PIBID INSTITUCIONAL UNIPAMPA | Site de publicações e divulgações do Projeto PIBID-UNIPAMPA

E-book – PIBID/UNIPAMPA em tempos de ensino remoto: desafios e superações

Com 26 artigos produzidos por coordenadores de área, professores supervisores e discentes de iniciação à docência e prefácio da Profa. Shirley Grazieli da Silva Nascimento, foi publicado, pela Editora OIKOS, o e-book intitulado PIBID/UNIPAMPA em tempos de ensino remoto: desafios e superações.

Os artigos deste e-book registram as ações de formação docente realizadas em eventos on-line e de iniciação à docência nas escolas em que o PIBID/Unipampa – edição 2020-2022 se fez presente, na maior parte do tempo de forma remota, mas também com ações presenciais realizadas a partir de novembro de 2021.

A atuação dos núcleos e subprojetos descrita nos artigos deste e-book reforça a certeza de que a inserção do PIBID nas escolas participantes da edição 2020-2022 contribuiu para trazer novos aportes teóricos e metodológicos para o cotidiano escolar e universitário, especialmente no que diz respeito ao uso de tecnologias digitais para promover a interação e a comunicação entre docentes e discentes. Assim sendo, além de constituir um registro histórico e pedagógico da atuação de todos os que vivenciaram os 18 meses desta edição do PIBID/Unipampa,  esperamos que esta obra coletiva seja uma contribuição para futuros projetos.

Registramos nosso agradecimento à Pró-Reitoria de Graduação pela disponibilização dos recursos financeiros necessários para a edição desta obra.

Performance artística na EMEF Creusa Brito

No dia 26 de outubro de 2021, o Núcleo Arte/Música proporcionou para os alunos da turma 60 da EMEF Creusa Brito Giorgis, uma apresentação didática com a DJ Nágila Camponogara. Além da performance artística, a DJ explicou e exemplificou alguns conceitos básicos da performance realizada, proporcionando uma maior compreensão por parte dos alunos sobre o trabalho específico dos DJs.

Mulheres nas Ciências

No período de 01/12 a 08/12 o subprojeto Química-Física trabalhou a questão da “Mulher nas Ciências” com inspiração no filme “Radioactive” o qual narra a trajetória da Dra. Marie Skłodowska-Curie, primeira mulher a ganhar o Prêmio Nobel, sendo também a primeira pessoa e a única mulher a ganhá-lo duas vezes, além de ser a única pessoa a ser premiada em dois campos científicos diferentes (Física, 1903 e Química, 1911).

Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão da Unipampa – 2021

O subprojeto Química-Física participou do 13. SIEPE (Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão da Unipampa), que ocorreu no formato não presencial no período de 17 a 19 de novembro de 2021. Com o tema “Ciência, tecnologia e inovação para um planeta + humano”, o 13º SIEPE debateu a contribuição da ciência para o bem-estar da população com responsabilidade e sustentabilidade.

 

Letramento Científico

No período de 20/10 a 17/11/2021 o subprojeto Química-Física trabalhou a questão do “Letramento Científico” em que teve como referência (entre outros) os trabalhos das Profas. Dra. Márcia Borin da Cunha e Dra.  Gabriele Leske. Foi proposto aos bolsistas desenvolver o tema com base em palavras-chave (Conhecimento, fake news, Desinformação, Desnaturante, Divulgação Científica, etc.).

 

Evento de 15 anos do início de atividades do Campus Bagé da Unipampa

Em 29/09/2021 o subprojeto Química-Física participou do evento de comemoração dos 15 anos de início das atividades Letivas do Campus Bagé da Unipampa (https://www.youtube.com/channel/UCigdEkSFqTGb2TCYrYU4BoA). Participaram do evento os diretores Alessandro Bica, José Rojas, Nádia Bucco, Silvana Gritti e Alexandre Xavier em conversa com convidados especiais que participaram da história de criação da Universidade: além do atual reitor, Prof. Roberlaine Ribeiro Jorge, a primeira reitora pro tempore, Profa. Maria Beatriz Luce; o ex-reitor da UFPel durante a tutela à nova Universidade, Prof. César Borges; o deputado federal Paulo Pimenta e o deputado estadual Luis Fernando Mainardi, ambos envolvidos na criação da Instituição. Os convidados contaram histórias e relatos de suas lembranças sobre o que foi vivido naquele período e a importância da implantação da Instituição no Pampa.

 

Socialização de Resultados com escolas-campo

No mês de março, o Subprojeto Alfabetização  promoveu encontros com cada escola participante. Assim, seguimos o seguinte cronograma: 21/03 (19h) – EMEF General Antônio de Sampaio; 23/03 (18h30) – EMEF Padre Pagliani; 30/03 (19h) – EMEF – João Goulart.  Em cada encontro, os bolsistas apresentaram os principais resultados a partir das práticas de ensino remoto e presencial realizadas com a escola,. Em seguida,  as professoras das escolas fizeram sua avaliação sobre a trajetória do programa na escola, destacando, de modo geral,  o trabalho colaborativo realizado com os bolsistas, que auxiliou muito no acompanhamento das aprendizagens das crianças. Por fim,  os bolsistas discorreram sobre o que aprenderam através das práticas realizadas em conjunto com as professoras.

EMEF GENERAL ANTÔNIO DE SAMPAIO

EMEF JOAO GOULART

Seminário de Encerramento PIBID – Kellen Botelho (1)EMEF JOAO GOULART