Subprojeto Alfabetização promove discussão sobre a BNCC e a Educação Matemática na Educação Infantil

Na última quarta-feira, dia 24 de fevereiro de 2021, às 16h, o grupo de pibidian@s do Subprojeto Alfabetização reuniu-se com o Prof. João Carlos de Moraes (Curso de Pedagogia), para aprofundar conhecimentos sobre o pensamento matemático na Educação Infantil, a partir da BNCC. Prof. João contextualizou a BNCC a partir de princípios importantes destacados nas Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil, como o eixo das interações e brincadeiras e o binômio cuidar e educar, que orientam o planejamento didático pedagógico nesta etapa da educação básica.  Os pibidian@s discutiram sobre o mito da matemática como algo geralmente considerado difícil na escola. Prof. João procurou desmitificar esta ideia, apontando possibilidades didáticas para trabalhar noções de espaço, tempo e quantificação com as crianças da Educação Infantil.

Atividades desenvolvidas pelo Pibid Unipampa, Espanhol, Campus Bagé, RS.

 

      Desde o início de outubro de 2020 iniciamos as atividades com um grupo de 18 (16 bolsistas e duas alunas voluntárias) discentes e duas supervisoras. A primeira reunião aconteceu dia 02/10/20 para estabelecermos um cronograma com tarefas a serem desenvolvidas. Cada supervisora orienta 9 discentes em seu grupo.

      A primeira atividade atribuída foi o conhecimento da BNCC. Postamos vídeos e textos em um grupo específico para o Pibid espanhol que criamos no Facebook. Cada supervisora, juntamente com seus discentes, realizou pesquisas sobre diferentes aspectos da BNCC e apresentaram (online). Para facilitar o trabalho junto ao grupo, foi criada uma sala no Classroom. Neste ambiente virtual são postados textos, avisos e tarefas semanais a serem desenvolvidas. Também possuímos grupos no Whatsapp.

      A cada semana é postado um conto para que os discentes e supervisoras comentem. O primeiro livro escolhido para leitura foi Luciérnagas de la niñez da autora Ledercy Gigante de Oliveira. Além dos contos, foi disponibilizado aos alunos uma monografia sobre a história do ensino de espanhol em Bagé.

   No dia 25/10 iniciamos uma formação específica para professores e discentes de espanhol. Os encontros virtuais foram realizados aos sábados e são promovidos pela equipe (composta por professores de diferentes instituições) Entre Nosotros. No dia 03/11/20 foi realizada uma oficina específica (intitulada Ensinar com obras de arte) para o Pibid espanhol, ministrada pelo Professor Cristiano Silveira.

      Durante as férias de dezembro e janeiro, os pibidianos deveriam escolher uma leitura literária para ler e compartilhar com os colegas. As supervisoras ficaram incumbidas de ler e discutir (com o seu grupo) os seguintes livros: A (in)visibilidade da América Latina no ensino de espanhol, organizado por Fernando Zolin-Vesz; A (in)visibilidade da América Latina na formação do professor de Espanhol, organizado por Lucilena Mendonça de Lima.

Pibidianos realizam roda de conversa sobre dicas de estudos

O núcleo de Ciências Biológicas do campus São Gabriel realizou durante a semana de acolhimento discente 2020/02 um encontro virtual com os acadêmicos dos cursos de Ciências Biológicas Bacharelado e Licenciatura para discutir sobre as diferentes formas de estudos praticadas pelos discentes.

No dia 3 de fevereiro de 2021 as alunas Gabriela Noal e Stephani Fagundes, ambas membros do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência- PIBID realizaram uma apresentação pensada e desenvolvida para a semana do acolhimento dos ingressantes. A apresentação foi desenvolvida pelas alunas com base em contribuições em um documento compartilhado com os demais colegas do PIBID, onde, poderiam dar dicas de estudo, sites de pesquisa, links de plataformas digitais usadas em aula, vídeos, etc.

A apresentação foi dirigida pelas colegas por meio de uma video chamada utilizando o google meet, o link foi disponibilizado pela professora Mayra Cutruneo Ceschini, responsável pelo grupo e contou com a participação dos colegas e também dos novos ingressantes do curso de ciências biológicas. A atividade foi muito significativa, pudemos trocar experiências e contribuir para que esses alunos estejam melhor preparados para o início das atividades acadêmicas, período esse que gera confusão e insegurança por parte desses alunos.

A universidade podia ser um ambiente desconhecido por muitos dos ingressantes, sentimento esse que tomou muita influência até mesmo nos estudos dos veteranos. Lembrando do forte movimento de trabalhos no Moodle (plataforma digital da UNIPAMPA) foi elaborado, pelo colega também membro do PIBID, Antônio Henrique Rabelo, um tutorial de acesso.”

– Venha, vou te mostrar o moodle!

Pedagogia promove encontro entre participantes do PIBID e Residência Pedagógica

Na quarta-feira, dia 17/02/2021, pibidian@s e residentes se encontraram via Google Meet, para assistir à palestra sobre “Educação para as relações étnico-raciais” proferida pela Docente Orientadora do PRP – Pedagogia, Prof.ª Dr.ª Simone Silva Alves e pela professora da educação básica, Janice da Silva. Foram abordadas questões relativas às políticas públicas e à formação dos professores, para efetivar os dispositivos legais que garantem o estudo sobre a cultura africana e a convivência entre as diferentes etnias. Após a palestra, pibidian@s e residentes fizeram perguntas interessantes e comentários que suscitaram uma intensa discussão sobre o tema.

