Conheça os diferenciais do Campus Alegrete

Você sabe que a Universidade Federal do Pampa (Unipampa) possui campus em dez cidades do Rio Grande do Sul? São 70 oportunidades de cursos espalhadas pelas regiões Sul, Campanha e Fronteira Oeste. Em uma sequência de publicações, vamos apresentar cada uma das Unidades Universitárias da Unipampa. Hoje você vai conhecer mais sobre o Campus Alegrete.

No município de Alegrete, com cerca de 73 mil habitantes, a Unipampa oferta os seguintes cursos de graduação: Ciência da Computação, Engenharia Agrícola, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia de Software e Engenharia de Telecomunicações. Quem optar por uma dessas graduações poderá continuar seus estudos no próprio campus com as opções de especialização em Engenharia Econômica e de mestrado em Engenharia, Engenharia Elétrica e em Engenharia de Software.

O Campus Alegrete possui alguns diferenciais como, por exemplo, a parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha para a oferta do curso de Engenharia Agrícola; e o Parque Científico e Tecnológico do Pampa (PampaTec), que tem como objetivo promover o desenvolvimento regional através do empreendedorismo inovador de base tecnológica. O PampaTec recebe empresas incubadas, associadas-residentes, graduadas e projetos pré-incubados.

O(a) discente da Unipampa, em Alegrete, também conta com uma estrutura de laboratórios para o desenvolvimento de atividades práticas da graduação e, também, dos grupos e projetos de pesquisa. Além disso, o(a) estudante pode participar de projetos de ensino e extensão, que contribuem para sua formação. Alguns dos laboratórios do Campus Alegrete são: Laboratório de Estudos Avançados em Computação, Laboratório de Microscopia Eletrônica, Laboratório de Processamento de Energia e Controle, Laboratório de Solos e Pavimentação, Laboratório de Hidráulica, Laboratório de Reuso de Efluentes e da Água na Agricultura, Laboratório de Usinagem, Laboratório de Solda e muitos outros.

Quando as atividades voltarem para a modalidade presencial, temporariamente suspensa em função da pandemia de covid-19, os(as) acadêmicos(as) poderão contar com o Restaurante Universitário, a biblioteca, as salas, os laboratórios e toda a infraestrutura do Campus Alegrete para uma formação completa, de qualidade e totalmente gratuita.

*Todas as fotos foram tiradas antes da pandemia de covid-19

Fotos: Milene Marchezan