Campus Itaqui destaca-se pela inserção na comunidade por meio de ações dos cursos e dos projetos

A Universidade Federal do Pampa (Unipampa) também está presente na Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul. A Unidade Universitária que você vai conhecer hoje situa-se na cidade de Itaqui, que possui uma população de cerca de 38 mil habitantes e faz divisa com a Argentina. O Campus Itaqui possui uma comunidade formada por aproximadamente 1200 pessoas, entre estudantes, servidores e funcionários terceirizados.

Os cursos de graduação ofertados pela Instituição são: Agronomia, Ciência e Tecnologia de Alimentos, Engenharia Cartográfica e de Agrimensura, Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia, Matemática e Nutrição. Em 2021, o Processo Seletivo da Unipampa disponibiliza 340 vagas para o Campus Itaqui, de um total de 3235 vagas em dez campi, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e Chamada por Nota do Enem.

Com uma diversidade de cursos e projetos de ensino, pesquisa e extensão, o Campus Itaqui promove diversas ações para se inserir e contribuir com a comunidade local. Preocupada com a educação básica, a Unidade Universitária realiza ações de formação pedagógica para professores da rede municipal, cursos de nivelamento e incentiva a participação de meninas na Ciência, por meio de ações de extensão. O Campus Itaqui também realiza Dias de Campo, por meio dos quais pode apresentar tecnologias e manejo de culturas (arroz, soja, milho, forrageiras, plantas comestíveis e ornamentais) para a região.

Outras ações que promovem a aproximação entre a comunidade acadêmica e a sociedade são os projetos de extensão voltados à comunicação. Conheça alguns deles: Sala de Visita Unipampa; Frequência Política Unipampa; Políticas Públicas em Ação; Programa Interdisciplinar em Educação Popular Comunitária e Com Ciência: conexão Universidade-Sociedade para divulgação e popularização do conhecimento. Muitas dessas ações são transmitidas em rádio local e nas mídias sociais, ampliando o alcance e levando informações da Universidade para a comunidade.

Quanto à infraestrutura, o Campus Itaqui possui uma área construída de cerca de 7 mil metros quadrados, que abrigam salas de aula, biblioteca, salas de professores, sala de reuniões, auditório, restaurante universitário, biotério, ambulatório de nutrição, sala de estudos para discentes, dentre outras salas que abrigam as atividades acadêmicas e administrativas, além de 20 laboratórios que atendem as demandas de ensino, pesquisa e extensão. Conforme a coordenação acadêmica, “o campus ainda conta com laboratórios exclusivamente de pesquisa que atendem as demandas de pesquisa da graduação e pós-graduação”. A biblioteca da Unidade possui um acervo com quase 23 mil obras.

Os(as) estudantes que optarem por fazer a sua graduação no Campus Itaqui também poderão contar com os auxílios dos programas de assistência estudantil do Plano de Permanência. Em 2020, 160 acadêmicos(as) foram contemplados(as) com a assistência estudantil. Além disso, é possível continuar a formação nos cursos de pós-graduação ofertados.

Por iniciativa do Campus Itaqui, os(as) coordenadores(as) dos cursos preparam vídeos sobre cada uma das graduações. Se você ficou interessado(a) e quer saber mais, acesse os links abaixo:

Agronomia

Ciência e Tecnologia de Alimentos

Engenharia Cartográfica e de Agrimensura

Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia

Matemática

Nutrição

Quer saber mais sobre os outros campi? Acompanhe as publicações diárias no site do Processo Seletivo Unipampa. Nele, você também encontra todas as informações necessárias para escolher a sua graduação e ingressar na Unipampa em 2021.

*Todas as fotos foram tiradas antes da pandemia de Covid-19

Fotos: Milene Marchezan