Variação Linguística – PIBID

O que é variação linguística?

A variação linguística é a diversificação que a língua possui, possibilitando que haja mudanças na pronúncia de cada pessoa. Essas mudanças estão ligadas aos elementos que compõem a língua como, por exemplo, o vocábulo, a pronúncia, a morfologia e a sintaxe. A variação existe, pois a língua varia com o passar do tempo e essas variações acontecem devido a diversos aspectos (históricos, sociais, culturais, situacionais e geográficos).

Na quarta-feira, dia 13 de janeiro de 2021, reuniram-se os Pibidianos de Letras Português e Literatura de Língua Portuguesa – UNIPAMPA – juntamente com sua coordenadora e supervisoras do subprojeto “Leitura e Variações Linguísticas” para apresentar as produções das atividades desenvolvidas sobre essa temática. Primeiramente foram realizados encontros, debates e pesquisas sobre o referido assunto e, assim, surgiram as mais variadas sugestões de atividades que, posteriormente, poderão ser aplicadas aos nossos futuros alunos. Continue lendo

Estão abertas as inscrições para a seleção de licenciandos(as) no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência

   Estão abertas as inscrições para a seleção de licenciandos(as) no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência- PIBID. Para obter maiores informações acesse o edital de seleção clicando em ➡ Edital 012/2021 – Edital de Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência/Unipampa/2020-2022 Seleção de Licenciandos(as) .

   As inscrições deverão ser realizadas pelo(o) candidato(a) no período de 10 a 19/02/2021, no Sistema Guri de inscrições da UNIPAMPA, cujo endereço eletrônico é ➡ https://guri.unipampa.edu.br/psa/processos/.

    No ato da inscrição, o candidato(a) deverá preencher o formulário eletrônico (Anexo I), informando os dados solicitados, o subprojeto e o núcleo de iniciação à docência correspondente ao seu curso de licenciatura e anexando os seguintes documentos: a) Currículo Lattes; b)Currículo gerado pela Plataforma Capes de Educação Básica; c) Carta de Intenções (assinada) para participação no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Anexo III); e) Declaração de Compromissos assinada (Anexo II); f) Histórico Acadêmico Simplificado.

PPP-Projeto Político-Pedagógico

Você sabe o que é o PPP?

O PPP é o Projeto Político-Pedagógico que deve ser elaborado por todas as instituições de ensino e isso se dá de acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB). Por esse motivo, o PPP é um documento muito conhecido e discutido na área da educação mas, ainda muitas pessoas, inclusive parte da comunidade escolar nem sabe da existência desse documento e para o que ele serve.

Qual a função do PPP? 

O Projeto Político-Pedagógico é um instrumento que reflete a proposta educacional de  uma instituição. Este documento é um tipo de mapa que serve para nortear a comunidade escolar e para ajudar a instituição a crescer e melhorar a sua qualidade de ensino. Nele estão todas as metas, objetivos e os meios que serão utilizados para concretizá-lo.

Outra questão importante é que este documento não envolve somente professores, mas toda a comunidade escolar, alunos e famílias.

 O PPP de uma instituição  deve sempre levar em consideração o contexto em que a mesma está inserida, pois cada escola tem suas particularidades e alguns fatores específicos daquela comunidade em questão.

 

Coordenação Institucional realiza a 15ª Visita Virtual- Subprojeto: Ciências Humanas- Campus São Borja

   No dia 04 de fevereiro às 16 horas a Coordenação Institucional do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) realizou a décima quinta visita virtual da sequência de encontros agendados previamente com os Coordenadores de Área de cada núcleo ou subprojeto. A décima quinta visita virtual via Google Meet aconteceu ao subprojeto de Ciências Humanas- Campus São Borja.

       A décima quinta visita virtual, contou com a presença dos dois Coordenadores de Área do Subprojeto: Prof.ª Dr.ª Yáscara Michele Neves Koga e Prof. Dr. Evandro Ricardo Guindani (Colaborador) e das três professoras supervisoras:  Maíra Lago Fontoura (Escola Estadual de Ensino Médio Tricentenário – São Borja/RS), Milviane Holz Minuzzi (Instituto Estadual de Educação Arneldo Matter – São Borja/ RS) e Elohá Lopes (Escola Estadual de Ensino Médio Apparicio Silva Rillo – São Borja/ RS). Continue lendo

Subprojeto Alfabetização aprofunda conhecimentos sobre alfabetização, literacia e numeracia na BNCC e PNA

No dia 3 de fevereiro de 2020, o grupo do Subprojeto Alfabetização assistiu a uma palestra, ministrada pela coordenadora de área Patrícia Moura, sobre alfabetização, literacia e numeracia na BNCC e PNA. Foi um momento muito rico, em que os pibidianos puderam dialogar sobre os conceitos, após terem lido e realizado fichamentos sobre os documentos BNCC e Política Nacional de Alfabetização. O entendimento da centralidade do texto no trabalho de alfabetização e da importância da leitura e da escrita em meio a práticas sociais foram aspectos abordados e muito discutidos pelo grupo. Os pibidianos seguem estudando a BNCC durante este mês de fevereiro.

Alfabetização_literacia_numeracia