Letras Português – Bagé

Núcleo:

  • Língua Portuguesa

Coordenadoras:

  • Prof.ª Dr.ª Hélen Cristina da Silva
  • Prof.ª Dr.ª Vera Lúcia Medeiros Cardoso

Supervisoras:

Professora Daniela Reischak Pereira– Escola Estadual de Ensino Médio José Gomes Filho – Bagé/ RS

Professora Hélen Roratto Garcia – Escola Municipal de Ensino Fundamental General Emílio Luiz Mallet – Bagé/ RS

Objetivos  Específicos do Núcleo::

● Promover ao licenciando de iniciação à docência o acesso e a leitura crítica das políticas educacionais e legislações relacionadas ao ensino de Língua Portuguesa, no contexto escolar.

●Elaborar, planejar e propor atividades didáticas envolvendo os objetos de conhecimento da Linguística e da Literatura, conforme orientações da BNCC.

●  Proporcionar ao licenciando de iniciação à docência o conhecimento do espaço e das culturas escolares por meio de vivências nesse espaço e da interação com docentes e estudantes da educação básica.

● Qualificar a formação inicial de licenciandos de iniciação à docência por meio da interação e troca de experiências com docentes da educação básica.

●  Colaborar para a formação continuada de docentes em atuação na educação básica e no curso de graduação em Letras da UNIPAMPA.

●Colaborar para que licenciandos de iniciação à docência reconheçam a língua portuguesa e suas literaturas em seu caráter social, histórico e cultural e valorize-a como forma de construção da realidade e de manifestação de subjetividades.

● Priorizar o pensamento plural e reflexivo, bem como a diversidade social, cultural e linguística, por meio da construção de atividades que englobem os eixos leitura, escrita e oralidade, dispostos pela BNCC, dos estudantes da educação básica, explorando textos que circulam em variados campos sociais de comunicação

● Fomentar práticas de leitura a partir de abordagem textual discursiva, a fim de articular o conhecimento escolar às práticas sociais em que alunos e docentes se engajam cotidianamente.

● Possibilitar, por meio de variadas atividades, tanto aos licenciandos de iniciação à docência quanto aos alunos da Educação Básica, o (re) conhecimento da variedade linguística do português brasileiro, bem como dos fatores sociais que a influenciam, possibilitando, assim, a construção de um processo linguístico identitário, de um lado, e o uso adequado do código falado e escrito, por outro.

●Conscientizar todos os partícipes do subprojeto sobre a importância do reconhecimento e da valorização da pluralidade linguística que constitui o português brasileiro, como forma de enriquecer o conhecimento da língua materna e combater o preconceito linguístico. Vale ressaltar que este objetivo vai ao encontro do que preconiza a BNCC, no tocante ao ensino de Língua Portuguesa: “é relevante no espaço escolar conhecer e valorizar as realidades nacionais e internacionais da diversidade linguística e analisar diferentes situações e atitudes humanas implicadas nos usos linguísticos, como o preconceito linguístico”.

● Promover práticas de letramento literário voltadas a estudantes da educação básica por meio da leitura e exploração de textos de literatura brasileira contemporânea representativos da diversidade linguística, social e cultural do país.

●  Potencializar práticas de leitura literária e não literária no ambiente educacional e fora dele, de modo a contribuir para formação pessoal, humanística e profissional dos membros da comunidade escolar.