Núcleo Arte/Língua Portuguesa realiza atividade na Gincana do IF-SUL

 No dia 25 de outubro de 2019 o grupo interdisciplinar do Núcleo Arte/Língua Portuguesa realizou no IFsul Campus-Bagé, uma atividade na gincana de aniversário da Escola. A atividade contou com duplas das catorze turmas dos cursos técnicos do campus. Cada dupla recebeu uma palavra previamente selecionada pelos bolsistas e teve 10 segundos para identificar uma música que continha na letra a palavra em questão. Além de descobrir a música, para valer a pontuação, os alunos precisaram cantar o trecho musical em que a palavra se encontra (com a letra correta). Houve uma participação bastante efetiva dos alunos.

FEIRA DE OFICINAS DIDÁTICAS NA E.M.E.F. CREUSA BRITO GIORGIS: NÚCLEO ARTE/LÍNGUA PORTUGUESA

No dia 22/11/2019, na EMEF Creusa Brito Giorgis, foi realizada uma feira de oficinas propostas e ministradas por bolsistas do Núcleo Arte/Língua Portuguesa (PIBID/UNIPAMPA), no sentido de proporcionar diferentes atividades didático-pedagógicas no campo das linguagens, abrangendo turmas de 5º a 9º ano. As oficinas abordaram temáticas como: leitura de histórias, criação e improvisação musical (a partir de instrumentos musicais construídos com materiais recicláveis), sonorização de histórias, percussão corporal e exibição de curtas metragens produzidos por alunos do IF-SUL (campus Bagé).

Apresentação de pôster do Núcleo Arte/Língua Portuguesa no 11º SIEPE

Em outubro de 2019 discentes dos cursos de Música e Letras, que compõem o grupo interdisciplinar do Núcleo Arte/Língua Portuguesa do PIBID/UNIPAMPA, apresentaram o pôster intitulado “Turismo Músico Literário” no 11º SIEPE (Salão Internacional de Ensino Pesquisa e Extensão), na cidade de Santana do Livramento-RS. O conteúdo do trabalho é referente às atividades que os bolsistas realizaram em 2019 no Instituto Federal Sul Rio-grandense, na unidade de Bagé.

Intervenções de estudo cultural das cinco regiões do Brasil, no IFSul – Campus Bagé, em turmas do ensino médio – técnico em agropecuária

Nos meses de setembro e outubro de 2019 foram feitas intervenções pedagógicas por parte dos bolsistas do núcleo Arte/Língua Portuguesa em duas turmas do ensino médio-técnico em agropecuária (IFSul Bagé), explorando  produções culturais envolvendo música e literatura contemporânea a fim de despertar o interesse dos alunos das turmas trabalhadas no estudo destas regiões, bem como compreender os aspectos históricos e sociais destas produções. Assim os bolsistas, divididos em duplas, planejaram e executaram suas intervenções baseados em critérios e metodologias específicos para cada situação, pois foi possível ter intervenções expositivas-dialogadas assim como intervenções práticas mobilizando a a reflexão e a produção cultural dos alunos.

Núcleo Arte/Língua Portuguesa na abertura do IntraPIBID UNIPAMPA

No dia 22 de maio de 2019, no Campus Bagé, ocorreu o evento IntraPIBID da UNIPAMPA. A abertura foi realizada a partir de uma apresentação musical por parte dos bolsistas do Núcleo Arte/Língua Portuguesa, que tocaram 5 músicas no auditório da Unipampa, promovendo uma experiência artística aos participantes do evento, que desenvolveram suas  atividades das 8 horas da manhã até o longo do dia.

Rock Brasil: Recital Didático na E.E.E.M. Silveira Martins

Em agosto de 2019 bolsistas do Núcleo Arte/Língua Portuguesa, em parceria com bolsistas do Programa Residência Pedagógica do Curso de Música e de discentes dos componentes complementares Música e Escola I e II: Práticas de Conjunto, realizaram na EEEM Silveira Martins, em Bagé-RS, um recital didático focando a  história do rock brasileiro.  A temática foi abordada a partir de um olhar da sociologia do rock e da sociologia da educação musical, no sentido de compreender o rock n roll como um importante espaço de formação musical e de produção de subjetividades e identidades musicais.

Cine-debate e Educação

Em outubro de 2019 o Núcleo Arte/Língua Portuguesa promoveu a exibição do documentário “Quando sinto que já sei” (BRASIL, 2014, 74min). A obra registra exemplos no Brasil de práticas educacionais inovadoras, que apostam na dimensão estética e criativa da formação humana. Após a exibição, foi proposto um debate com os bolsistas sobre as possibilidades e os desafios de repensar a educação no século 21 a partir de novos modelos de formação e compreensão do ser humano.

Primeira Oficina de robótica – Iniciação à linguagem LEGO

No dia 05/07/2019 foi ofertada a primeira oficina que tinha como intuito apresentar as características mais fundamentais e iniciais do LEGO MINDSTORMS EV3 começando pelas peças que constituíam o kit e as vantagens e desvantagens na utilização de cada sensor e motor disponível, também foi discutida a importância das cores no LEGO, pois cada cor passava algum tipo de informação sobre a situação da placa EV3 ou indicava alguma característica dos blocos no software de programação, para finalizar a primeira oficina, com duas horas de duração e foi ministrada na parte da manha e tarde, foram apresentados os primeiros blocos de programação e executado alguns projetos montados previamente. No final da oficina foi dado um tempo para que cada participante tivesse um primeiro contato com a programação utilizando os blocos já apresentados.

Segunda Oficina de robótica (LEGO) – linguagem LEGO e inserção da física

No dia 12/07/2019 foi ministrada a segunda oficina do LEGO MINDSTORMS EV3, com o objetivo de dar continuidade e foco a programação, apresentados todos os outros tipos de blocos e discutido as características e funcionalidade de cada um, tendo como apoio a análise de projetos já testados e a execução dos mesmos para evidenciar sua funcionalidade prática, também foi feito um vínculo entre a programação no LEGO e a Física, o primeiro protótipo que vinha com esse vínculo foi à adaptação da função horária da velocidade (MRU e MRUV) na programação do software, que tinha como intuito mostrar especificamente o movimento com aceleração negativa, isto é, um movimento com desaceleração contínua, foi também trabalhado conceitos de rotações utilizando equações da geometria que foi vinculada com equações físicas, esse protótipo tinha como intuito mostrar como a matemática e a física pode ser utilizada para prever o movimento.