Ciências Humanas – São Borja

Subprojeto

  • Filosofia e História

Coordenadores:

  • Prof.ª Dr.ª Yáscara Michele Neves Koga
  • Prof. Dr. Evandro Ricardo Guindani (Colaborador)

Supervisoras:

Professora Maíra Lago Fontoura – Escola Estadual de Ensino Médio Tricentenário – São Borja/RS

Professora Milviane Holz Minuzzi – Instituto Estadual de Educação Arneldo Matter – São Borja/ RS

Professora Jandira Elohá Lopes – Escola Estadual de Ensino Médio Apparicio Silva Rillo – São Borja/ RS


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Ciências Humanas

 

O Núcleo de Ciências Humanas do Pibid – Unipampa está integrado ao subprojeto História/Filosofia que contempla os Cursos de História -Licenciatura (Campus Jaguarão) e Ciências Humanas-Licenciatura (São Borja). Você está visitando o Núcleo de Ciências Humanas que é composto por vinte e quatro bolsistas de Iniciação à Docência (acadêmicos de Ciências Humanas-Licenciatura), três professoras da rede pública de educação básica que atuam como supervisoras e dois professores do Curso de Ciências Humanas que atuam na Coordenação do Núcleo.  Neste espaço você poderá conhecer as atividades desenvolvidas no Núcleo durante o período de outubro de 2020 a março de 2022.

Objetivos  Específicos do Subprojeto:

• Contribuir para a formação inicial de professores de História e de Ciências Humanas;

• Compreender os currículos escolares como estruturas que implicam escolas políticas;

• Entender e problematizar as relações étnico-raciais, para além do caráter de denúncia, refletindo sobre questões sociais, políticas e culturais, a partir do Bairro da escola selecionada.

• Conhecer a formação histórica local, em especial o protagonismo da população negra nesse processo.

• Estabelecer e fomentar o diálogo com outros grupos e entidades sociais como os Núcleos de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas da Unipampa, com vistas a fortalecer as políticas de inclusão e ações afirmativas nessa instituição, aliando-se também às premissas da recente ADAFI – Assessoria de Diversidade, Ações Afirmativas e Inclusão Unipampa Reitoria e projetos afins, contribuindo dessa forma para o processo de empoderamento e a emergência por novas epistemologias afrocentradas e afroreferenciadas.

• Discutir e problematizar questões que tratem da memória enquanto elemento constitutivo do patrimônio material e imaterial na construção das representações e das identidades sociais, além de compreender a importância da preservação do patrimônio negro como estratégia para a construção de políticas públicas de promoção da igualdade racial e ações educativas de combate e enfrentamento ao racismo, às desigualdades e às discriminações.

• Aproximar a universidade da escola por meio do PIBID-História e divulgar no seio da comunidade escolar as políticas públicas de democratização do acesso ao Ensino Superior, em especial no que se refere às Ações Afirmativas.

• Ampliar o conhecimento no domínio das relações étnico-raciais brasileiras e fronteiriças, de modo a superar e combater os racismos, a xenofobia, a intolerância religiosa e todas as formas de preconceito e discriminação;

• Desenvolver pesquisa educacional com objetivo de compreender a realidade das escolas, com especial atenção aos estudantes negros/as;

• Contribuir para a superação do racismo, por meio de investigação e do conhecimento histórico, de problemas presentes na sociedade como, ódio de classe, raça e gênero, clientelismo, coronelismo, racismo cotidiano e institucionalizado, supervalorização da branquitude.

• Contribuir para a formação da identidade regional e valorizar a construção de pertencimento a partir de uma abordagem de História Local;

• Permitir que os licenciandos de iniciação à docência tenham contato com técnicas e metodologias didáticas diversificadas, considerando a pluralidade e a complexidade do processo de ensino-aprendizagem;

• Valorizar a autoria e o protagonismo docente nas mais variadas situações-problema, inclusive na elaboração de seus próprios materiais didáticos.

• Sensibilizar/incentivar através de pesquisa, exposições e visitas mediadas, o conhecimento dos Territórios Negros locais, seguindo as diretrizes da lei 10.639/03.

• Incentivar os professores em formação a participarem de congressos e eventos que permitam a publicação de seus trabalhos, bem como reflexão de sua prática.

• Qualificar a formação inicial de professores;

• Contribuir na formação continuada dos professores da Educação Básica;

• Fortalecer parceria entre universidade e escolas da Educação Básica;

• Desenvolver de forma interdisciplinar as Ciências Humanas no currículo do Ensino Médio;

• Propiciar a aprendizagem das Ciências Humanas integrada à formação e ao desenvolvimento humano global do aluno do Ensino Médio. em suas dimensões intelectual, física, afetiva, social, ética, moral e simbólica (BNCC);

• Promover ações criativas e inovadoras no ambiente escolar de modo a contribuir no combate à evasão e melhorias dos índices de aproveitamento rendimento escolar;

• Instigar nos licenciandos de iniciação à docência e docentes a reflexão teórica sobre as práticas pedagógicas.

LISTA DE BOLSISTAS E ESCOLAS