PIBID INSTITUCIONAL UNIPAMPA | Site de publicações e divulgações do Projeto PIBID-UNIPAMPA

Unindo Laços e Celebrando Conquistas

No dia 13 de dezembro, realizou-se a confraternização do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) na residência da Supervisora Dynara. Esse encontro foi marcado por um ambiente de partilha de memórias e expressões de gratidão em relação ao desenvolvimento dos pibidianos na arte de ensinar em sala de aula. Sendo um momento tocante, que também destacou a forte conexão estabelecida entre todos ao longo desse período.

 

Partipação dos pibidianos do núcleo de Língua Portuguesa, na XI gincana do IFSul

No dia 20 de outubro de 2023, ocorreu a XI edição da gincana IFSUL no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense, campus Bagé. Durante o evento, os bolsistas do projeto de iniciação à docência – PIBID, propuseram aos estudantes uma “Batalha Naval da Variação Linguística”. Para isso, cada grupo representado por uma cor, precisou escolher um colega para participar da atividade. Em seguida, um aluno(a) por vez pôde escolher um balão, que continha perguntas (cada uma com uma pontuação), bombas (que eliminavam o participante da atividade) e um bilhete contendo a palavra “Sorte” (com a maior pontuação da batalha). Desse modo, o aluno que obtivesse a maior pontuação vencia a atividade.

Vale mencionar que o evento teve a duração de 3 dias, iniciando em 19 de outubro com uma abertura realizada pelos alunos(as) da instituição e encerrando em 21 de outubro com um show de talentos e a exibição de curtas produzidos pelas turmas.

Pibidianos do núcleo de Língua Portuguesa (Bagé) participaram do Intrapibid & RP

No dia 06 de outubro de 2023, ocorreu o evento Intrapibid & RP na Universidade Federal do Pampa (Campus Bagé). No momento oportuno, os bolsistas dos projetos PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) e RP tiveram a oportunidade de participar como ouvintes de palestras e minicursos ao longo da programação.

Além disso, o evento teve como objetivo promover a socialização entre os discentes, bem como fomentar a reflexão e a troca de experiências no contexto das políticas públicas na formação inicial de professores. Finalmente, pode-se mencionar que os alunos participaram de maneira efetiva do evento, relatando suas vivências e sobre a oportunidade de contribuir com a educação pública e de qualidade.

Partipação dos pibidianos do núcleo de Língua Portuguesa (Bagé), no 1° Conecta Profissões da escola Espírito Santo

Na manhã do dia 30 de setembro de 2023, os pibidianos do curso de Letras – Português e Literaturas de Língua Portuguesa participaram do 1° Conecta Profissões que aconteceu na escola Espírito Santo da cidade de Bagé. Na ocasião, os bolsistas, juntamente com outros programas e projetos oferecidos pelo curso, tiveram a oportunidade de apresentar o curso, o programa, as escolas onde são desenvolvidas as atividades e a Universidade Federal do Pampa – Campus Bagé.  Além disso, os discentes tiveram a oportunidade de promover, de forma lúdica, conhecimentos sobre variação linguística por meio de dois painéis contendo as mesmas imagens e palavras correspondentes a elas, mas pertencendo a outros dialetos.

Pibid de São Borja apresenta trabalhos no Siepe e na III Mostra de Ciências Humanas

Apresentação do trabalho

Os bolsistas do Pibid de São Borja Ana Paula Cassanego,  Christen Senna e Pamela de Miranda Dorneles, todos alunos de Licenciatura em Ciências Humanas, participaram do Siepe  realizado em Caçapava do Sul no dia trinta de novembro e da III Mostra de C.H. no campus São Borja realizada no 4 de dezembro. Em ambos os  eventos, o grupo apresentou o trabalho desenvolvido no Pibid com o título “Edgar Allan Poe e a Sociologia” que está indicado ao prêmio Cardeal Amarelo na categoria de ensino.

bolsistas Christien, Ana e Pamela

PIBID Espanhol presente no 15° SIEPE

No dia 29 de novembro, a pibidiana Ingrid Nash Cardosos e o pibidiano Thiago Rodrigues Flores, apresentaram o trabalho intitulado Pibid\Língua Espanhola: América Latina no ensino de espanhol em escolas de Bagé/RS, produzido também pela colega Vitória Gery Barbosa, sob orientação do professor Moacir Lopes de Camargos, também coordenador do Pibid Espanhol, e a supervisora Ana Paula Seixa, no 15° SIEPE, que ocorreu de maneira presencial no campus Caçapava do Sul.

