Professores da rede de ensino pública municipal e estadual de São Borja participaram ativamente do Iº Curso de Formação em História da África e do Negro no Brasil, realizado no período de 21 a 23 de março.
O curso é um Projeto de Extensão desenvolvido pelo professor Adelmir Fiabani do curso de História da UNIPAMPA – Campus de Jaguarão e membro da Comissão Especial de Estudos sobre “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena” da UNIPAMPA.
Segundo o professor Adelmir, o curso foi pensado para auxiliar o professor em relação ao objetivo da Lei 10.639/2003, além de representar um espaço para a informação e a reflexão sobre os conteúdos de História da África e do Negro.
Dentre os professores que participaram do curso de extensão, alguns fizeram questão de externar o que o curso representou para a educação e para a comunidade de São Borja e Região. Nesse sentido, a professora Andrea Ayub Mazzuco, que atua na Secretaria Municipal de Educação da cidade de São Borja, ressaltou que a dinâmica do curso foi muito importante para atualizar e preparar os docentes da rede pública municipal para que possam ministrar os conteúdos de História da África e do negro nas escolas. Segundo a professora Ayub “o curso está sendo de grande importância para nós professores de história, visto que, dessa forma temos a oportunidade de refletir e discutir o tema, viabilizando a interação junto à escola”.
Outra professora a se manifestar ao final do curso, a professora Jacira, com otimismo disse que: “Essa busca incessante pelo conhecimento historiográfico relativo à África e o Negro no Brasil é extremamente gratificante e esclarecedor, visto que as oportunidades recém estão sendo viabilizadas e devem ser aproveitadas ao máximo, principalmente porque a didática desenvolvida no curso é perfeitamente aplicável em sala de aula”.
Pensamento compartilhado pelos professores Silvia Inez Celmer e José Luciano Gattiboni Vasques. Silvia afirmou que “o curso enriquece o currículo dos profissionais que participam do mesmo, pois adquirimos maiores conhecimentos sobre a temática afro, oferecendo subsídios à nossa atividade docente cotidiana” e o professor Luciano reconheceu que “o curso de extensão possibilita e corrobora aos professores nova visão sobre a temática, como também enriquece as formas de pensar a metodologia na docência que se aplica em sala de aula de um contexto histórico extremamente instigante”.
Para a bolsista de pesquisa PROBIC Simoni Silva, acadêmica do UNIPAMPA, o curso foi uma oportunidade de ampliação de horizontes.