contribuir para o aperfeiçoamento e desempenho de práticas pedagógicas dos futuros professores, a partir da socialização de experiências que são apresentadas por meio de relatos orais dos discentes que vivenciam enquanto bolsistas (IDs, RPs, Estagiários) na área de ensino de química.

Participação dos bolsistas IDs no Encontro de Rodas de Estágios e Práticas, realizado em dezembro de 2018, na UNIPAMPA, Campus Bagé.

Participação integradora dos bolsistas IDs, RPs e Estagiários do Curso de Química Licenciatura, UNIPAMPA, Campus Bagé no Encontro de Rodas de Estágio e Práticas Pedagógicas realizado na FURG, em agosto de 2019.

 

Encontro de Integração dos Bolsistas de Iniciação à Docência de Química/Física e Matemática das escolas conveniadas

Durante esse encontro os pibidianos socializaram algumas das atividades que foram desenvolvidas nas escolas de ensino conveniadas, como amostra de jogos lúdicos, experimentos e intervenções pedagógicas realizadas na área de Química e de Matemática.

Destaque à participação dos bolsistas IDs durante a participação no Encontro Integrador entre os Nucleo de Química/Física e o Núcleo de Matemática, PIBID, realizado em 30/11/2019 na UNIPAMPA, Campus Bagé.

Poster de divulgação do Encontro de Integração entre Bolsistas de Iniciação a Docência.

 

Atividade de integração entre PIBID e RP do núcleo 9, Feira de Ciências na E.E.E.M Barão de Aceguá.

Os bolsistas IDs do Núcleo 09, Química/Física participaram como observadores e avaliadores da Feira de Ciências realizada em 19/09/2019, na E.E.E.M Barão de Aceguá, em Aceguá, RS, sob a orientação dos bolsistas do Residência Pedagógica do Curso de Química Licenciatura. Experiência integradora que oportunizou observações de diferentes projetos desenvolvidos em temáticas de âmbito de ciências e gestão ambiental. Para tanto, se propiciou uma maior interação entre todos os envolvidos nos subprojetos Química PIBID e Residência Pedagógica.

Imagem digital destacando um dos experimentos observados e avaliados pelos bolsistas ID sob a orientação dos bolsistas RPs que se encontravam expostos na Feira De Ciências na E.E.E.M. Barão de Aceguá, Aceguá.

 

– Minicurso e Oficina na temática “Elaboração de Instrumentos de Apoio Didático para o Ensino de Química: Mapas Conceituais e Kits Experimentais

Minicurso e Oficina na temática “Elaboração de Instrumentos de Apoio Didático para o Ensino de Química: Mapas Conceituais e Kits Experimentais” ministrada pela Prof Dra Maria Regina de Oliveira Casartelli (Coordenadora Área) e discentes Samara de Oliveira Pereira e Gabriella Lucena- bolsistas de iniciação cientifica (IC-PDA2018) ofertada no 10º SIEPE que se realizou em novembro de 2018, UNIPAMPA, Campus Santana do Livramento (RS).

Nesta oficina, foi apresentada a importância do ensino teórico-prático, dando ênfase a elaboração de materiais para o ensino de química. Com o intuito de contribuir com um modelo de atuação no qual a aprendizagem seja favorecida: – por meio de confecções de kis experimentais os quais foram apresentados (contendo um protocolo, soluções químicas, vidrarias e livros indicativos para alunos e professores) e aplicados durante a oficina;  e – mapas conceituais (didáticos e interativos) que foram disponibilizados em uma plataforma online idealizada e desenvolvida pelos autores do projeto. Os kits experimentais foram preparados na temática ensaio de coloração de chamas e identificação de alguns metais.

Portifólios dos pibidianos

Os pibidianos concluíram suas atividades em janeiro de 2020. Para tanto, escreveram portifólios, que contam as suas atividades ao longo do programa. Como é possível observar, em cada texto aparecem as tarefas e algumas ilustrações em fotos de todo o trabalho realizado. Parabéns ao grupo de alunos pibidianos do curso de Letras/Jaguarão!!  Anexos, encontramos os textos..,Jéssica Brião Nunes; Alessandra Vitoria; Amanda Luisa Arcoverde Gomes; Anderson Garcia; Celina Bretanha; Deliardo Silveira; Eduarda Simoes; Isabelly MarquesJessica Kosbi; João Victor; Luana Duquia; Lucas Medeiros; Lutiele; Mahara Santos; Marcia Lopes; Nathani SoaresNicolas PerezRodolpho BretanhaTuania Martins Nunes; Tuesly Machado

Oficina na temática “Tecnologias e uso de aplicativos”

– Oficina na temática “Tecnologias e uso de aplicativos” ofertada pelo Projeto de Extensão sob a coordenação do Prof Marcio Martins e ministrada pelo discente Jefferson do Curso Química-Licenciatura, Unipampa, Campus Bagé que se realizou no segundo semestre de 2018.

Das oficinas disponibilizadas os Bolsistas de Iniciação à Docência do Núcleo 09 – Química realizaram:
– Cloud computing: utilização de google drive e google docs para criação, – armazenamento e compartilhamento de documentos.
– Utilização das ferramentas do Google Docs.
– Criando jogos de perguntas e respostas com o Kahoot!