A partir desse trabalho, os alunos representantes puderam apresentar parte do que vem sendo desenvolvido no programa Pibid Espanhol, que tem a América Latina como plano de fundo para o planejamento e execução das atividades na escola e também nos debates internos do grupo.

 

Compartilhando saberes: a presença das bolsistas do programa PIBID Alfabetização na 15ª edição do SIEPE

   A 15ª edição do Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (SIEPE) da Unipampa, ocorrida em Caçapava do Sul de 28 a 30 de novembro de 2023, destacou-se pelo tema inovador “Ciência, Geodiversidade e Desenvolvimento Sustentável”. Este evento reuniu acadêmicos e pesquisadores para debater a importância da ciência no contexto de retomada do convívio social e a relevância da Geodiversidade e do Desenvolvimento Sustentável do bioma Pampa. Logo, as pibidianas da Unipampa Jaguarão, participantes do PIBID Alfabetização sob a coordenação da professora Patrícia Moura, marcaram presença como comunicadoras, apresentando resultados de pesquisa em formatos variados, incluindo exposição oral no dia 28/11 e banners no dia 29/11. Foi uma oportunidade única para as alunas que tiveram uma experiência de troca de saberes com diferentes pesquisadores.

PIBID ALFABETIZAÇÃO NA FEIRA DO LIVRO DE JAGUARÃO

   No dia 26/11 as bolsistas do PIBID ALFABETIZAÇÃO apresentaram os jogos didáticos desenvolvidos com as crianças nas escolas-campo. O foco do subprojeto sempre foi partir da leitura de um texto antes de trabalhar a sistematização do sistema de escrita alfabética através de jogos didáticos. No estande reservado para a Unipampa na Feira do Livro de Jaguarão, foram apresentados alguns desses jogos e materiais de leitura. As bolsistas estavam disponíveis para explicarem os objetivos de cada atividade e o seu procedimento. Foi um momento de socialização bem importante para o nosso grupo.

SEMINÁRIO DE ESTUDOS DA OBRA DE MAGDA SOARES: ALFALETRAR

  O Suprojeto Pedagogia vem ao longo do ano de 2023 realizando Seminários sobre a obra “ALFALETRAR: toda criança pode aprender a ler e a escrever”, de autoria de Magda Soares. O objetivo do seminário era o aprofundamento teórico de conceitos como alfabetização, letramento, consciência fonológica, leitura e produção de textos no primeiro ciclo do ensino fundamental. Esta foi a última grande obra de Magda Soares, lançada no ano de 2020. Cada trio de bolsistas ficou responsável por um capítulo, o qual foi apresentado nas reuniões semanais. Foram momentos de muita aprendizagem e de planejamento de ações futuras para os planos de aula que foram desenvolvidos nas escolas-campo.

OFICINAS PARA ELABORAÇÃO DO RELATÓRIO CAPES

  A coordenadora de área do Subprojeto Alfabetização, professora Patrícia Moura, organizou juntamente com as supervisoras das escolas-campo, professoras Dynara Silveira e Viviane Silveira, uma oficina para a elaboração do Relatório Final do Bolsista para a CAPES. As bolsistas e o bolsista já vêm produzindo dados e registros para a composição do relatório desde dezembro de 2022, como diários de reuniões, planos de aula e reflexões sobre a prática. O objetivo da oficina foi sistematizar esses dados e compreender como inseri-los nos itens definidos no template do relatório disponibilizado pela CAPES. O resultado da oficina foi muito positivo, pois chegamos a conclusão que os dados coletados são consistentes e condizentes com os itens do relatório.