Primeiro contato com a EMEF Cabo Luiz Quevedo

O PIBID do curso de Ciências da Natureza da Universidade Federal do Pampa – Uruguaiana, está atuando na escola desde o segundo semestre de 2018. Com o intuito de inserir os licenciandos/bolsistas na realidade escolar e melhorar os processos de ensino-aprendizagem da educação pública. A equipe contava com nove (9) alunos/as bolsistas e uma (1) aluna voluntária e uma professora supervisora de Ciências, que já atuava na escola. Atualmente, estamos em seis (6) pibidianos bolsistas.

 

Coordenador do núcleo de Letras – Espanhol visita Escola Municipal de Ensino Fundamental Téo Vaz Obino

O coordenador de área do Núcleo – Língua Espanhola, Prof. Dr. Eduardo Dutra, realizou uma visita a Escola Municipal de Ensino Fundamental Téo Vaz Obino, localizada em Bagé, Rio Grande do Sul. Esse encontro teve como principais objetivos finalizar a avaliação do primeiro semestre de 2019 e o planejamento da oferta de cursos de espanhol para a comunidade escolar no segundo semestre de 2019.

 

Pibidianos de Letras – Espanhol participam de cinco oficinas durante recesso

Os pibidianos do núcleo Letras – Língua Espanhola participaram de cinco oficinas durante o período de recesso nas férias de julho de 2019. As oficinas foram ofertadas pelo professor e coordenador de área do PIBID, Prof. Dr. Eduardo Dutra e abordaram diversas temáticas tais como: estrutura de um artigo científico, a produção oral nas aulas de espanhol: atividades controladas e livres, o ensino indutivo de gramática na sala de aula de espanhol e a intervenção pedagógica na sala de aula de espanhol: a pesquisa ação.


Aluna do mestrado em Ensino de Línguas promove oficina relacionada a Metodologias Ativas

A professora Cláudia Tavares, atualmente aluna do mestrado em Ensino de Línguas, realizou uma oficina com a temática Metodologias Ativas no Ensino de Línguas Adicionais,  dia 28 de agosto de 2019 para os pibidianos do Núcleo de Língua Espanhola,  Campus Bagé. A oficina teve como principais objetivos oportunizar, de modo prático a construção colaborativa sobre o conceito de metodologias ativas por meio de discussão em grupo e apresentação criativa das mesmas em forma de layouts, a partir de uma plataforma educativa com base em jogos e uma ferramenta de design e o compartilhamento da produção nas redes sociais.

Segue abaixo imagens da oficina e o link para a descrição da oficina:

Professora Cláudia Tavares aborda a temática Metodologias Ativas em discussão com pibidianos;

Professora Cláudia Tavares faz uso do aplicativo/jogo online Kahoot para um quiz interativo;

Oficina Metodologias Ativas

Escola Ciepe Recepcionando os Pibidianos no primeiro semestre de 2019

Nosso primeiro contato com a escola foi de grande importância pois tivemos a oportunidade de conhecer o espaço e o material que seria disponibilizado para as intervenções, sempre acompanhados pela professora Madalena. Fomos muito bem recebidos pelo vice-diretor e pela diretora, fomos conduzidos a sala dos/as professores na qual conversamos bastante sobre as atividades desenvolvidas pela instituição.

Na sequência da tarde nossa responsável professora Marta Messias, comparece na escola para nos apresentar a direção e explanar sobre as intenções de nosso projeto. Logo após também tivemos nosso primeiro contato com alguns/as alunos/as, trocamos ideias em um momento descontraído onde pudemos conhecer um pouco sobre a realidade da escola e das crianças.

Saímos com o sentimento de que é uma escola de periferia, com muitos/as alunos/as carentes, e que consideramos todos/as muito receptivos/as, bem como abertos/as a novas propostas.

A temática transversal Meio Ambiente em sala de aula: Pibidianos aplicam pré-teste na escola Téo Vaz Obino

Na escola Téo Vaz Obino, os pibidianos Francineide e Felipe abordaram o tema transversal Meio Ambiente em sua atividade diagnóstica, conhecida também como pré-teste, para uma turma de oitavo ano do Ensino Fundamental. De acordo com o pibidiano Felipe, a atividade diagnóstica foi imprescindível para a construção adequada das aulas e para facilitar e incentivar aprendizagem contextualizada dos alunos.

Pibidianos Felipe e Francineide aplicando a atividade diagnóstica.

Alunos do oitavo ano da escola Téo Vaz Obino realizam atividade diagnóstica com a temática Meio ambiente.

