PIBID INSTITUCIONAL UNIPAMPA | Site de publicações e divulgações do Projeto PIBID-UNIPAMPA

Seleção de professores da Educação Básica para supervisão do PIBID

Por Micael dos Santos Olegário

A Universidade Federal do Pampa (Unipampa) divulga edital de seleção para professores da educação básica atuarem como supervisores/as bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid). Ao total serão oferecidas 21 vagas, sendo 15 em ampla concorrência e 6 destinadas às ações afirmativas. As vagas estão distribuídas conforme os subprojetos/núcleos e os diferentes cursos e campi da Unipampa. As inscrições podem ser feitas através do Sistema de Gestão Unificada de Recursos Institucionais (Guri) até 7 de outubro. O valor da bolsa concedida aos professores/as supervisores/as é de R$765, com início a partir de novembro de 2022.

Para se inscrever é necessário que os/as candidatos/as estejam atuando na educação básica em uma das escolas habilitadas pela secretaria estadual de educação ou pela secretaria municipal na Plataforma da Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), e atender aos demais requisitos do Edital n° 304/2022. O foco do Pibid está na valorização do magistério e na integração entre a educação superior e básica, além do incentivo à formação de novos docentes. Dentre as atribuições dos/as professores/as supervisores/as está elaborar, desenvolver e acompanhar, em parceria com as redes e com o coordenador de área, as atividades dos discentes, e contribuir com o aperfeiçoamento do programa e a formação de professores/as para a educação básica.

Os critérios de seleção são compostos por uma entrevista, avaliação do currículo Lattes e carta de intenções. O processo seletivo será conduzido por uma comissão de pelo menos dois professores/as vinculados/as ao Curso de Licenciatura do subprojeto/núcleo. O resultado final está previsto para ser divulgado em 26 de outubro, e a contratação depende da necessidade do núcleo de iniciação à docência. Todos os detalhes e informações podem ser conferidos no Edital de Seleção.

Edital de Seleção de Bolsistas 2022-2024 – Inscrições abertas para licenciandos!

Por Micael dos Santos Olegário

O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) está com inscrições abertas. A iniciativa busca selecionar estudantes da primeira metade dos cursos de licenciatura da Unipampa para atuarem como bolsistas e voluntários em escolas públicas. O Pibid oferece 210 vagas em 17 cursos de licenciatura de oito campi da instituição. Estudantes interessados/as devem se inscrever pelo Sistema de Gestão Unificada de Recursos Institucionais (Guri) até o dia 7 de outubro.

O programa valoriza o magistério e estimula a formação de futuros/as professores/as. Por meio do Pibid, discentes de licenciatura podem conhecer o cotidiano de escolas públicas, o que lhes proporciona oportunidades de criação e participação em experiências metodológicas, tecnológicas e práticas docentes de caráter inovador e interdisciplinar. As vagas do Pibid estão divididas em 168 vagas para discentes com bolsa, e 42 vagas sem bolsa. O quadro de vagas, cursos e subprojetos/núcleos de atuação podem ser conferidos no Edital n° 302/2022. 

O processo seletivo será realizado por meio de uma carta de intenções a ser enviada pelos/as candidatos/as no momento da inscrição. O processo seletivo também prevê vagas prioritariamente destinadas às ações afirmativas. O valor da bolsa, a ser paga pela Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), é de R$400, com início das atividades dos/as bolsistas a partir de novembro de 2022.

Confira todos os detalhes sobre o processo seletivo no Edital do Pibid.

Card com fundo azul sobre o programa de bolsa de iniciação à docência da Unipampa

E-book – PIBID/UNIPAMPA em tempos de ensino remoto: desafios e superações

Com 26 artigos produzidos por coordenadores de área, professores supervisores e discentes de iniciação à docência e prefácio da Profa. Shirley Grazieli da Silva Nascimento, foi publicado, pela Editora OIKOS, o e-book intitulado PIBID/UNIPAMPA em tempos de ensino remoto: desafios e superações.

Os artigos deste e-book registram as ações de formação docente realizadas em eventos on-line e de iniciação à docência nas escolas em que o PIBID/Unipampa – edição 2020-2022 se fez presente, na maior parte do tempo de forma remota, mas também com ações presenciais realizadas a partir de novembro de 2021.

A atuação dos núcleos e subprojetos descrita nos artigos deste e-book reforça a certeza de que a inserção do PIBID nas escolas participantes da edição 2020-2022 contribuiu para trazer novos aportes teóricos e metodológicos para o cotidiano escolar e universitário, especialmente no que diz respeito ao uso de tecnologias digitais para promover a interação e a comunicação entre docentes e discentes. Assim sendo, além de constituir um registro histórico e pedagógico da atuação de todos os que vivenciaram os 18 meses desta edição do PIBID/Unipampa,  esperamos que esta obra coletiva seja uma contribuição para futuros projetos.

Registramos nosso agradecimento à Pró-Reitoria de Graduação pela disponibilização dos recursos financeiros necessários para a edição desta obra.

Performance artística na EMEF Creusa Brito

No dia 26 de outubro de 2021, o Núcleo Arte/Música proporcionou para os alunos da turma 60 da EMEF Creusa Brito Giorgis, uma apresentação didática com a DJ Nágila Camponogara. Além da performance artística, a DJ explicou e exemplificou alguns conceitos básicos da performance realizada, proporcionando uma maior compreensão por parte dos alunos sobre o trabalho específico dos DJs.

Mulheres nas Ciências

No período de 01/12 a 08/12 o subprojeto Química-Física trabalhou a questão da “Mulher nas Ciências” com inspiração no filme “Radioactive” o qual narra a trajetória da Dra. Marie Skłodowska-Curie, primeira mulher a ganhar o Prêmio Nobel, sendo também a primeira pessoa e a única mulher a ganhá-lo duas vezes, além de ser a única pessoa a ser premiada em dois campos científicos diferentes (Física, 1903 e Química, 1911).

Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão da Unipampa – 2021

O subprojeto Química-Física participou do 13. SIEPE (Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão da Unipampa), que ocorreu no formato não presencial no período de 17 a 19 de novembro de 2021. Com o tema “Ciência, tecnologia e inovação para um planeta + humano”, o 13º SIEPE debateu a contribuição da ciência para o bem-estar da população com responsabilidade e sustentabilidade.