Subprojeto Letras Português inicia estudo sobre o documento Referencial Curricular Gaúcho

No dia 09/03/2021, o grupo do PIBID do curso de Letras Português deu início aos estudos do Referencial Curricular Gaúcho.  Você conhece ou já ouviu falar sobre este documento? Para você que não conhece, logo abaixo terá a explicação e, no final, dois materiais com slides produzidos pelos discentes para ajudar no entendimento.

O Referencial Curricular Gaúcho é um documento elaborado de acordo com as 10 competências da BNCC (Base Nacional Comum Curricular) e tem como objetivo nortear os currículos das escolas gaúchas de Ensino Médio a partir do ano de 2022.

RCG

BNCC X Referencial

Coordenação Institucional do PIBID realiza reunião virtual com os Coordenadores de Área

    A Coordenação do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), promoveu uma reunião nos dias 20 e 22 de abril de 2021, no horário das 9h às 11h. Com a intenção de contemplar a participação de todos os Coordenadores de Área do programa, a Coordenadora Institucional organizou o encontro virtual via Google Meet em dois dias da semana, sendo um na terça-feira (20/04/21) e outro na quinta-feira (22/04/21).

     A reunião foi mediada pela Coordenadora Institucional, Prof.ª Dr.ª Ângela Maria Hartmann, tendo como pauta as seguintes discussões acerca do PIBID: Continue lendo

Inauguração da Formação de Educação para as Relações Étnico-Raciais

No dia 19 de abril de 2021 deu-se início ao Projeto de Ensino Educação para as Relações Étnico-Raciais, uma parceria entre o PET-PPC e o NEABI-Mocinha, ambos do Campus Jaguarão. O Movimento Educador 1 contou com a presença do Prof. Dr. Delton Felipe , da Universidade Estadual de Maringá- PR (UEM). O professor possui um vasto currículo com experiência nas temáticas Étnicas-Raciais. O projeto conta com os seguintes parceiros: PET-Letras, Pibid- História (Campus Jaguarão) e Pibid- Ciências Humanas (Campus São Borja) e o Curso de Gestão de Turismo (Campus Jaguarão). Continue lendo

Movimento Educador 1 – Educação para Relações Étnico-raciais: estratégias para ensino de história e cultura afro-brasileira

No dia 19.04.2021, daremos início ao Projeto de Ensino: Educação para as Relações Étnico-Raciais: noções básicas, estratégias e desafios que visa apresentar noções básicas de educação para as relações étnico-raciais para os grupos do Programa de Educação Tutorial (PET)- Produção e Política Cultural (PPC) e Letras Português/Espanhol, os grupos do PIBID de História (Jaguarão) e de Ciências Humanas (Campus São Borja). Continue lendo

Projeto de Ensino Educação para as Relações Étnico-Raciais: noções básicas, estratégias e desafios.

O Projeto de Ensino Educação para as Relações Étnico-Raciais: noções básicas, estratégias e desafios criado durante a Pandemia de Covid-19 surge da inquietação das bolsistas do Programa de Educação Tutorial- Produção e Política Cultural (PET-PPC) e membras do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas- Maria Cezarina Cardozo (NEABI-Mocinha) Athemis Fonseca e Amanda Alves que identificaram a necessidade de aprofundar os estudos dessas temáticas em toda a Universidade Federal do Pampa. A ideia foi apresentada à coordenadora do NEABI- Mocinha, Profa. Dra. Giane Vargas e a partir daí deixou de ser uma ideia e passou a se tornar um projeto! As alianças foram firmadas e o projeto atenderá a 5 (cinco) grupos da Universidade Federal do Pampa nesta primeira edição: @pet-ppc, @letraspet, Pibid- História (Jaguarão), Pibid- Ciências Humanas (São Borja) e o próprio @neabimocinha. Os encontros ocorrerão uma vez por mês (abril-dez/2021) e contará com nomes de pesquisadores especialistas nos estudos de educação para as relações étnico-raciais e terá como atividade fim a produção de uma cartilha de orientações básicas para a educação das relações étnico-raciais. Continue lendo

Subprojeto Ciências/Biologia – Caçapava do Sul discute sobre BNCC e Interdisciplinaridade

Nos dias 01 e 08 de abril o professor Dr. Paulo Sartori palestrou sobre aspectos relacionados ao  documento oficial de educação: a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Durante os encontros, alguns parâmetros e considerações para discussão sobre Interdisciplinaridade e BNCC foram debatidos. No contexto do curso, a palestra foi de extrema importância, considerando que a Licenciatura em Ciências Exatas possui caráter interdisciplinar, formando professores em Ciências Naturais, Física, Química e Matemática.

A Interdisciplinaridade do tema Radioatividade no Subprojeto Ciências/Biologia – Caçapava do Sul

 O subprojeto Ciências/Biologia – Caçapava do Sul recebeu a palestrante Raquel Tusi Tamiosso, Doutoranda da Universidade Franciscana (UFN), no dia 24 de março de 2021.

Com a fala intitulada ‘Aspectos Importantes para o Ensino no Século XXI’, Raquel apresentou uma Sequência didática interdisciplinar sobre Radioatividade desenvolvida no seu mestrado, realizado no Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (UFN). No final os alunos foram desafiados a falar sobre temas interdisciplinares para a educação básica.

O Currículo Escolar com enfoque CTS foi tema de discussão no Subprojeto Ciências/Biologia de Caçapava do Sul

Nos dias 10 e 17 de março os pibidianos de Caçapava do Sul, do Curso de Licenciatura em Ciências Exatas, receberam a pedagoga Dra. Caroline Lacerda do Instituto Federal Farroupilha (IFFAR) – campus São Borja. Durante os dois encontros ocorreram discussões acerca da abordagem CTS no  currículo escolar. 

Na primeira tarde a palestrante apresentou um breve histórico da temática articulando-o com referenciais teóricos. No segundo encontro o grupo foi desafiado a levantar temas CTS que pudessem servir de base para projetos escolares. Entre as ideias que emergiram das discussões estavam: A superlotação do hospital municipal;  Sociedade e Meio Ambiente; A falta de insumos para produção de vacinas contra a Covid 19 e A definição das faixas etárias das campanhas de vacinação. Ressalta-se a importância desses diálogos na formação inicial de professores, os quais contribuem para o desenvolvimento da criticidade e autonomia dos sujeitos envolvidos.