Alunos do sétimo ano realizam atividade diagnóstica na escola Téo Vaz Obino

No turno da manhã do dia 05/09/2019, a pibidiana Lara Meneses Souza aplicou sua atividade diagnóstica (pré-teste) abordando o tema transversal Meio Ambiente e sua importância no meio escolar. A atividade foi realizada no sétimo ano do Ensino Fundamental na escola Téo Vaz Obino, localizada em Bagé.

Confira abaixo algumas imagens:

Pré-intervenção

 

 

 

 

 

 

Pibidiana Lara Meneses Souza esclarecendo as dúvidas dos alunos em relação a questões relacionadas ao tema transversal.

Pibidianos disponibilizam materiais didáticos com a temática: O papel da mulher na sociedade atual.

Os pibidianos Felipe Rodrigues, Hellen Barboza, Maria Eduarda Xavier e Francineide Carrera disponibilizaram seus materiais didáticos realizados e aplicados no primeiro semestre de 2019 na Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor Miranda, com o tema transversal O papel da mulher na sociedade atual. Os materiais didáticos são relevantes para o processo de aprendizagem do aluno em relação ao tema na sala de aula de Espanhol no Educação Básica.

Segue em anexo os links, em ordem, do plano de aula:

Papel da mulher na sociedade atual – Téo Vaz Obino – Aula 1 – Hellen Barboza, Mª Eduarda Xavier, Felipe Rodrigues, Francineide Carrera

Papel da mulher na sociedade atual – Téo Vaz Obino – Aula 2 – Hellen Barboza, Mª Eduarda Xavier, Felipe Rodrigues, Francineide Carrera

Papel da Mulher na sociedade atual – Téo Vaz Obino – aula 3 – Hellen Barboza, Mª Eduarda Xavier, Felipe Rodrigues, Francineinde Carrera

Papel da mulher na sociedade atual – Téo Vaz Obino – Aula 4 – Hellen Barboza, Mª Eduarda Xavier, Felipe Rodrigues, Francineide Carrera

Papel da mulher na sociedade atual – Téo Vaz Obino – Aula 5 – Hellen Barboza, Mª Eduarda Xavier, Felipe Rodrigues, Francineide Carrera

Papel da mulher na sociedade atual – Téo Vaz Obino – Aula 6 – Hellen Barboza, Mª Eduarda Xavier, Felipe Rodrigues, Francineide Carrera

Pibidianas disponibilizam materiais didáticos focados no tema transversal: Bullying

As pibidianas Lara, Kelly e Irina disponibilizaram seus materiais didáticos realizados e aplicados no primeiro semestre de 2019 na Escola Municipal de Ensino Fundamental Téo Vaz Obino, com o tema transversal Bullying. Os materiais didáticos são relevantes para o processo de aprendizagem do aluno em relação ao tema na sala de aula de Espanhol no Educação Básica.

Segue em anexo, em ordem, os links com cada material didático:

Bullying- Teo Vaz Obino- Aula 1- Kelly, Lara e Irina

Bullying- Teo Vaz Obino- Aula 2- Kelly, Lara e Irina

Bullying- Teo Vaz Obino- Aula 3- Kelly, Lara e Irina

Bullying- Teo Vaz Obino- Aula 4- Kelly, Lara e Irina

Bullying- Teo Vaz Obino- Aula 5- Kelly, Lara e Irina

Bullying- Teo Vaz Obino- Aula 6- Kelly, Lara e Irina

Pibidianas disponibilizam materiais didáticos com a temática transversal Diversidade Cultural

As pibidianas Maria Eduarda Garcia e Gislaine Dilelio Lugo disponibilizaram seus materiais didáticos realizados e aplicados no primeiro semestre de 2019 na Escola Municipal de Ensino Fundamental Nossa Senhora das Graças, com o tema transversal Diversidade Cultural. Os materiais didáticos são relevantes para o processo de aprendizagem do aluno em relação ao tema na sala de aula de Espanhol no Educação Básica.

Segue em anexo, em ordem, os links de cada aula do plano:

Aula 1 – Diversidade Cultural – Maria Eduarda e Gislaine

Aula 2 – Diversidade Cultural – Maria Eduarda e GIslaine

Aula 3 – Diversidade Cultural – Maria Eduarda e GIslaine

Aula 4 – Diversidade Cultural – Maria Eduarda e GIslaine

Aula 5- Diversidade Cultural – Maria Eduarda e GIslaine

Aula 6 – Diversidade Cultural – Maria Eduarda e GIslaine

Aula 7 – Diversidade Cultural – Maria Eduarda e GIslaine

Aula 8 – Diversidade Cultural – Maria Eduarda e GIslaine